Miyamoto revela que a Nintendo testou Pikmin no DS e 3DS e explica porque a série não apareceu nos portáteis

em 30/07/2013

Pikmin 3 já foi lançado na Europa e Japão, com vendas iniciais muito boas , e será lançado dia 4 de agosto na América. A série somente a... (por Alex Sandro de Mattos em 30/07/2013, via Nintendo Blast)


Pikmin 3 já foi lançado na Europa e Japão, com vendas iniciais muito boas, e será lançado dia 4 de agosto na América. A série somente apareceu nos consoles (GameCube, Wii e Wii U), mas Shigeru Miyamoto, o criador do jogo, revelou em uma recentre entrevista que a Nintendo já testou Pikmin no DS e 3DS, porém, o resultado apresentou ser diferente da proposta dos jogos dos pequenos seres.

"A verdade é que nós estávamos testando protótipos de Pikmin para o DS e 3DS, mas se transformaram em gestão de unidades apenas com a caneta na tela de toque e isso não parecia com Pikmin. Concluímos que Pikmin é um jogo que gira em torno da ação baseada nos controles e a estratégia baseia-se em cima disso. Embora existam outros elementos que são construídos na estratégia, há outras coisas que devem ser bem consideradas. Essa experiência completa é um elemento importante em Pikmin.

Quando nós fizemos o primeiro Pikmin, estávamos tentando fazer o mais fácil controle 3D de um jogo. O foco era Olimar andando pela tela, mas a maior parte da interface estava nos controles. Eles não interferiam em nada. Não havia muitos jogos 3D que eram tão simples de se movimentar e que você poderia jogar sem precisar controlar a câmera."
Miyamoto ressaltou que os controles podem parecer difíceis no início, mas afirma que familiarizar-se com eles é fácil:
"Mesmo se você encontrar dificuldade ao usar o pointer [do Wii Remote], há um método do controle com o GamePad semelhante aos jogos do GameCube que gostaríamos que as pessoas utilizassem. Esperamos que as pessoas possam olhar para isso como um jogo de ação fácil e despreocupado."
Curiosamente, no minigame de Pikmin em Nintendo Land (Wii U), a tela do GamePad é eficiente e funcional para arremessar os Pikmin contra os monstros, porém, podemos ver que o minigame é mais focado na ação. Além disso, temos certeza que ver os pequenos seres na telinha dos portáteis não seria uma experiência muito agradável.



Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.