Super Mario Tactics ou Tactics Mario?
A primeira pergunta a se fazer quando se pensa em um jogo desse tipo é qual subgênero é o melhor adequado ao universo do bigodudo herói. A opção mais fácil de se imaginar dentre estas ramificações do gênero de estratégia é o RPG tático (que pode ser classificado dentro de ambos os gêneros), pela facilidade em transportar os personagens singulares da Nintendo para esta plataforma mas também pela experiência prévia que já provou ser muito bem-sucedida com a franquia Fire Emblem e seu recente título Fire Emblem: Awakening (3DS).Uma opção que cairia como uma luva para o sistema de batalhas desse jogo é adicionar a mecânica vista na série Mario & Luigi, no qual é necessário apertar um botão no momento certo para adicionar pontos de dano a um ataque ou reduzir esses pontos recebidos em uma defesa bem-sucedida. Outra mecânica que possivelmente funcionaria em um RPG tático englobando o Mushroom Kingdom seria a adição do sistema de ataque visto no crossover Project X Zone (3DS), embora este seja voltado principalmente aos fãs de jogos de luta.
Agora troque os personagens por Mario e companhia. |
Super Mario Wars ou Heroes of Mushrooms and Stars?
Ainda mantendo a jogabilidade em turnos, porém removendo as características dos famigerados RPG, como a progressão por níveis, talvez Mario e sua trupe se saiam melhores comandando esquadrões de Koopas, Goombas e Toads. Dentro deste subgênero, podemos mencionar o spinoff Pokémon Conquest (NDS) e toda a franquia Advance Wars. Viajando um pouco mais além, quão louco seria ter um crossover de todas as franquias Nintendo em um jogo desse tipo, colocando no mesmo mapa os esqueletos Stalfos de Zelda brigando de frente com os monstruosos Space Pirates de Metroid?Age of Mushrooms ou Warshells 40,000?
Dentre todas as diferentes formas de jogos de estratégia, talvez a menos indicada de todas é a estratégia em tempo real (RTS), eternizada pelo já mencionado Age of Empires e também a franquia Starcraft, ambas originadas no PC (embora possuam versões para o NDS e o N64, respectivamtente). Como é de praxe nos jogos da Nintendo, até mesmo seus coadjuvantes são carregados de carisma, muitas vezes conquistando seu espaço ao lado dos protagonistas, e, por conta disso, não ficariam bem representados no jogo, e isso significa perder boa parte da magia que o universo do nosso encanador favorito transmite.É tudo uma questão de estilo
Um detalhe importante a ser percebido na história do bigodudo é a variação de estilos adotados pelos seus jogos. O exemplo mais óbvio nesse sentido pode ser visto na diferença entre a já mencionada série Mario & Luigi em relação à Paper Mario Já em Super Smash Bros. (N64), os ícones da Nintendo são apresentados como brinquedos no quarto de uma criança.Embora a Nintendo seja conhecida por inovar em suas abordagens, mesmo em suas franquias mais tradicionais, transformar os personagens do Reino dos Cogumelos em bonecos dispostos como se estivessem em um jogo de tabuleiro ao melhor estilo "Combate" não parece uma ideia tão ruim. Um jogo deste tipo possibilitaria à Nintendo ter o seu próprio Skylanders, e, se a BigN resolve adotar essa ideia, Activision e Disney que se cuidem!
Agora chegou a sua vez: como o universo dos jogos Mario melhor se traduziria em um jogo de estratégia? RPG tático, por turnos, RTS, ou algum outro subgênero não explorado neste texto (Civilization e Populous, por exemplo)? Ou devia o encanador ficar bem longe do gênero? Conhece alguma modificação que tenha tentado executar essa proeza, como fez o famigerado mod que traz os pokémon para The Elder Scrolls V: Skyrim (PC)? Viaje conosco e deixe seu comentário! E quem adivinhar o nome original dos jogos utilizados como referência nos subtítulos ganha um Blastdoce! (mentira)
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Leonardo Correia