Nintendo ainda não resolveu o problema de criar contas digitais unificadas para os jogadores

em 29/08/2013

A criação de uma conta digital unificada é algo que os donos dos atuais consoles da Nintendo almejam. Proprietários dos consoles da Son... (por Alex Sandro de Mattos em 29/08/2013, via Nintendo Blast)


A criação de uma conta digital unificada é algo que os donos dos atuais consoles da Nintendo almejam. Proprietários dos consoles da Sony e Microsoft possuem contas de usuários vinculadas diretamente às suas compras digitais. Um dos riscos em não ter compras vinculadas à uma conta, como acontece no 3DS, é o de não conseguir recuperar os gastos e jogos adquiridos em caso de roubo, perda ou problema com o portátil.

E parece que a situação ainda vai se manter dessa forma, ao menos conforme revelou Scott Moffitt, o vice-presidente de marketing e vendas da Nintendo of America. Em entrevista ao Games Industry, Moffitt explicou que a Nintendo ainda não resolveu o problema da contas unificadas, mas afirmou que a empresa está atenta a isso:
Games Industry: Vendo alguém que faz um investimento significativo em compras digitais no 3DS, sentimos que pode haver alguns jogos que funcionem melhor no 2DS do que no 3DS, como é o caso dos jogos de Virtual Console, por exemplo. Mas os jogos que possuem funcionalidades 3D, preferimos manter no 3DS. Mas não é possível fazer isso...

Scott Moffitt: Não é vinculado a uma conta. Sim, nós ainda não resolvemos isso...

Games Industry: Vocês estão trabalhando para resolver isso? Parece que, até o momento, a Nintendo está satisfeita em manter as coisas como elas estão...

Scott Moffitt: Se você olhar para o sistema de contas, o sistema Network ID que existe agora no Wii U, é um esforço para que possamos ir além de uma abordagem centrada no dispositivo para uma abordagem centrada em contas. Mas nós não fizemos isso ainda no lado dos portáteis até o momento. Nós ouvimos o feedback. Ouvimos as críticas, ou como você quiser chamar isso, periodicamente. Não somos cegos em relação a isso, mas é algo que nós ainda não resolvemos.
Vale lembrar que as contas de usuários na Nintendo Network do Wii U são associadas ao console, ou seja, não podem ser acessadas de outro videogame. Mas a Nintendo já afirmou que será possível usar essa conta em futuros consoles da empresa, em outros dispositivos portáteis e em computadores (um exemplo em que é possível fazer isso é usar o seu ID para acessar a versão Web do Miiverse).

Uma das promessas da Big N é, até o final do ano, disponibilizar um sistema que permita aos jogadores gerenciar suas contas da Nintendo Network através de PCs e smartphones e também comprar conteúdo no eShop através destes dispositivos. Só nos resta esperar para que a Nintendo consiga resolver essa questão o mais breve possível.


Siga o Blast nas Redes Sociais

Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.