Ontem noticiamos aqui que Shigeru Miyamoto acreditava que ele já havia feito um jogo ruim. Hoje, o Kotaku publicou o trecho da entrevista no qual o lendário designer da Nintendo revelou de qual jogo se trata: Zelda II: The Adventure of Link (NES).
Pois é, o título mais difícil da série Zelda é o tal jogo ruim do Miyamoto. O designer afirmou que não o considera exatamente um jogo ruim, mas que poderia ter feito muito mais com ele. Zelda II: The Adventure of Link foi lançado em disco no Japão para o Famicom Disk System em 1987 e, um ano depois, foi lançado em cartucho para o NES na América. O jogo era em side scrolling em sua maior parte, apenas com vista por cima enquanto o herói caminhava de uma área para outra no mapa e possuía elementos de RPG, como pontos de experiência. Miyamoto explicou porque ele considera esse título um jogo ruim:
"Eu não diria que eu já fiz um jogo ruim por si só, mas um jogo que eu acho que poderia ter feito muito mais é Zelda II: The Adventure of Link. Quando estamos projetando jogos, temos nosso plano para o que nós estamos fazendo com o design, mas nosso processo evolui e cresce a partir daí. Em Zelda II: The Adventure of Link, infelizmente, nós todos acabamos criando o que nós tínhamos originalmente planejado no papel."
Miyamoto foi questionado se ele não se dedicou tempo suficiente ao título e o que ele gostaria de ter mudado Zelda II. O designer respondeu:
"Eu acho que especificamente no caso de Zelda II, nós tínhamos um desafio apenas nos termos do que o hardware era capaz de fazer. Então, uma coisa é do ponto de perspectiva do hardware, se fôssemos capazes de acelerar a transição de cenas, se isso fosse mais rápido, poderíamos ter feito mais com a forma que usamos o sidescrolling contra a vista área do mapa e o tipo de mudanças entre os dois. Mas, por causa das limitações da velocidade com que essas cenas mudavam, nós não conseguimos."Miyamoto está se referindo ao Famicom Disk System e o tempo de loading entre a troca de cenas nas quais controlamos Link lateralmente e quando vemos o herói andando pelo mapa do jogo. Mas o criador da série Zelda também queria colocar monstros maiores no jogo:
"A outra coisa é que seria bom ter adicionado inimigos maiores no jogo, mas o hardware do Famicom/NES não era capaz de fazer isso. Certamente, com o hardware de hoje em dia, você pode fazer isso e nós teríamos feito, mas é claro que atualmente a criação de inimigos maiores leva muito tempo".Inimigos maiores? Se tivessem adicionado em Zelda II, o jogo se tornaria impossível! Mas, brincadeiras a parte, o que você achou da declaração de Miyamoto? Você considera Zelda II um jogo ruim ou tem algum outro jogo criado por Miyamoto que você acha que não ficou bom?