Temos que pegar! Vamos aprender como capturar Pokémon

em 28/05/2013

Pouco mais de dez anos atrás, eu obtive êxito na tarefa de completar a Pokédex e pensei que já poderia me considerar um mestre Pokémon. ... (por Unknown em 28/05/2013, via Nintendo Blast)


Pouco mais de dez anos atrás, eu obtive êxito na tarefa de completar a Pokédex e pensei que já poderia me considerar um mestre Pokémon. Ledo engano, já que pouco depois foram lançadas as versões Gold & Silver (GBC) com mais cem monstrinhos para serem capturados. Elevando a dificuldade, eu escolhi tentar completar a Pokédex apenas com as versões brilhantes, os Pokémon shinies, e não consegui até o lançamento da geração seguinte logo iniciei minhas aventuras por Hoenn. E essa história se repetiu pelas próximas gerações: eu já não conseguia mais completar minha Pokédex. É para ajudar você, que assim como eu vive esse karma, que esse guia foi criado com algumas dicas para ajudar na principal tarefa de um mestre Pokémon.



Temos uma pequena confusão aqui

Semanas atrás,  eu estava em um restaurante oriental com alguns pokéamigos rindo de nossas histórias. Em meio à conversa, pedi para um amigo capturar uma Gothita para mim, pois eu estava jogando a White version (DS) e ele tinha a Black version (DS), de onde ela é exclusiva. Assim eu poderia fazer breeding (cruzamento) e usá-la na aventura comum do jogo (já que recomecei minhas aventuras por Unova em meu cartucho). Ele aceitou de bom grado o favor, mas depois de perceber que ele estava demorando alguns minutos para uma tarefa que julguei simples, abordei ele sobre isso e ele estava realmente tendo dificuldades para captura-la. "Eu usei Flash para enfraquecer ela e ficar mais fácil de capturar", informou ele. Percebi um engano ali. Então vamos começar falando sobre isso.

Em inglês, há dois termos que confundem muito os iniciantes: stats e status. Stats são os atributos: HP (Health Points), Attack, Defense, Special Attack, Special Defense, Speed. Ainda há os atributos ocultos, que são Accuracy (precisão) e Evasion (esquiva), que não são determinados por valores numéricos, mas tem níveis da mesma forma que os outros atributos. Eles determinam o desempenho de seu Pokémon, seu potencial ofensivo e defensivo. Status é o estado de seu Pokémon. Se ele está queimando, confuso ou dormindo, por exemplo. Estes não tem relação direta com os atributos e funcionam de maneira totalmente diferente.

Real ou irreal?


Os status são divididos em duas categorias: real e irreal. Uma alteração de status real é aquela que afeta diretamente o corpo de seu Pokémon, sendo elas Asleep (dormindo), Frozen (congelado), Burned (queimado), Poisoned (envenenado. há dois níveis, mas não vamos entrar nisso hoje) e Paralyzed (paralisado). Uma alteração de status irreal é aquela que afeta diretamente a mente de seu Pokémon, sendo elas Confused (confuso), Cursed (amaldiçoado), Flinch (hesitante), Infatuation (apaixonado) e diversas outras. As alterações de status reais não são curadas quando você recua o Pokémon (exceto no caso de um item ou ability, como Natural Cure, intervir nisso), ao contrário das alterações de status irreais que são curadas assim que o Pokémon é recuado. Uma maneira fácil de lembrar é que as alterações reais tem ícones perto de sua barra de HP notificando-o sobre a condição do Pokémon.

Além de deixar o Pokémon alvo com uma baixa quantidade de HP, aplicar alterações de status (e não de stats!) pode ajudar na captura. Não vamos tratar sobre fórmulas aqui, mas há como calcular a chance de capturar um Pokémon, e nessa fórmula não apenas a especie do monstrinho e sua quantidade de HP que são considerados, mas também a PokéBall que está sendo utilizada e as condições (status) dele.

Um Pokémon adormecido se mantém nesse estado por alguns turnos, tornando mais fácil a tarefa de captura-lo, mas ele acorda assim que entra para sua equipe. Dentre alguns golpes que causam essa condição, nós temos Sing e Hypnosis. Um Pokémon congelado se mantém nesse estado por alguns turnos, de forma semelhante ao monstrinho adormecido. Dentre alguns golpes que causam essa condição, nós temos Ice Punch e Powder Snow. Um Pokémon que esteja congelado pode se libertar usando os golpes Flame Wheel, Flare Blitz, Fusion Flare, Sacred Fire e Scald, então fiquem atentos. Um Pokémon paralizado tem sua Speed reduzida e a cada turno há 25% de chance dele não conseguir atacar! Dentre alguns golpes que causam essa condição, nós temos Thunder Wave e Lick. Um Pokémon envenenado se mantém nesse estado permanentemente (ou até ser curado pelo treinador por meio de item, ability ou golpe). Dentre alguns golpes que causam essa condição, nós temos Poison Gas e Poison Powder. Por fim, nós temos a condição queimado, na qual o Pokémon tem seu valor do atributo Attack reduzido e perde uma quantidade de HP fixa por turno (diferente do envenenado, na qual a perda aumenta a cada turno). Dentre alguns golpes que causam essa condição, nós temos Will-O-Wisp e Scald.

Pokébola, vai!


Como já dito, a chance de captura do Pokémon varia de acordo com a PokéBall utilizada também. NetBall, por exemplo, possibilita uma chance de captura maior contra Pokémon do tipo água (water) e inseto (bug). QuickBall tem uma chance elevada quando lançada logo no início da batalha. O oposto acontece com a TimerBall, que tem uma chance maior pela quantidade de turnos. Desse modo, é importante prestar atenção e não usar apenas as básicas já conhecidas desde a primeira geração. Usando essas ferramentas da maneira correta, o sucesso é certo! Leia mais no nosso guia de PokéBall


Temos pouco tempo para completar Unova Dex


Primeiro precisamos atrair o Pokémon. Eles não são tolos e costumam se esconder nas graminhas e cavernas por todo o Mundo Pokémon. As abilities Arena Trap (Digglet, Trapinch) e Illuminate (Staryu, Chinchou, Volbeat) aumentam o encontro com Pokémon selvagens em 200% caso o seu monstrinho com essa Ability seja o líder de sua equipe, esteja ocupando o primeiro espaço. O golpe Sweet Scent (Maractus lv3, Foongus lv24) também pode ajudar na tarefa de encontrar Pokémon. Caso você não esteja na grama ou cavernas, mas pescando, não há problema: basta o líder de sua equipe ter a Ability Sticky Hold (Trubbish, Accelgor), e os peixinhos começarão a brotar.

Com o Pokémon em combate, é importante evitar que ele escape. Podemos fazer isso com um Pokémon de Ability Shadow Tag (Wobbuffet) ou com o golpe Mean Look (Patrat lv31, Yamask lv45), por exemplo. Outra opção é deixa-lo apaixonado por um Pokémon com a Ability Cute Charm (Minccino, Clefairy). Então, cautelosamente, devemos reduzir seu HP, se possível aplicar uma condição especial em seu estado físico ou mental e usar a PokéBall adequada. Parece simples, não? Ainda não? Então precisaremos de reforços!

Os bons companheiros


Segue sugestão de três Pokémon que podem ser muito úteis na árdua tarefa de completar a Pokédex! Claro que você terá de captura-los com as dicas acima, mas tudo ficará mais simples depois de tê-los em sua equipe prestando suporte para essas ocasiões.

Watchog é a evolução de Patrat no lv20 que pode ser capturado logo na Route 1 de Unova. Com a Ability Illuminate, ele já se torna um alvo fácil para os Pokémon selvagens que tentam a sorte na doce ilusão contra o aparentemente inofensivo Watchog. Primeiro, Patrat aprenderá Hypnosis no lv18 e dois níveis depois evoluirá para Watchog que aprenderá Super Fang no lv22 e Mean Look no lv36. Por fim, você pode colocar Baton Pass para completar a estratégia. Uma boa dica, no caso de seu Watchog ter Keen Eye, é você deixar Watchog em um nível inferior ao do Pokémon que você deseja (por exemplo: se seu alvo é lv40, deixe Watchog no lv39) e então usar Repel em um mapa que naturalmente aparecem Pokémon de níveis muito inferiores. Repel permitirá que apareçam apenas Pokémon com nível superior ao de seu Pokémon e como não há nenhum habitante natural superior ao seu Pokémon, o lendário que roda o mapa aparecerá. Começando com Mean Look para prender o alvo, você pode prosseguir com Hypnosis para facilitar sua vida e reduzir seu HP com Super Fang (que não considerá se o Attack de Watchog foi muito inferior a Defense do alvo, tirando sempre a mesma metade). Com Baton Pass, você pode trocar de Pokémon e completar sua captura.

Leavanny é a forma evoluida de Swadloon (que pode ser capturado em Lostlorn Forest, Unova) por meio da felicidade. Munido de seu GrassWhistle, ele pode adormecer o Pokémon, ao mesmo tempo que aprende False Swipe por TM que, apesar de causar dano no oponente, nunca o nocauteia, deixando-o com 1HP. E você já deve imaginar como é simples capturar um Pokémon com 1HP e dormindo. Leavanny conta com um generoso valor de Speed, o que garante um sono quase que garantido ao seu Pokémon alvo, você provavelmente será o primeiro a atacar. Bisharp pode ser capturado já em seu estado evoluído na Route 11 (grama escura) e também aprende False Swipe por TM. De forma semelhante ao Leavanny, a ideia é aplicar uma condição especial e reduzir o HP. No caso de Bisharp, podemos usar Thunder Wave.

Espero que isso tenha ajudado. Caso você, caro leitor, tenha mais alguma dica ou sugestão sobre como capturar Pokémon, compartilhe conosco nos comentários, por favor. Essas dicas são muito especiais, principalmente quando um Pokémon Shiny surge! E quais tem sido as maiores dificuldades de vocês sobre capturar Pokémon? Compartilhem conosco também!

Curiosidade da semana


Vocês já devem ter ouvido falar do MissingNo. Caso não, faça sua lição de casa lendo aqui. Que MissingNo é um bug, muitos sabem. Que ele multiplica o sexto item, também. Mas um fato que poucos conhecem é que ele pode evoluir! E, acreditem se quiser, para Kangaskhan. Aproveitando-se desse erro do jogo, muitos treinadores no começo da década passada, ensinavam Fly (afinal, Missingno pode vir como tipo voador) para MissingNo e por meio do Rare Candy evoluiam-no para Kangaskhan. Deixando-o no nível 2, já era possível transferi-lo para as versões Gold & Silver sem mais problemas e treina-lo até o nível 100. Dessa forma, Kangaskhan marcou presença em torneios se protegendo de Machamps com Fly e não era reconhecido como um erro ou ilegal por Pokémon Stadium. Isso causou muita confusão na época resultando no banimento de "Kagaskhan com Fly". A regra confundiu muitos desavisados que nunca haviam visto o monstrinho dessa forma exclamando confiantes: Mas Kangaskhan não aprende Fly! E não aprendia mesmo.

Revisão: Rafael Neves
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.