"Quando terminamos o desenvolvimento de Kid Icarus: Uprising, Satoru Iwata propôs o desenvolvimento de um novo Smash Bros e perguntou se deveria ser lançado para Wii U ou 3DS."
"Chegamos num ponto onde a série não tinha mais para onde ir e pensamos em direcionar ao portátil. Nas versões anteriores, nós adicionamos personagens e arenas novas, mas isso não foi o suficiente."
Segundo o executivo, mesmo encontrando no 3DS uma saída para inovação, o portátil apresenta uma série de limitações, quando comparado ao console Wii U, sendo assim, a versão para o novo videogame também foi inevitável.
"Estou falando do fato de jogar Smash Bros em uma tela pequena (sobre limitações). Além disso, mesmo sabendo que não é nada fácil desenvolver dois jogos ao mesmo tempo, optamos por adaptar o jogo às especificações de cada plataforma."
A diferença entre as duas versões, segundo Masahiro Sakurai, está nas arenas, já que os personagens serão os mesmos. Os locais de combate contidos no 3DS serão dos jogos lançados para o portátil e o mesmo acontecerá no Wii U.