"O que eu gosto da jogabilidade em duas telas é sua acessibilidade, o que significa diferentes tipos de pessoas podem jogar. Aqueles que não sabem como jogar com o controle, ou não gostam dele, podem usar a tela de toque. Então este é o primeiro bom elemento."Logo de cara já é um elemento incompatível com o que a Nintendo está implantando no Wii U. A tela-de-toque não é substituição para a jogabilidade nas alavancas e botões (afinal, o GamePad mantém ambos os estilos), o sentido é de complementação. Existe para aprimorar algumas das experiências que os controles fazem, ou propiciar algumas além dos seus limites. Mas não só, acompanhe:
"O segundo elemento é dar a oportunidade de jogar fora de casa com seus amigos que estão jogando em suas casas. Digamos que eu esteja em um aeroporto, eu posso jogar com meus amigos usando meu iPad se tiver uma conexão boa. O que estamos pensando abrirá muitas possibilidades novas para a indústria e para as direções que a jogabilidade podem seguir."
O que a Ubisoft quer é isto... |
"Em Assassin's Creed III, nós estávamos envolvidos com a versão do Wii U. O Wii U foi o pioneiro da conexão com a interface via tablet. Ele nos deu algumas idéias para as primeiras interações entre tablets e vídeo games. Infelizmente, enquanto o Wii U foi o começo, o atual foco da Ubisoft Quebec é em criar uma experiência completa entre Xbox One e Playstation 4 e dispositivos móveis. O estúdio não está comprometido em trazer todas essas novas experiências para o Wii U. [...] Ainda não está confirmado, mas se for possível fazer e for viável, sim, nós disponibilizaremos alguma experiência para o Wii U. Nosso foco está na nova geração dos consoles da Sony e Microsoft."Embora citando especificamente a Ubisoft Quebec, Rioux diz que esta é uma postura que vale para toda a desenvolvedora, não apenas para a canadense.
... e, aparentemente, nem tanto isto. |
São duas as questões. Convivência online da jogabilidade de um jogador e processamentos em nuvem para atividades secundárias em dispositivos móveis. A Nintendo, até o momento, não deu nenhuma caminhada concreta em direção a essa conectividade online que as desenvolvedoras estão trabalhando para o futuro, nem uma a segunda tela entendida como algo que ultrapasse a sala de estar. O Miiverse é fantástico como rede social, mas em relação à jogabilidade, o Wii U ainda está bem distante da convivência online que os concorrentes proporcionam.
The Legend of Zelda: Wind Waker HD promete trazer um pouco de interação online na jogatina, será o suficiente para convencer as Thirds que a Nintendo também trabalhará nesse sentido? |
Mas quanto a jogabilidade de um jogador e multijogador online se mesclarem, em maior ou menor grau, há poucas dúvidas referentes ao seu sucesso. A dúvida permanece se a Nintendo está perdendo o bonde dessa geração, e não, repito, não digo respeito à deficiência de hardware. O que vocês acham?
Fonte: GamesIndustry