Reescreva a história, crie um novo futuro, seja dono do destino. Acompanhe a emocionante saga de Radiant Historia com White Chronicle (DS)

em 07/08/2013

Radiant Historia  é um daqueles jogos que chegam de fininho para Nintendo DS, numa época em que muitos acreditavam que o sistema estav... (por Érika Mitie Honda em 07/08/2013, via Nintendo Blast)

Radiant Historia é um daqueles jogos que chegam de fininho para Nintendo DS, numa época em que muitos acreditavam que o sistema estava para se aposentar com a tão esperada chegada do sucessor Nintendo 3DS. Quão surpresos poderíamos ficar com um título tão excelente e um presente tão maravilhoso para os fãs do bom e velho RPG japonês nos últimos momentos do Nintendo DS?


Muitos de nós já sabemos como o jogo é excepcional e vale a pena ser pelo menos vivenciado. Viagens no tempo, personagens carismáticos, gráficos em 2D com sprites de verdade, histórias marcantes e um final emocionante. Caso tudo isso seja novidade para você, não perca mais tempo e procure uma cópia de Radiant Historia o mais rápido possível!

Para aqueles que já jogaram, falaremos aqui sobre o mais marcante item do jogo. É claro que estamos falando de White Chronicle, o misterioso e lendário livro que te acompanha durante toda a aventura e traz consigo toda a história da humanidade, além de mistérios e revelações. Certamente o texto a seguir conterá spoilers, portanto, caso você ainda não tenha jogado Radiant Historia, leia por sua conta e risco. Caso não tenha terminado o jogo, siga com cautela e leia com cuidado.

A chave que guarda segredos e mistérios

White Chronicle é, como já sabemos, um livro. Um livro bem grande por sinal, deixa a Bíblia no chinelo! O item, que se torna companheiro inseparável do protagonista Stocke, é entregue de maneira inesperada e suspeita logo no início do jogo. Com um simples “Você poderá precisar, considere como um amuleto da sorte”, Stocke o guarda sem dar muita importância, como é esperado de sua personalidade no início da história.

White Chronicle: o livro que te acompanhará por todo o jogo

O livro foi dado totalmente em branco, deixando o protagonista levemente confuso e sem entender a utilidade de um livro vazio. Mas isso pouco importou para Stocke, que nesse momento possuía uma personalidade fria e individualista, na qual só seu trabalho lhe importava. Logo em sua primeira missão, parte de seu trabalho como agente e espião, Stocke descobre os poderes ocultos de White Chonicle. Ao encontrar-se encurralado, com os companheiros caídos em batalha, o livro misteriosamente começa a brilhar e em um segundo Stocke surge em outro lugar totalmente diferente do anterior. Com um quê de “onde estou? quem sou eu?” o jogo nos mostra um lugar psicodélico, com muitas escadas, portas e coisas flutuando. Duas crianças surgem e começam a lecionar uma grande história sobre destino e humanidade.

Stocke encontra Lippti e Teo e conhece os segredos de White Chronicle

Um livro contador de histórias

Você é transportado para “Historia”, um lugar entre o presente, passado e futuro. Lippti e Teo são os guardiões do local e te explicam que somente aquele que possuir o White Chronicle terá o direito de adentrar. Dada sua natural e aceitável confusão, eles te mostram como você falhou em sua missão e deixou seus companheiros morrerem, tudo por uma simples escolha feita de maneira errada. Fosse a sua decisão contrária, talvez todos estivessem ainda vivos... Teo revela, então, que aquele que possui o livro carrega a chave para decidir o destino do mundo, modificando o passado e reescrevendo a história da maneira que deve ser. Stocke possui o poder de voltar e refazer o passado.

White Chronicle, embora antes possuísse apenas páginas vazias, agora recebe o primeiro registro de sua aventura. É seu dever preencher todo o livro para assim reescrever a história e, quem sabe, salvar o mundo. Stocke retorna para momentos antes da emboscada, o que lhe dá tempo o suficiente para salvar o mensageiro e levar seus companheiros para uma rota segura. Todos estão a salvo e a história, enfim, foi alterada.

Item indispensável para qualquer aventura

Além de ser um artefato importante para a história, e carregar também segredos a serem revelados apenas em momentos avançados do jogo, ele é naturalmente um item extremamente útil para uma aventura de RPG. Além de guardar as informações da sua aventura, também funciona como Save Point e serve como ponto de partida para as viagens no tempo.

Diário, Save Point, viagem no tempo e bate-papo com os guardiões
Como os temas principais de Radiant Historia são a viagem no tempo e múltiplas linhas de acontecimentos, é previsível a eventual confusão do jogador em relação ao tempo e espaço. White Chronicle nos serve como um mapa mental de escolhas, mostrando os momentos do passado que já percorremos, com um resumo dos fatos e as conexões entre um acontecimento a outro, chamados de “nós”. Há basicamente três tipos de nós: os mais comuns que representam a história, seja ela principal ou alternativa; os de missões paralelas; e os de game over. Apesar desse último ser o mais indesejável, acabaremos percorrendo todos, incluindo esse. Isso porque, como podemos viajar livremente entre determinados nós, temos a possibilidade de rever fatos da história quantas vezes quisermos. Podemos, portanto, experimentar todas as escolhas possíveis, mesmo aquelas que nos levarão à morte certa.

Confusão mental? Nem tanto

White Chronicle guarda todos os nós da história com as ramificações de cada escolha. Entretanto, não iremos encontrar dezenas de linhas e milhares de opções, infelizmente. Para fãs hardcores, o jogo poderia até se estender a esse ponto, porém, o mesmo ficaria extremamente complexo e difícil tanto para o jogador quanto para os desenvolvedores. Radiant Historia se limita a duas linhas de tempo principais, sendo uma delas a verdadeira e a outra, a alternativa. Pequenos galhos saem de cada uma das linhas de tempo para representar missões paralelas e curiosidades da história.

O mapa de nós e opções de White Chronicle
Como para visualizar o final verdadeiro do jogo é necessário completar o mapa, você se verá constantemente revisitando diferentes momentos do jogo. Na verdade, são dez missões paralelas importantes que você deverá completar para visualizar o final perfeito. Quando não sabemos quais são elas, o jeito é fazer todas. Missões ganharão uma estrela para indicar quando o objetivo foi atingido. Mesmo para os fãs mais esforçados e inteligentes, atingir 100% do White Chronicle sozinho é uma tarefa praticamente impossível, infelizmente. O jogo é excelente e intuitivo, porém completar (e encontrar) todas as missões não é uma tarefa nada fácil e natural, além de tornar um pouco tedioso o trabalho de ir e voltar no tempo sem saber ao certo o que encontrar. Porém, a recompensa vale a pena. Quem sabe veremos aqui um passo a passo para completar tais missões?

Você vai querer ver o final verdadeiro

Seu irmão gêmeo maligno

Parece um clichê de histórias japonesas, mas White Chronicle possui sua contraparte maligna: Black Chronicle. Ela é muito semelhante ao White Chronicle na aparência, mudando apenas as cores, ganhando um preto e roxo no lugar do marrom e dourado. Pouco se sabe do livro negro até atingirmos as partes finais da história. Por ser um irmão, Black Chronicle também conta com poderes para mudar o passado e futuro, porém possui um objetivo não tão nobre quanto seu irmão bonzinho. O detentor do Black Chronicle será seu real e final inimigo, revelará sua verdadeira história e traçará o destino final de sua épica aventura.

Black Chronicle: você terá medo dele

Revisão: Catarine Aurora
Capa: Leonardo Correia
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).