Análise: Game & Wario, o "Wii Play" bizarro do Wii U que chegou tarde demais

em 26/06/2013

Nas últimas gerações da Nintendo, um fenômeno interessante passou despercebido: Wario tomou o posto de seu rival certinho e mais famoso ... (por Sérgio Estrella em 26/06/2013, via Nintendo Blast)



Nas últimas gerações da Nintendo, um fenômeno interessante passou despercebido: Wario tomou o posto de seu rival certinho e mais famoso Mario quando o assunto era demonstrar as capacidades de um novo hardware. Antes mesmo do Wii se tornar realidade, o excelente WarioWare Twisted! demonstrou com maestria, ainda no GBA, o uso do giroscópio combinado à função Rumble. Já no DS, enquanto os jogadores sofriam para jogar Super Mario 64 DS com a tela de toque, WarioWare Touched! demonstrou todas as funcionalidades do console numa tacada só - incluindo o microfone. O Wii chegou e a história se repetiu com WarioWare: Smooth Moves, disponível pouco tempo depois do lançamento do console que só foi ter Super Mario Galaxy quase um ano depois. A história nos dá outros exemplos de como a Nintendo passou a ficar mais cautelosa com Mario, deixando toda a experimentação para seu alter ego bizarro, culminando com o lançamento do Wii U. Com este novo console, a empresa apostou seguro no New Super Mario Bros. U, buscando cativar seu público fiel, e deixou a experimentação para Nintendo Land e Game & Wario, respectivamente o "Wii Sports" e o "Wii Play" desta geração. Mas ainda há espaço para demonstrar as funcionalidades básicas de um console quase oito meses depois de seu lançamento? Será que Game & Wario chegou tarde à festa?

Por que não WarioWare?

Assim que Game & Wario foi listado pela primeira vez, muitos fãs se perguntaram o porquê de a Nintendo ter deixado de lado o nome "WarioWare". A resposta vai muito além de um trocadilho com o Game & Watch, primeiro portátil da Nintendo: este jogo essencialmente não é um WarioWare. A proposta aqui é diferente. Ao invés de oferecer centenas de microgames, Game & Wario traz ao todo 16 minigames - quatro a mais que em Nintendo Land, o qual compensa em profundidade. A comparação com o Wii Play é bem válida pois cada minigame tem mais ou menos o mesmo tamanho dos encontrados no título para Wii. A grande diferença é que o novo game conta com um "jeitão" de WarioWare, trazendo seus personagens (cada um tematizando um dos minigames) e suas convenções (como os desbloqueáveis em cápsulas, vindo diretamente de WarioWare Twisted!, e a animação de introdução para cada modo). Carisma, trilha sonora variada e humor da série original também estão presentes e mais afiados do que nunca!

Os minigames

Os 16 minigames de Game & Wario
Assim como em Nintendo Land, todos os minigames utilizam o GamePad do Wii U de uma maneira específica. Em "Arrow", o tablet é utilizado para lançar flechas deslizando o dedo sobre a tela de toque ao mesmo tempo em que se faz a mira nos inimigos através do sensor de movimento; a mesma mecânica é utilizada na variação multiplayer "Islands". No minigame "Shutter", em que o jogador deve localizar e tirar fotos de outros personagens num cenário movimentado, e em "Taxi", uma mistura de direção e tiros em que o objetivo é resgatar pessoas de uma invasão alienígena e levá-las até um local seguro, o GamePad é utilizado  como câmera alternativa. Já em "Ski", "Kung Fu", "Ashley" e "Blowling", o controle funciona como direcional para movimentar o personagem (ou a bola, no último caso). "Sketch", "Design" e "Patchwork" utilizam somente a tela de toque e a caneta stylus para a criação de desenhos, formas e manipulação de elementos geométricos para o puzzle de Kat & Ana.

"Gamer" é o modo mais próximo de WarioWare disponível. Neste minigame, o objetivo é jogar os microgames inéditos na tela do GamePad enquanto cuida para que sua mãe não o flagre jogando no quarto (quando deveria estar dormindo). É necessário dividir sua atenção para pausar os microgames quando ela estiver por perto - mas tome cuidado para não cair no sono! Este modo é tão bacana que dá uma pena por não haver mais microgames... Outro destaque é "Pirates", um minigame que mistura ritmo, coordenação motora e muita bizarrice para representar um ataque pirata contra o jogador, que deve se defender usando o GamePad como escudo, direcionando-o no momento certo em que as flechas são lançadas até a chegada do contra-ataque, que acontece com uma dancinha (que deve arrancar gargalhadas de quem estiver assistindo você jogar).

"Bird" é uma ideia que deve agradar os retrogamers; trata-se de um minigame simples, em que se deve utilizar a língua do pássaro Pyoro para comer vegetais que caem do céu antes que eles atinjam e destruam os blocos no chão. A sacada aqui é que na tela de cima podemos ver o minigame "moderno" e na tela de baixo é exibida sua versão no estilo Game & Watch, que conta até com os ruídos clássicos do console.

Multiplayer e uma razão para voltar

No modo multiplayer podemos destacar o minigame "Disco", uma batalha ritmica entre dois jogadores utilizando o mesmo GamePad (cada um segurando em uma das pontas) com uma mecânica que lembra Guitar Hero, e "Fruit", uma variação de "Shutter", em que os jogadores se dividem entre ladrão e agentes, sendo que o primeiro fica com o GamePad e deve roubar as frutas de um cenário sem que os agentes descubram qual personagem é você.

Em "Sketch", vem à tona a clássica brincadeira de desenhar e os amigos tentarem descobrir o que é; você tem um tempo limite e o objeto a ser desenhado pelo jogador aparece apenas no GamePad. Quando alguém acerta, o jogador avança para a próxima palavra, e assim o GamePad troca de jogador para jogador até terminar o turno. Este minigame de desenho também tem um modo exclusivo para o Miiverse em que você desenha palavras sugeridas por Orbulon e por outros jogadores e que depois pode comparar com outros desenhos na comunidade exclusiva - o que na teoria parece ser muito bom, mas que na prática é bem sem graça...

A maioria dos minigames possui diversos estágios e modos de jogo (embora pudesse ter mais), o que, somado ao sistema de high scores e troféus, incentiva o retorno. Ao atingir objetivos e conquistas específicas, o jogador recebe moedas especiais que podem ser usadas no Cluck-A-Pop, uma máquina em forma de galinha que "bota" capsulas quando você insere uma dessas moedas. Cada cápsula vem com uma surpresa, que pode ser um brinquedo que utiliza as funções especiais do GamePad, um número de telefone (com o discador na tela de toque) que rende uma conversa mais inusitada que a outra, versões individuais dos microgames do modo "Gamer" ou cards com curiosidades de personagens, dicas para os minigames e mais. São 200 surpresas desbloqueáveis que vão fazer você voltar aos outros estágios e modos dos minigames para conseguir todas.

Demorou, mas chegou

Game & Wario é o típico jogo para comprar no lançamento de um console e se animar com todas as novas possibilidades que ele traz para o futuro - algo que em alguns momentos ele faz melhor que Nintendo Land. Agora, se Nintendo Land é brinde no pacote Wii U Deluxe e Wii Play trazia um controle extra, Game & Wario chega custando quase a metade de um game regular para Wii U, mas a demora na disponibilização pode ter custado caro: além do Nintendo Land, muitos outros títulos tiveram a oportunidade de mostrar e explorar novas ideias para o GamePad, o que acaba tirando um pouco do brilho da nova empreitada de Wario no mundo dos games.

Prós

  • Carisma e humor típicos da série WarioWare;
  • Trilha sonora diversa, inusitada e de alta qualidade;
  • Jogabilidade variada;
  • 200 itens desbloqueáveis pelo Cluck-A-Pop;
  • Multiplayer divertido usando somente um GamePad;
  • Preço menor em relação a outros lançamentos para Wii U.

Contras

  • Os minigames poderiam ter mais modos e estágios, incluindo mais microgames para o modo "Gamer";
  • Chegou tarde: boa parte das ideias que poderiam ser novidade já estão batidas;
  • Utilização do Miiverse é rasa e sem graça.
Game & Wario - Wii U - Nota: 7.5

Revisão: Jaime Ninice 

É o criador do Nintendo Blast e GameBlast - escrevendo, desenhando, administrando e fazendo tudo um pouco por aqui desde 2008 - mas ainda tem muito o que aprender.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.