"A Nintendo não tem planos de remover a trava de região de nossos consoles. Ao optar por esse sistema, a Nintendo é capaz de respeitar o controle dos pais e confirmar nossas responsabilidades com os sistemas regionais de classificação etária."Embora existam, diferenças muito grandes de classificações etárias são raras, especialmente para os jogos da própria Nintendo. Um dos países que normalmente tem problemas em relação a isso é a Austrália, no entanto, as particularidades culturais de cada local influem bastante na aceitação de cada temática em todo o globo.
No caso brasileiro, os 18 anos concentram a maioria das transições da vida infantil à adulta, que podem ser iniciados facultativamente aos 16 anos (exceto a posse de armas, permitido apenas após os 25). No entanto, em outros países não é tão claro. No caso dos Estados Unidos por exemplo, alguns estados não exigem idade mínima para porte de armas de caça; permitem maioridade penal aos 6 anos; pena de morte aos 16; carteira de motorista aos 14; relações sexuais com maiores acima dos 16; mas para consumo e compra de álcool somente aos 21 em todos os estados.
Enquanto isso, no Japão, apesar da infinidade de jogos, animes e mangás eróticos, e abundância de referências e insinuações sexuais em todas as mídias; o casamento sem consentimento dos pais é permitido somente aos 20 anos.
É algo realmente complicado, em qualquer país... agora, se cabe à Nintendo a responsabilidade de zelar por isso através da trava de região são outros quinhentos. Eu, particularmente acho que não, e vocês?
Atualização: Declaração de Satoru Iwata
"Para algumas pessoas pode parecer um tipo de restrição. Entretanto, nós esperamos pessoas que entendam o fato de estarmos vendendo nosso produtos por todo o mundo. Existem muitas regiões diferentes pelo mundo, e cada região tem sua própria tolerância cultural e restrições legais, tal como classificações etárias diferentes. Sempre existem situações que requerem que façamos coisas específicas para cada região, o que poder ir contra a idéia de jogadores ao redor do mundo que querem a liberdade de jogar tudo o que quiserem. [...] Espero que os jogadores entendam que a indústria [a Nintendo] não está fazendo isso apenas por vaidade nos negócios. Existem razões por trás disso."
Via: Go Nintendo e IGN