Não vai rolar! Não creio que o tipo fada será ameaça para dragões

em 07/08/2013

Antes de tudo, é muita prepotência começar falando que " vamos entender a razão ". Eu não sou o senhor da razão, sou apenas um f... (por Unknown em 07/08/2013, via Nintendo Blast)

Antes de tudo, é muita prepotência começar falando que "vamos entender a razão". Eu não sou o senhor da razão, sou apenas um fã dos monstrinhos de bolso, assim como vocês. Entretanto, acredito que por algumas razões, considerando experiências passadas, o tipo fada não conseguirá cumprir sua função. Ao menos, não da maneira como muitos acreditam que será. Vamos discutir um pouco sobre isso e, entender o que quero dizer vendo em quais pontos posso estar equivocado.


Não esqueçam do Glaceon


O primeiro Pokémon do tipo fada a ser divulgado foi Sylveon (ou Ninfia!), uma nova evolução alternativa do já conhecido Eevee. Em teoria, podemos acreditar que seus atributos serão semelhantes as outras evoluções alternativas, como tem sido nas últimas gerações. Com base nisso, é fácil concluir que os atributos de Sylveon serão próximos ao de Glaceon, todos de acordo? Na soma total, eu digo: não temos como dizer como os valores serão distribuídos.

Glaceon é a evolução alternativa do tipo gelo. E como todos sabem, o tipo gelo é efetivo contra dragões e vocês já entenderam onde quero chegar. Glaceon não derruba dragões. Ele pode até conseguir, mas dificilmente um treinador usando um dragão verá um Glaceon como uma ameaça para seu Garchomp ou Salamence. Talvez ele julgue um Metagross uma ameaça mais relevante, mesmo Garchomp sendo terreste (ground type) e Metagross tendo fraqueza por ser metálico (steel type). Em suma, um tipo ter vantagem contra outro é um fator que pode fazer diferença, mas não depende exclusivamente disso.

Você pode ser bom, mas não é super


Entre os treinadores Pokémon, uma categoria que se tornou popular são os "super Pokémon". Basicamente, são monstrinhos com atributos iguais ou superiores aos de lendários, mas diferentes dos que são únicos por versão, esses Pokémon podem ser encontrados com certa frequência como outros os monstrinhos. Geralmente eles têm níveis mais elevados para evolução do que outros Pokémon. Nessa lista temos Dragonite, Tyranitar, Metagross, Salamence, Garchomp e alguns outros. Exceto por alguns dragões como Kingdra e Altaria, a maioria dos pokémon tipo dragão está nesse grupo ou entre os lendários e guardiões. Não há um dragão no jogo com atributos como de um Raticate. Ao menos, não ainda.


Então, cientes de que os dragões estão dentre os Pokémon mais fortes do jogo em relação aos seus atributos, é natural esperar que o tipo fada esteja nesse mesmo patamar. Mas não está. Jigglypuff? Marill? É sério isso? Sylveon pode fazer algo, mas eu arrisco palpitar que o desempenho dele será como de um Umbreon, Vaporeon ou Jolteon: é bom, é interessante, mas não é aquele Pokémon que entrará e levará um time sozinho. Claro, pode acontecer de um Jolteon ou Umbreon levarem um time inteiro, mas devemos concordar que o desempenho deles está longe de um Scizor atualmente.

Resumindo, o primeiro motivo que eu acredito que o tipo fada não fará tanta diferença é a presença de Glaceon no jogo. O segundo motivo são os valores de atributos deles, estes não são tão ameaçadores para os dragões. Gardevoir é um bom Pokémon, foi muito usado no começo de Ruby & Sapphire em diversos torneios, mas quando tivemos acesso a FireRed & LeafGreen e consequentemente Alakazam, Gardevoir foi esquecido. Ele aprende muitos golpes interessantes, tornando seu leque de estrategias vasto e diversificado. É uma boa opção, mas ainda assim, nada tão perigoso.

Um contra todos, e todos contra um


Na primeira geração tínhamos apenas um dragão (Dragonite) e um fantasma (Gengar) em estágio final. Isso aumentou para dois na segunda geração (Kingdra e Misdreavus) e tivemos dois novos tipos, metálico e noturno (dark type). Ainda assim, no caso de você querer montar uma equipe de único tipo e apenas com Pokémon em estágio final de suas evoluções, isso não era possível com os quatro tipos. No caso dos dois primeiros, nem mesmo usando pré-evoluções (Dratini, Dragonair, Dragonite, Kingdra; Gastly, Haunter, Gengar, Misdreavus) era possível, pois teríamos apenas quatro e seria necessário repetir. Os dois novos tipos, apesar de novos monstrinhos, tínhamos apenas cinco de cada tipo em estágio final, sendo Steelix, Skarmory, Forretress, Scizor e Magneton para metálicos e Umbreon, Murkrow, Tyranitar, Sneasel e Houndoom para noturnos. Para montar um time com seis, seria necessário usar Magnemite e Houndour.


Esse cenário foi mudando em Ruby & Sapphire, onde recebemos Flygon, Altaria, Poochyena e outros representantes desses tipos. Entretanto, com base nessa experiência, podemos esperar que não existam muitos "tipo fada" no começo. Sem muitas opções e golpes do tipo fada, arrisco dizer que os únicos tipo fada que teremos são os que foram revelados até esse momento e talvez mais um ou dois. Aceitando essa realidade e avaliando os revelados até agora, podemos dizer que contra os dragões atuais, eles não tem tanta chance. E mesmo Xerneas, que é um guardião, não será aceito em um torneio comum onde Dragonite pode participar, por exemplo.

Tudo isso não significa que o tipo fada será um fracasso. Ele veio para equilibrar o jogo e acredito que alguns dragões "mais fracos" sejam adicionados junto. Entretanto, toda essa euforia de que "é o fim dos dragões", me parece um tanto precipitada. Acredito que um outro tipo reinará, e não será fada ou dragão. Algum tipo que já existe, receberá novos monstrinhos (com novas abilities), novos golpes, novas opções. Assim como Psychic reinou em RBY, Normal em GSC, Water em RSE podemos esperar um tipo já conhecido recebendo mais atenção. Meu palpite fica com os insetos (bug type) ou venenosos (poison type), se eles forem efetivos contra fadas. 

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.