No início do mês, foi anunciado o desenvolvimento de Shadow of Eternals para o Wii U, pela Precursor Games, que é considerado a continuação espirtual do clássico do GameCube Eternal Darkness: Sanity's Requiem. Por meio de seu site e canal no YouTube a desenvolvedora vem soltando desde então novas informações, vídeos, trailers, entrevistas e imagens do jogo para manter a popularidade do projeto em alta. No entanto, o cenário não é assim tão otimista.
A captação de fundos principal para o desenvolvimento do jogo está sendo feito por meio do Kickstarter - para quem não conhece, um portal especializado em angariação de fundos para projetos independentes, onde qualquer um pode contribuir de acordo com os bônus disponibilizados pelos realizadores (normalmente edições especiais, autografadas, brindes) - e tem a ambiciosa meta de juntar US$ 1.350.000 (pouco menos de 2,9 milhões de reais) apenas para confecção do primeiro episódio do jogo.
São várias a faixas de contribuição, que vão de 5 (apenas 5) a 10 mil dólares, a cada faixa são mais brindes que o contribuidor receberá após a conclusão do jogo. Até o momento foram 2.210 pessoas ajudando, no entanto, o projeto esta muito, mas muito longe de cumprir a meta, arrecadando apenas US$ 117.663 (pouco mais de 252 mil reais), somente 8,7% do necessário. Com apenas mais 18 dias de arrecadação restando.
Questionado por um fã sobre o futuro do jogo pelo reddit, a seguinte conversa aconteceu com o diretor responsável:
- Fã1: "O jogo continuará em desenvolvimento se vocês não atingirem a meta de arrecadação?"
- Precursor Games: "Tendo em vista que não temos nenhuma outra fonte de renda, é improvável."
- Fã2: "Vocês não têm nenhum plano de reserva? Talvez ir atrás de alguma publicadora [publisher] ou algo assim para tentar continuar? Ou isso já foi feito antes de começar a captação de fundos?"
- Precursor Games: "Nos tentaremos todas as opções para fazer deste jogo uma realidade porque acreditamos no projeto. No entanto, nós não sabemos se alguma publicadora [publisher] compartilhará de nossa visão de interação com a comunidade dos jogadores durante o desenvolvimento ou se o projeto funcionaria em um modelo tradicional de trabalho."Alguns outros fãs fizeram outras perguntas sobre uma eventual ajuda da Nintendo no projeto e do porquê as publicadoras não apoiarem esse tipo de trabalho sendo que existe uma boa quantidade de fãs esperando pelo jogo. No entanto, não houve mais respostas.
Infelizmente, ao que parece, o jogo realmente dificilmente será lançado sem o apoio de publicadoras ou estúdios maiores, já que a meta de arrecadação é impossível de ser alcançada. Como pode ser conferido na página do KickStarter, já há muita coisa feita e pensada, não é nenhuma aventura por parte da Precursor Games. Será uma grande pena caso realmente o jogo não encontre apoio (e provavelmente já foi investido muito dinheiro, alguém tomará um grande prejuízo).
Decepcionados pelas péssimas possibilidades de Shadow of Eternals se concretizar?
Fonte: KickStarter e Reddit