"Então estamos falando sobre a infame capa de Mega Man 2 onde Mega Man estava com uma pistola! Certo então, a questão que está na cabeça de todo mundo é 'como o desenhista pode ter sido um completo idiota a ponto de não notar que Mega Man tinha um canhão no braço e não uma pistola, pelo amor de Deus!'. O que aconteceu é que eu precisava ir a Capcom para ver um jogo que só havia saído no Japão. Eles tinham uma versão beta, estavam com pressa da capa sair logo. Lá o diretor de arte estava junto com o cara da beta e estavam esperando por mim, e eu cheguei com o meu material e eles começaram a rodar o jogo."
"O que eu vi foi aquela pequena figura pixelada do famoso Mega Man correndo pela tela e atirando. Ele estava evidentemente atirando o braço esticado, mas não entendi e perguntei ao diretor de arte da Capcom: 'com o que ele está atirando?', e ele respondeu: 'ele deve ter uma pistola porque não vejo um rifle, ele deve ter uma pistola". Perguntei: 'então... uma pistola? você quer que eu faça uma pistola?' 'Sim, vamos colocar uma pistola na mão dele.', completou o diretor. Então fiz o que foi me falado para fazer."
"Adicione isto ao fato de que eles tinham apenas, digamos, um dia e meio para que eu fizesse o desenho e o que você vê não é o melhor resultado, mas, com certeza, este resultado não foi minha culpa. Foi uma daquelas coisas... bom, aqui é minha oportunidade de dizer: 'Estou dizendo a todos que não é minha culpa! Falem com a Capcom sobre a pistola!'"Mark já era um desenhista experiente e renomado em 1989, já havia produzido inúmeras capas para jogos de Atari, Commodore, PCs e de NES (que você pode conferir em seu blog Retrogameart, bastante interessante). E, em quase todos os jogos de ação ocidentais, o protagonista utilizava armas, e foi assim que ele pensou. Afinal interpretar sprites da segunda e terceira geração não era tarefa fácil.
Poster de Pitifal, para Atari 2600, de autoria de Mark Ericksen. |
Felizmente a qualidade dos jogos era tão grande que isso se tornou um detalhe até mesmo cultuado (as capas de Mega Man 9 e 10 seguiram a mesma linha de arte como homenagem), no entanto, não deixa de ser inconseqüência da Capcom deixar editarem capas que não condiziam inteiramente com o jogo. Numa época sem internet, as capas desempenhavam o papel enorme na publicidade do título.
Fonte: Nintendo Age via Rockman Corner