Preparando-nos para aventuras em Kalos, vamos detonar os ginásios de Kanto!

em 30/07/2013

Mesmo os treinadores menos experientes já tiveram a oportunidade de correr pelas estradas de Kanto. A região que esbanja tecnologia é o be... (por Unknown em 30/07/2013, via Nintendo Blast)

Mesmo os treinadores menos experientes já tiveram a oportunidade de correr pelas estradas de Kanto. A região que esbanja tecnologia é o berço de todos os treinadores veteranos. A misteriosa caverna escondendo o monstro mais poderoso de todos, a sede da empresa que desenvolveu a Master Ball, a triste história da Ilha Cinnabar. Mas ali, assim como todas as outras regiões que conhecemos, ocorre a competição da Liga Pokémon. E para ser capaz de enfrentar os melhores treinadores da região, você precisa se provar digno dessa oportunidade e vencer oito líderes de ginásios durante sua aventura.

Começando pelo caminho mais difícil


O primeiro ginásio ser especializado em monstrinhos do tipo pedra não parece uma recepção muito agradável para ninguém. Infelizmente, essa "tradição" continua em outros jogos. Imagine, Pokémon do tipo pedra são naturalmente resistentes a ataques físicos e a maioria dos ataques que seus parceiros aprendem em níveis menores são físicos. Como se não bastasse, eles têm resistência aos ataques do tipo normal, que também é o tipo da maioria dos ataques de Pokémon em níveis menores. E mesmo dois dos três iniciais tendo vantagem contra pedra, vocês sabem que a maioria dos treinadores escolhem o inicial de fogo.

A cidade de Pewter é o onde temos nosso desafio contra Brock. A temática de Kanto são cidades com nomes de cores, e Pewter é um tom de cinza (mas sem dor alguma). O treinador que encontramos nesse ginásio nos jogos Red, Blue e Yellow é o Jr. Trainer e ele carrega consigo um Digglet e um Sandshrew, ambos em nível 11 nas primeiras versões e em nível 9 na versão Yellow. Nos remakes FireRed & LeafGreen, aquele que testará nossas habilidades antes de enfrentar o líder (ou não, se você tiver capacidade mental para perceber que pode passar por trás do NPC evitando o combate) é Camper Liam, que traz consigo um Geodude nível 10 e um Sandshrew nível 11.

Nos primeiros jogos, Brock vem com seu Geodude em nível 12 e Onix em nível 14. Já em Yellow, esses Pokémon estão nível 10 e 12, respectivamente. Deu pra perceber como em Yellow os níveis ficaram menores? Mas não se enganem, apesar do Geodude da versão Yellow não ter Defense Curl, apenas Tackle, o mesmo não se pode dizer sobre Onix. Esse grandalhão continua com os mesmos golpes: Bind, Tackle, Screech e Bide. Bide é quase como um "ataque particular" dele por ser sua característica, mas não é exclusivo de Onix (de modo que você recebe o TM com o golpe). Um erro comum entre iniciantes é subestimar o Screech por ser "um golpe bobo que não causa dano". Saibam que reduzir as defesas pode prejudicar sua estrategia, e tomar um Bide bem acumulado depois de ter sido alvo de alguns Screech é o caminho para a derrota. Em FireRed & LeafGreen, Brock vem com Geodude em nível 12 e Onix em nível 14 e apesar dos golpes de Geodude serem como em Red & Blue, Onix não segue isso e vem com Tackle, Harden, Bind e Rock Tomb. Aqui temos realmente um desafio, pois Rock Tomb não apenas recebe um adicional em seu dano por ser um golpe do mesmo tipo que Onix como também reduz a velocidade, e Harden aumenta a defesa de Onix, reduzindo ainda mais a efetividade de golpes físicos contra a serpente rochosa. Em todos os jogos é possível ter acesso à Mankey (Low Kick!) e Butterfree (evoluindo do Caterpie e Metapod) antes de enfrentar Brock e é uma boa ideia tê-los em sua equipe (independente de seu Pokémon inicial) para garantir a vitória. No caso de Butterfree, mesmo sendo fraca contra ataques do tipo pedra, ela tem uma boa velocidade e seu valor de ataque especial (Special Attack, ou apenas "Special" em Red e Blue) garante que Confusion possa causar um dano considerável aos monstrinhos desse ginásio.

Somando as opções que temos antes de Pewter, podemos conhecer novas especies no Mt. Moon e proximidades. Ainda há o norte de Cerulean que pode ser explorado antes do combate contra a líder do ginásio. Logo, com um time bem equilibrado, não precisamos mais nos preocupar com os desafios antes do líder. Agora a coisa fica séria!

Por que ela é citada como a mais bela dentre todas?


Misty, aquela ruivinha sem graça, é nossa oponente na cidade de Cerulean (que assim como Pewter, também é nome de uma cor, um tom de azul). Sério caras, como ela é citada ser a mais bela dentre todas? Há treinadoras muito mais carismáticas na história do jogo e muito mais bonitas também. E olha que eu gosto de ruivas.

Os Pokémon dela são iguais em Red, Blue e Yellow, com mesmos golpes e níveis. Staryu com Tackle e Water Gun em nível 18. Starmie com Tackle, Water Gun, Harden e BubbleBeam em nível 21. Staryu não é um grande desafio, mas Starmie pode ser dependendo do nível no qual seus monstrinhos se encontram. Na versão Yellow isso pode ser bem simples por causa do Pikachu, mas até mesmo no Pikachu um BubbleBeam bem dado pode doer. E muito. Em FireRed & LeafGreen, Misty mantém o nível de seus Pokémon, mas agora eles têm novos golpes! Staryu vem mais preparada com Tackle, Harden, Recover e Water Pulse. Já Starmie vem com Rapid Spin, Swift, Recover e Water Pulse. Recover é bem conhecido, mas alguns podem não saber que Water Pulse tem 20% de chance de causar confusão. Swift é um golpe que nunca erra, então não adianta esquivar com Double Team. Mas apesar de parecer um desafio e tanto, é só aparência: com certa cautela e atenção, é possível vence-la sem muitas dificuldades.

Um cara... chocante


Perdoando o trocadilho infeliz do sub-título, vocês devem lembrar que Surge é um veterano de guerra. E sempre que lembro dele, lembro dele no anime, onde ele era umas cinco vezes maior que Ash...Vocês lembram disso? Além daquele Raichu gordo. Ah, mas Pikachu também era mais gordo no começo. Ele é um exemplo de como caminhar emagrece. Esse ginásio, na cidade de Vermilion, traz o primeiro puzzle do jogo e um dos mais interessantes até as versões atuais em minha opinião. Eu ficava muito revoltado quando apertava a lixeira errada e fechava tudo de novo.

Em Red & Blue, Surge vem com um time completamente diferente da versão Yellow, mas identico ao de FireRed & LeafGreen. Isso acontece por causa do Pikachu: na versão Yellow você tem um Pikachu e o desafio de vencer "a forma evoluída" (e como vocês sabem, essa versão é baseado na adaptação animada, apesar do jogo ser mais interessante). Em Red & Blue ele vem com Voltorb em nível 21, Pikachu em nível 18 e Raichu em nível 24. Voltorb tem Tackle, Screech (Já aprendemos a não subestimar, não é mesmo?) e Sonicboom. Pikachu vem com ThunderShock, ThunderWave, Quick Attack e Growl. Nesse caso, um golpe que não causa dano, Growl, pode realmente ser pouco útil. Ele reduz o ataque de seu Pokémon, mas Pikachu não tem uma defesa muito boa, então não faz tanta diferença. Raichu vem com os mesmos golpes de Pikachu, exceto pelo Quick Attack que é substituído pelo ThunderBolt. E sério, esse sim pode derrubar vários Pokémon de até nível 30 com um único ataque. A dica aqui é pegar um Dugtrio na Digglet's Cave, próxima a Vermilion. Dugtrio são raros, mas costumam vir em nível 29 e 31. Em Yellow o Raichu vem em nível 28 e é o único Pokémon de Surge. ThunderBolt, Growl, Mega Punch e Mega Kick são seus ataques (e todos podem causar danos consideráveis).

Em FireRed & LeafGreen temos um cenário um pouco diferente, apesar de serem os mesmos Pokémon e níveis de Red & Blue. O cenário muda não apenas por causa dos golpes, mas por causa das Abilities que diferentes das versões antigas. Static dá uma chance de que o atacante fique paralisado (paralyzed) ao executar um ataque físico contra o portador dessa Ability. A chance é de 30% e afeta Pokémon terrestres (ground) como Dugtrio. Então, cautela: é bom levar alguns itens para ajudar nisso.

Bom dia, flor do dia!


Com mais um sub-título criativo, fica aí uma sugestão para falarem para suas namoradas (Não funciona em namorados! Eu acho!). Apesar de ridiculamente bobo, serve para arrancar um riso. Ou ao menos, se ela não estiver chorando por ter sido dizimada no ginásio de Celadon, defendido por Erika. A chatice do ginásio especializado em Pokémon do tipo planta, não são os ataques desse tipo, mas os golpes com efeitos como Stun Spore, Poison Powder, Sleep Powder e etc. Esses golpes, juntos de Leech Seed, minam nossa paciência no ginásio das beldades, onde até tem um velho pervertido na entrada observando-as escondido pela janela. Bem, ao menos esse aqui não falaram nada com café, não é mesmo? Se bem que nas primeiras versões ele fala "Heheh! This GYM is great! It's full of women!" (Esse ginásio é ótimo! É cheio de mulheres!) e nas versões de três anos depois (HeartGold & SoulSilver, começando por Johto) ele diz "Ha ha! This Gym is great! It's full of strong trainers!" (Esse ginásio é ótimo! É cheio de treinadores fortes!). Hm, o que será que aconteceu nesses três anos? Eu suspeito que ele foi descoberto bisbilhotando e teve uma lição.

De Pewter para Cerulean e de Cerulean para Vermilion, não temos um caminho muito longo a ser percorrido. Isso muda no caminho para Celadon, que além de ser longo, nos dá a oportunidade de resolver outros problemas antes de enfrentar Erika, como o caso da torre de Lavender e o esconderijo da Equipe Rocket. E é uma sugestão válida! Isso não apenas ajudará a reduzir a dor-de-cabeça no combate contra Erika, como também, ao resolver o caso de Lavender, vocês terão acesso à PokéFlute e com isso poderão acordar os Snorlax que bloqueiam os caminhos (um ao sul de Lavender, outro pela saída oeste de Celadon). No caso de Snorlax, em FireRed & LeafGreen, ele aprende Sleep Talk no nível 37 (ele vem no nível 30) que permite que ele ataque enquanto dorme (escolhe um golpe aleatório). Por já estar dormindo, Snorlax é imune a paralisia, veneno e outras alterações condicionais, tornando ridiculamente simples vencer Erika.

Apesar de usar formas evoluídas em Red & Blue, é em Yellow que os Pokémon de Erika tem o nível mais elevado. Nos primeiros jogos ela começa com Victreebel em nível 29 seguido por Tangela em nível 24 e Vileplume em nível 29. Em FireRed & LeafGreen ela usa os mesmos Pokémon (nos mesmos níveis) de Red & Blue, como acontece no ginásio de Vermilion. Em Yellow ela vem com Tangela em nível 30 (percebam que é mais forte que qualquer um das outras versões), Weepinbell em nível 32 (!!!) e Gloom também no nível 32.

Em Red & Blue, Tangela tem apenas Bind e Constrict, que não causam muito dano, mas são chatos por prenderem seu Pokémon por alguns turnos. Os outros dois Pokémon tem Sleep Powder e Poison Powder e não há um "menos pior", ambas opções não são agradáveis. Se você capturou um Pidgey no começo do jogo, é hora de usá-lo aqui, mas caso não, você pode tentar capturar um Fearow ao lado de Celadon, depois de liberar o caminho do Snorlax. Em FireRed & LeafGreen, Vileplume e Victreebel voltam semelhantes, mas com Stun Spore, Sleep Powder, Acid e Giga Drain (ambos tem os mesmos golpes). E Tangela vem mais perigoso com Poison Powder e Giga Drain, além de substituir o Bind por Ingrain.

Diferente de FireRed & LeafGreen, na versão Yellow, os três Pokémon tem golpes do tipo planta, mas não é Giga Drain. Tangela vem com Vine Whip, Weepinbel com Razor Leaf e Gloom com Petal Dance. Estejam certos de que o dano desses golpes pode ser uma ameaça, exceto se tiverem algum tipo que tenha resistência a esses ataques (o que não é muito difícil), mas não significa que tudo fica resolvido assim: ainda precisam tomar cuidado com os Stun Spores, Poison Powders e Sleep Powders que vem por aí.

Calma, todos sabemos que restam quatro ginásios, mas é melhor ir por partes, não? E vocês conhecem bem esses ginásios, que tal aproveitarem para começarem a jogar Red, Blue, Yellow, FireRed ou LeafGreen até semana que vem? Uma dica: com um Nintendo DS Lite, vocês podem jogar FireRed/LeafGreen, depois HeartGold/SoulSilver, Ruby/Sapphire, Diamond/Pearl, Black/White, assim tendo uma experiência pelos cinco continentes do mundo Pokémon. Preparem suas bolsas e seus Pokémon, pois logo estaremos em Kalos!

Curiosidade da Semana


Como aprendemos semanas atrás, Rhydon foi o primeiro Pokémon criado. Não com esse nome, não com essa aparência, mas foi a primeira ideia de "Capumon", e foi o primeiro a ser inserido no código do jogo. Em homenagem a isso, temos estatuas de Rhydon na frente dos ginásios e quase todos os bonequinhos que estão representando Pokémon no menu com informações de seus monstrinhos... parecem um Rhydon. O que alguns podem não ter percebido é que é possível pescar e até nadar nessas estatuas! Sim, não faz sentido, mas se você for do lado esquerdo ou direito dessas estatuas nos ginásios e usar Old Rod, Good Rod ou Super Rod, será possível capturar Goldeen, Krabby, Magikarp e outros Pokémon de acordo com qual isca está usando. Claro que esse erro foi corrigido nas versões mais recentes.

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Hugo Henrique

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