Toda informação é importante
Logo ao ligar a demo e iniciar o jogo, somos apresentados a uma sequência de telas com explicações sobre o jogo. Neste breve tutorial é demonstrado o tipo de jogo que estamos lidando e algumas mecânicas básicas. Ao concluir, a última tela ainda diz que é possível acessar mais informações ao pressionar X duas vezes no campo de batalha e selecionar "Database".E a leitura é importante se quiser entender o que raios está acontecendo. |
A feijoada do mundo dos jogos
Literalmente falando, temos pedaços de vários jogos em um só. Admito que não sou muito conhecedor das franquias que são apresentadas na demo, então só reconheci personagens de Sakura Wars, God Eater e Street Fighter (afinal, se eu não pudesse reconhecer Ryu e Ken, deveria pedir afastamento da equipe GameBlast). Cada unidade do jogo representa dois personagens e ainda um possível terceiro que serve de suporte para a dupla, podendo ou não ser da mesma franquia dos dois principais.Mas que tipo de coisas, Morrigan? |
Falando nos diálogos, eles acontecem com muita frequência. Antes de qualquer embate começar, uma breve conversa acontece entre os envolvidos, falando sobre a situação na qual se encontram. Alguns parecem preocupados em encontrar companheiros, outros em escapar, mas todos estão habituados uns com os outros, o que indica que a demo acontece em algum trecho pouco depois do início do jogo – afinal, não tem ninguém surtado e todos compreendem que estão viajando entre dimensões.
É nessa dimensão que surgem seus inimigos, criaturas bem estranhas e aparentemente únicas do título. A equipe se arma para enfrentá-los e assim se inicia o embate, cujo funcionamento explicarei mais a seguir. Pouco depois chega mais uma dupla de encontro ao grupo e a líder das vis criaturas que os atormentam, vilã esta que pertence a mesma franquia da dupla recém-chegada (Sakura Wars). Isso mostra que, muito provavelmente, teremos vários vilões dos muitos jogos agregados unidos contra o time de heróis. Bom, nada mais justo.
E convenhamos que é uma armada e tanto. |
Um sinistro modo de se jogar um RPG
A jogabilidade de Project X Zone é realmente única, o que não sei dizer se é bom ou ruim. A arena se assemelha a um tabuleiro de RPG tático, onde cada personagem pode se mover por uma certa quantidade de passos/casas/quadrados/[insira como você chama aqueles quadradinhos aqui] no seu turno e direcionar um ataque a algum oponente ao seu alcance ao concluir a caminhada. A coisa muda de figura quando o modo de combate é engajado.A dupla e o oponente surgem em um campo de batalha 2D que se assemelha a uma arena de jogos de luta. Admito que, a princípio, achei que era exatamente isso. Aí notei que o oponente não reagia. O combate consiste em desferir uma quantidade astronômica de ataques intercalando os direcionais e o botão Y para encadear o maior combo possível sem deixar o inimigo tocar o chão. Quanto maior a combinação de ataques, maior a bonificação e a experiência adquirida.
Os combos com muitos personagens são lindos, embora confusos. |
Se uma batalha for iniciada e a unidade em questão tiver alguma outra unidade por perto, é possível pressionar o botão R para convocar a dupla parceira para desferir seus próprios ataques e aumentar ainda mais o dano, além de fornecer mais chances de desferir Cross Combos e aumentar a Cross Bar de seu personagem.
O traço em anime é belíssimo! |
Já no turno do oponente, ele se move e ataca como você, mas não ocorre animação alguma. Sua única opção é de ativar uma defesa (que vai cortar o dano ao meio), uma defesa total (que vai nulificar o dano) ou um contra-ataque (que permite disparar um único golpe contra o adversário após seu ataque). Estas ações consumem a Cross Bar também, por isso é sempre bom manter a barra elevada.
Vale a pena conhecer cada um desses carismáticos personagens, mas pode levar algum tempo. |
Empolgação mais alta que os combos
A estratégia perigosa de unir diversas franquias, conhecidas ou não no ocidente, de diferentes produtoras, se mostrou algo perigosamente interessante. A união de uma arte aparentemente impecável, dublagem em japonês original, músicas simples e uma jogabilidade de outro mundo pode ter sido uma aposta precisa e muito divertida.Project X Zone tem tudo para ser um dos melhores títulos do 3DS até agora, ou ao menos é isso que a sua demo mostra para os consumidores fãs de um bom RPG. Os dados estão lançados e agora é aguardar pelo seu lançamento, em 25 de Junho, para ver se o jogo é realmente tudo isso que a demonstração apresentou!
Revisão: Alex Sandro
Capa: Felipe Araujo