Só com essa declaração, Reggie chutou o traseiro de muita gente |
"Entendemos que os jogos usados são uma forma para alguns consumidores rentabilizarem seus jogos. Eles comprarão um jogo, jogarão e devolverão a algum revendedor para obter crédito na próxima compra. Certamente, isso impacta jogos que são anualizados e também aqueles que são indiferentes dos demais do que impacta a Nintendo. A razão disso? Porque a longevidade do nosso conteúdo é super forte. O consumidor quer continuar a jogar Mario Kart. O consumidor vai continuar jogando New Super Mario Bros. Eles querem continuar jogando Pikmin. Assim, vemos que a frequência de trocas de conteúdos da Nintendo é bem menor do que a média do setor - muito, muito menor. Portanto, somos capazes de dizer que não estamos procurando meios tecnológicos para impactar a troca de jogos e estamos confiantes de que, se construirmos um grande conteúdo, o consumidor não vai querer trocar nossos jogos."Mesmo com a polêmica em torno de jogos usados do Xbox One e a possível cobrança de taxas para ativar o uso após trocar ou emprestá-los, a Sony, durante a sua conferência na E3 2013, recebeu aplausos ao revelar que não irá bloquear jogos usados no PlayStation 4, entretanto, outras editoras decidirão se vão exigir uma taxa para reativar jogos usados. Sobre essa questão da Nintendo manter essa política de jogos usados caso haja uma pressão de outras editoras para restringi-la, Reggie disse:
"O fato da questão é que teremos que ver o que acontecerá com as editoras. Mas vejo que todas as grandes editoras não se importam com jogos usados."A respeito das compras de jogos digitais, que estão aumentando nas plataformas da Nintendo (inclusive um quarto das 3,86 milhões de cópias de Animal Crossing: New Leaf foram compradas digitalmente), Reggie acredita que não irá diminuir a venda de mídias físicas. Segundo ele, a Nintendo descobriu que quando uma pessoa compra através da eShop, eles acabam comprando outros conteúdos e jogos. E vale lembrar que esses jogos virtuais não podem ser emprestados ou vendidos.
"Eu não vejo [a Nintendo não vendendo jogos em mídia física] no futuro, certamente não a curto prazo. Para nós, o varejo é parte fundamental do nosso negócio global. Varejistas desempenham um papel importante. Suas lojas permitem que os consumidores tenham uma experiência interativa. Nós não poderíamos fazer um programa como o que estamos fazendo com o Best Buy sem o poder do varejo, deixando os jogadores testarem quatro jogos que ainda não foram lançados. Então, nós vemos um potencial muito forte para os produtos físicos a curto prazo."Por fim, Reggie disse que não sabe se essa política de jogos usados será decisiva na escolha dos jogadores na compra de seus consoles, mas afirmou que a Nintendo não tem com o que se preocupar, já que está focada nos jogos e na experiência que entregará aos consumidores:
"Nós vamos ter que esperar para ver. Eu não sei quais serão os próximos passos e como os diferentes competidores responderão entre si. Para nós, são os jogos. Nós queremos dar os consumidores uma grande experiência de jogo".
Fonte: Polygon