Já vimos que Mario & Luigi: Dream Team será um jogo cheio de desafios e momentos memoráveis. Além disso, na segunda parte da entrevista, ficamos por dentro de alguns dos novos poderes que a dupla usará nas suas batalhas. Agora, os produtores dão um recado para os jogadores, principalmente aqueles que não têm tanta intimidade com jogos de RPG, mostrando por que todo mundo deve embarcar nessa aventura pelo mundo dos sonhos.
Um RPG feito por artistas
Iwata: Depois de uma longa jornada, Mario & Luigi: Dream Team está completo. Por fim, gostaria que cada um dissesse uma palavrinha aos jogadores que jogaram os jogos passados da série, tanto quanto aqueles que não jogaram. Podemos começar com o Kubota?
Kubota: Primeiramente, para aqueles que jogaram os jogos passados, vários personagens que já apareceram na série estão de volta, então deem uma conferida. Para aqueles que estão jogando pela primeira vez, eu diria para não terem tanto preconceito por achar que não é bom em jogos de RPG. É um jogo divertido, com ação e drama, então eu espero que vocês possam aproveitá-lo.
Iwata: Existem pessoas que gostam de RPGs porque se você jogar bastante, com certeza você irá avançar no jogo, e existem outras que não gostam porque não sabem exatamente o que fazer. Se você pudesse falar um pouco sobre a mistura de elementos de RPG e ação no jogo, eu acho que seria muito importante para os novos jogadores.
Kubota: Eu também acho. Colocando de forma simples, nós usamos o melhor dos dois estilos. Esse é um jogo com um bom equilíbrio entre as melhores partes dos jogos de RPG e ação. Ao mesmo tempo, é ajustado precisamente para não ser nem muito difícil nem muito fácil, assim sendo um game feito para uma grande variedade de jogadores.
Iwata: Certo. Próxima, Sano.
Sano: Para aqueles que ainda não tiveram nenhuma experiência com a série até agora, eu acho que conforme a série progrediu, as partes que as pessoas acharam divertidas talvez tivessem enfraquecido ou eles acharam que a série estava seguindo outra direção. Eu já joguei o primeiro jogo também, e toda a fofura dos personagens, o tempero especial que há na ação, e a maneira com que o drama pode fazer você rir ou chorar estão todos lá — até mais do que antes. Portanto, se alguém está apreensivo com o que pode ter mudado com a transição para o 3D, eu acho que você deveria jogar esse game sem se preocupar com isso.
Iwata: Uhum.
Sano: Novos jogadores que nunca jogaram os games anteriores podem ficar tranquilos, e aproveitá-lo como algo totalmente diferente.
Iwata: Mario & Luigi: Dream Team é o quarto jogo, porém essa série não necessita que os games anteriores sejam jogados. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio. Parece que eles foram propositalmente criados dessa maneira.
Sano: Isso mesmo. E ainda é um RPG, ou seja, há muito suporte para aqueles que não são ótimos em jogos de ação.
Iwata: Afinal de contas, você se ofereceu para o constrangimento de jogar na frente de todos no intuito de ajustá-lo. (risos)
Sano: Pois é! (risos) Geralmente, em RPGs, você ganha pontos de experiência no jogo, mas em Mario & Luigi, quando você usa os recursos de suporte, você gradualmente vai aprendendo como avançar da sua própria maneira, sem a ajuda do suporte, e você se sente como se os seus próprios pontos de experiência na vida real aumentassem. Então não hesite. Aceite o desafio!
Iwata: Está certo. Agora você, Maekawa.
Maekawa: Isso é para aqueles que vêm jogando a série até agora. Há uma conexão através da série pelos personagens, e existem novas maneiras de jogar a cada vez.
Iwata: É uma série, mas com um jogo diferente a cada vez. É feito para que ninguém possa dizer: “Eu não conheço isso, então não posso jogar.”
Maekawa: Exato. Dessa vez temos novos desafios como a multidão de Luigis e a dualidade entre o Mundo Real e o Mundo dos Sonhos, então com certeza será uma surpresa. O volume de coisas aumentou, e, em termos de conteúdo, nós temos um pacote cheio. Levou tempo, mas todos na equipe trabalharam duro gastando horas para colocar ponto por ponto no pixel art.
Iwata: Essa atenção para cada ponto tem muito a ver com método geral de vocês. Mario & Luigi: Dream Team é realmente um presente feito por artistas.
Maekawa: Sim. A maneira de fazer os games é um tipo de fio condutor no qual a série nunca se desviou, assim os fãs não precisam se preocupar. Minha mensagem para os novatos. Quando eu me envolvi com a série pela primeira vez, muito tempo atrás, um comercial que estava no ar no Japão tinha um slogan que recomendava o jogo para pessoas que nunca jogaram RPGs e para aqueles que o jogavam bastante. Isso é exatamente o que tem se passado sem interrupção nos games Mario & Luigi.
Iwata: Uhum.
Maekawa: Mesmo não tendo jogado a série até agora, basicamente nos primeiros cinco minutos do jogo, ele explica cuidadosamente de uma maneira fácil de entender como você deve jogá-lo. Nós tivemos cuidado ao fazer um jogo que não fizesse com que você se sentisse perdido. Então, por favor, pegue-o e jogue-o. Algumas partes são desafiadores, mas eu acho que todos irão se divertir com elas.
Iwata: Muito bem. Por último, Otani. É difícil ir depois de todo mundo! (risos)
Otani: Todos já falaram bastante! (risos) Entre aqueles que vem jogando a série, alguns podem ser relutantes em aceitar alguma mudança. Dessa vez, os cenários são em 3D, e o estilo gráfico é diferente, então alguns podem pensar: “O jogo mudou?” Mas não se preocupe, sem dúvidas é um jogo Mario & Luigi, mas com uma nova rodada de diversão. Eu espero que as pessoas o abordem da mesma maneira que os games anteriores.
Iwata: E você, o que acha, Izuno?
Izuno: Se eu puder acrescentar a esse comentário, a maior característica da AlphaDream é que, embora eles sejam um grupo de artistas que levam o trabalho extremamente a sério, o que eles produzem é um game extremamente engraçado e divertido de se jogar. Talvez haja um humor meio pastelão e despreocupado nele! (risos) Resumindo, é um jogo divertido, portanto eu o recomendo para qualquer pessoa.
Iwata: Mario & Luigi: Dream Team é um jogo divertido feito à mão por um grupo de artistas. Levou mais de três anos para meticulosamente ser criado, mas eu acho que deu certo. Vocês todos colocaram muita dedicação e por muito tempo. Muito obrigado.
Todos: Obrigado!
Quer conhecer melhor os produtores e descobrir como tudo começou? Não deixe de conferir a primeira parte da entrevista!
Fonte: Iwata Asks - Nintendo
Revisão: Rafael Neves
Capa: Douglas Fernandes