Já se passaram sete meses desde que o Wii U foi lançado. Após um início animador, o console não seguiu o mesmo sucesso de seu antecessor, o Wii. Por mais que o console tenha apresentado uma boa line-up, nos meses seguintes, poucos jogos deram as caras na plataforma, alguns foram adiados e os principais títulos multiplataformas passaram longe do atual console de mesa da Nintendo.
Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, assumiu a responsabilidade em declarações à CNBC. Segundo Iwata, os esforços em marketing não foram suficientes e ele sentiu que faltou um software que mostrasse o quão o Wii U é um sistema diferente:
"Nós somos os culpados. Relaxamos em nossos esforços de marketing, de modo que os consumidores hoje ainda não conseguem entender o quão único e bom é o Wii U. Falhamos em apresentar um único software que fizesse as pessoas entenderem 'Ok, isso é realmente diferente'. Há pessoas que têm a experiência de testá-lo, e que podem apreciar o valor do Wii U, mas como não há um software simples e óbvio como Wii Sports para o Wii, potenciais consumidores não se sentem atraídos pelo Wii U. O nosso desafio hoje é introduzir uma linha de softwares para incentivarmos as pessoas a experimentarem o Wii U".Vale lembrar que ontem mesmo, noticiamos que Iwata revelou que Nintendo Land não foi tão impactante quanto Wii Sports. Aliás, as baixas vendas do Wii U foi um dos motivos que fizeram com que títulos até então exclusivos do console se tornassem multiplataforma, como Deus Ex: Human Revolution - Director's Cut e Rayman Legends, e o Wii U também não receberá os novos e principais títulos multiplataforma da Ubisoft, por exemplo.
A situação que o Wii U vive hoje é de responsabilidade da Nintendo. A própria empresa falhou ao acreditar que apenas com uma line-up o console se manteria com boas vendas e até a Big N não lançou jogos first party pro console pós-lançamento. Iwata já enfrentou algo parecido com o início da vida do 3DS, inclusive chegou a cortar seu salário em 50%, assumiu as baixas vendas do portátil e cortou o preço do mesmo e, agora, a situação está se repetindo com o console de mesa da empresa. E se a Nintendo é a culpada pela situação do Wii U, ela também é a única que pode mudar isso.
Fonte: Gamespot