Vivemos uma época em que os jogos estão se tornando cada vez
mais realistas e complexos. Várias desenvolvedoras apostam todas as suas fichas
em títulos que contam histórias profundas e imersivas, às vezes até se
esquecendo do essencial: uma boa jogabilidade e muita diversão para os
jogadores. É claro que este não é o caso do recente The Last of Us (PS3), que apesar
de ser um game focado quase completamente no enredo e no relacionamento entre
os personagens, ainda assim se esforça muito para trazer uma experiência de
jogo memorável a todos os que decidirem se aventurar por seu mundo pós
apocalíptico.
A Nintendo sempre seguiu na direção oposta. Muito criticada
por diversos analistas e pseudo-especialistas de mercado, a empresa insiste em
criar experiências fundamentalmente focadas na jogabilidade, deixando o enredo
de lado ou até mesmo desconsiderando sua existência. Mas será que isso realmente
é algo ruim para os jogadores ou há muita coisa escondida por detrás de jogos
que parecem ser mais simples?
A essência dos videogames
Na época do Atari, ou mesmo do Nintendinho, os jogos eram
extremamente simples e tinham apenas o objetivo de entreter o público-alvo,
fundamentalmente composto por crianças. Jogos como Pong, Space Invaders e
Enduro eram muito simples, e extremamente viciantes. Alguns até se atreviam a
arriscar alguma história, como é o caso de clássicos como The Legend of Zelda
ou Super Mario Bros. e Final Fantasy, mas as limitações de hardware eram tantas
que o enredo dos jogos era contado mais por manuais de instruções do que pelo
próprio jogo.
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Ainda que simples, The Legend of Zelda até arriscava ter uma história |
O tempo foi passando e nos trouxe novas gerações de
videogames e jogos, que foram ficando cada vez mais complexos. O auge da
evolução ocorreu com a chegada dos consoles com gráficos tridimensionais. Com
novas e infinitas possibilidades, as desenvolvedoras começaram a seguir uma
tendência de tornar os jogos cada vez mais cinematográficos e complexos. De
Metal Gear Solid até The Legend of Zelda: Ocarina of Time, os jogos ganhavam
adaptações a um novo mundo nunca antes imaginado.
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Metal Gear Solid foi um dos primeiros jogos com enredo cinematográfico |
Mesmo assim, diversos jogos ainda eram lançados apenas com o
intuito de divertir os jogadores, sem se sentirem na obrigação de contar
histórias épicas e emocionantes. Nesta vertente, é fácil nos recordarmos de
franquias como Mario Party e Super Smash Bros., que surgiram na época em que
o Nintendo 64 e o PlayStation travavam uma dura batalha pela liderança na
indústria. Após a primeira geração tridimensional, a tendência se manteve e os
jogos ganhavam um nível de complexidade que chegava até a assustar alguns
jogadores das antigas: surgiram mundos abertos em que o jogador poderia fazer o
que bem entendesse e uma sucessão de ideias que chegam a ser até um pouco
megalomaníacas por parte das desenvolvedoras, o que é facilmente notado se
observarmos os jogos previstos para o PlayStation 4 e o Xbox One, como The
Division, Battlefield 4 e The Crew.
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Super Smash Bros. é uma das mais importantes franquias atuais da Nintendo |
Apesar dos jogos parecerem excelentes, as desenvolvedoras
parecem estar esquecendo de que nem todos os jogadores se importam com jogos
grandiosos e que demandam muita dedicação e compromisso, e ainda mais: se
esquecem de que até os jogadores que se dizem hardcore gostariam de poder
descansar de tantos tiroteios e cenários com quilômetros de extensão. E
observando este nicho, algumas empresas tentam (e conseguem) obter muito
sucesso.
O caso Wii Sports
Ao final da geração 128-bits, a Nintendo amargava sua
segunda derrota com consoles de mesa, desta vez com o GameCube. Percebendo que
a competição estava ficando cada vez mais acirrada e que o público estava
mudando, a empresa decidiu arriscar e seguir em uma direção completamente
oposta à de seus concorrentes com o lançamento do Wii, primeiro console de mesa
a padronizar a utilização de um controle com sensores de movimento. Todas as
unidades do aparelho vinham acompanhadas de Wii Sports, uma coletânea de
minigames que, além de ensinar os jogadores como utilizar o novo e maluco
controle do sistema, ainda oferecia uma experiência suficientemente consistente
para divertir a todos em partidas single-player e multiplayer.
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Com mais de 40 milhões de unidades vendidas, Wii Sports criou novas tendências para a indústria |
Eis que o gênero virou tendência e a tendência virou
sucesso. Apesar de não agradar aos jogadores mais conservadores, jogos como Wii
Sports, Just Dance e a série Rabbids trouxeram um novo público ao mercado de
games e levou a Nintendo de volta ao topo da indústria, o que já era uma
realidade distante desde o lançamento do Nintendo 64. Mesmo assim, o Wii deixou
muita gente insatisfeita, já que várias das grandes franquias da Nintendo foram
deixadas de lado e até mesmo muitas das
third
parties preferiram lançar jogos extremamente simples ao invés de grandes
jogos, como os que eram programados para as plataformas concorrentes.
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Outro sucesso casual, Just Dance se firmou como uma das franquias mais importantes do Wii |
E onde Game & Wario entra nessa história?
O Wii U foi anunciado com a promessa de unir os jogadores
conquistados durante a geração dominada pelo Wii com os nintendistas de
outrora, que buscam experiências mais consistentes e, ao mesmo tempo, com todo
o carisma e qualidade das franquias da Big N. Eis que o console foi lançado e
parte das grandes franquias já estão a caminho. Além disso, o console teve um
lançamento com grande apoio das
third
parties, que trouxeram jogos consagrados como Mass Effect e Batman: Arkham
City. Contudo, o fluxo de lançamentos simplesmente parou, o Wii U perdeu o
apoio de desenvolvedoras chaves como a EA e está sendo desconsiderado até pela
Ubisoft, velha companheira de guerra da empresa nipônica.
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Watch_Dogs é um dos poucos títulos da Ubisoft ainda anunciados para Wii U |
Assim como foi com o Wii, a Nintendo precisa lançar jogos
simples, e ainda assim divertidos, que possam atrair um grande publico ao console.
Com o aumento de interesse dos jogadores pela plataforma, que deve atrair tanto
aqueles que curtem jogos hardcore, tais como Bayonetta, como outros que jogam
apenas para passar o tempo, tal como o público de Wii Sports, a base instalada
do aparelho deve crescer, e o apoio de outras desenvolvedoras também, de
maneira que só assim o console conseguirá obter sucesso perante seus
concorrentes.
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Bayonetta 2 é uma das maiores promessas do novo console da Nintendo |
Game & Wario é um exemplo perfeito de jogo capaz de
atrair um novo publico aos videogames enquanto traz de volta os entusiastas da
empresa: a Big N buscou pegar o que há de melhor no universo da franquia
Wario Ware, aclamada não apenas por jogadores casuais, mas por fãs da Nintendo
de todo o mundo, e criou uma coletânea de minigames mais longos, consistentes e
extremamente criativos. O GamePad do Wii U é utilizado à exaustão e de formas
extremamente divertidas (lembrando que, para ser divertido, não necessariamente
precisa-se ser maluco). Minigames como Gamer e Kung Fu oferecem diversão
praticamente infinita para os jogadores, que continuarão retornando ao jogo
para bater novos recordes e tentar conseguir mais conquistas e colecionáveis
espalhados pelo jogo.
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Extremamente simples e cativante, Gamer é o mais genial minigame de Game & Wario |
Além disso, Game & Wario é o típico jogo que atrai quem
estiver passando pela sala enquanto você joga, seja pela sua estranheza
contagiante ou mesmo pelas ideias simples, mas boas, empregadas no conceito de
cada minigame (Patchwork é um exemplo de jogo que mães de todo o mundo
gastariam horas de sua vida jogando). E isso foi justamente o que fez Wii
Sports fazer tanto sucesso e levou o Wii ao topo nas vendas de consoles por
todo o mundo.
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Mais voltado ao público casual, Patchwork agradará diversos jogadores que curtiam os jogos simples de Wii |
A indústria de games está deixando de ser algo de nicho e se
mostra cada vez mais presente no dia a dia da população mundial (uma em cada
sete pessoas no mundo joga videogames, o que dá mais de um bilhão de pessoas em
todo o mundo). Sendo assim, não basta criar jogos gigantescos que agradem
apenas a parcela hardcore dos jogadores. É necessário saber dosar o conteúdo
para que um maior número de pessoas se sinta atraído pelas experiências
oferecidas, que devem variar desde as histórias cativantes e complexas de um
Zelda até jogos voltados para a diversão familiar, como Mario Party.
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Com The Wind Waker HD a Nintendo pretende reconquistar seus fãs mais fiéis |
Apesar de não parecer, Game & Wario é um jogo importante
dentro da estratégia da Nintendo de cativar mais jogadores. Com sua
jogabilidade inovadora e simples, seu senso de humor único e seu carisma, o
jogo pode não ser um system-seller, mas certamente é mais um ponto positivo
para os jogadores casuais de Wii que estão avaliando a necessidade de compra de
um novo hardware e até para os Nintendistas, que buscam reencontrar toda a
magia da Big N com o novo console de mesa. Vendas mais altas significam maior
apoio, e maior apoio significa que mais jogadores serão atraídos pelos jogos
lançados. Todos só têm a ganhar.
Revisão: Samuel Coelho
Capa: Felipe Araújo