Iwata comenta sobre a polêmica dos jogos usados e diz que o assunto não deveria ganhar tanta atenção assim

em 18/06/2013

Após a polêmica decisão da Microsoft de não permitir a venda de jogos usados para o Xbox One, Reggie Films-Aime foi bem direto ao dizer qu... (por Unknown em 18/06/2013, via Nintendo Blast)

Após a polêmica decisão da Microsoft de não permitir a venda de jogos usados para o Xbox One, Reggie Films-Aime foi bem direto ao dizer que as empresas preocupadas com isso deveriam fazer jogos melhores. Em entrevista ao IGN, Satoru Iwata foi questionado sobre o assunto, e sua opinião não foi tão diferente da do Reginator:

"A melhor medida possível contra pessoas comprando produtos usados é fazer o tipo de produto que as pessoas nunca vão querer vender. Usando como exemplo Mario Kart ou Smash Bros., mesmo se você pensar 'já joguei o suficiente', você ainda tem outro pensamento. 'Espere um minuto. Se um dos meus amigos vier aqui, eu posso precisar disso de novo.' Você nunca vai querer vender esses jogos. Isso é algo que sempre ocupa os nossos pensamentos. Nós precisamos criar softwares que os jogadores não irão querer vender."
O CEO da Nintendo também afirmou estar desapontado com o fato de a E3 deste ano ter sido tão focada nesse assunto, pois acredita que o principal assunto do evento deveriam ser os jogos.
"Estamos competindo uns com os outros em termos de quem cria os jogos mais divertidos. No entanto, infelizmente, como eu vi em reportagens sobre a E3 deste ano, eles estão muito mais ocupados falando sobre qual máquina é mais amiga dos jogos usados, ou qual máquina está U$100 mais barata que a outra. Eu lamento estarmos perdendo a mais importante discussão - os vídeo games."
As afirmações de Iwata não estão nem um pouco erradas. Acho que não sou o único aqui que já pensou na possibilidade de vender um jogo, mas desistiu por saber que um dia iria querer jogá-lo de novo. E, de fato, estamos pensando muito em como a Nintendo e a Sony estão sendo legais em permitir a venda de jogos usados, mas não estamos pensando nesses jogos que poderemos ou não vender.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.