Muito tempo depois, em 2003, o jogo original recebeu um remake para o GameBoy Advance que foi chamado de Sword of Mana, nome mais próximo do original. E este jogo que chega hoje ao Virtual Console Japonês seria, originalmente, Sword of Mana 2, mas, para não prejudicar a publicidade do jogo no ocidente, a Square o localizou como Secret of Mana.
Como se não bastasse toda esse imbróglio, Final Fantasy VI compartilha outra história confusa, mas que muitos já conhecem. Com medo do gênero de RPG por turnos não ser popular no ocidente, tanto a Square quanto a Nintendo relutaram em publicar o Final Fantasy original para o NES, só o fizeram em 1990. Com o sucesso dele, iniciaram o trabalho de localização de Final Fantasy II e - descoberto ontem - também de Final Fatansy III. No entanto, a essa altura Final Fantasy IV já estava saindo no Japão, e a desenvolvedora então, cancelou os trabalhos com as versões ocidentais do segundo e terceiro título, para acelerar a localização do quarto jogo.
Quando Final Fatansy IV chegou nos Estados Unidos foi rebatizado de Final Fantasy II, e aí começou todo o problema. No ano seguinte Final Fantasy V foi lançado no Japão com aprimoramentos em várias características mais complexas, como o sistema de profissões, aliado a isso, alguns críticos ocidentais que tiveram acesso ao jogo não gostaram muito de alguns elementos, como enredo e a taxa de encontro com inimigos. Por isso, a Square, novamente, ficou receosa quanto a seu lançamento por aqui e não realizou a localização.
Todavia, Final Fantasy VI, que chega hoje no Virtual Console japonês do Wii U, chegou arrasando a terra do sol nascente e o sucesso foi tamanho que independentemente da complexidade, a Square não perderia a oportunidade de localizá-lo, mas o fez como Final Fatansy III.
Tanto Final Fantasy VI (ou III) como Secret of Mana são jogos fantásticos do Super Nintendo, alguém aí planeja comprá-los caso chegue no Virtual Console das Américas?
Fonte: Nintendo.co.jp