Se aventure pelos lugares mais misteriosos e cheios de segredos e armadilhas ao conhecer os maiores castelos dos consoles da Nintendo

em 25/05/2013

Esqueça dos contos de fada! Se tem um cenário que não falta em jogos da Nintendo, com certeza são os castelos. Alguns servem como lar de p... (por Luciana Anselmo em 25/05/2013, via Nintendo Blast)

Esqueça dos contos de fada! Se tem um cenário que não falta em jogos da Nintendo, com certeza são os castelos. Alguns servem como lar de princesas, outros são nada menos que o quartel general de criaturas maléficas, mas todos eles ficam marcados em nossas memórias. Aposto que agora mesmo, só de ler o título dessa matéria, você até já se lembrou de alguns castelos muito marcantes e emblemáticos que encontrou em seus anos jogando videogame. Mas como não são poucos os castelos que passaram pela nossa vida nintendista chegou a hora de listar os dez maiores.

10 - Castle of Illusion - Epic Mickey: Power of Illusion (3DS)

E não é que o nosso décimo lugar na lista de melhores castelos da Nintendo foi originado do Mega Drive? Eu sei que essa lista é composta de castelos de jogos da Big N, mas esse castelo icônico não poderia ficar de fora. A primeira vez que o castelo da ilusão apareceu nos games foi no jogo Castle of Illusion Starring Mickey Mouse, no início dos anos 1990, e fez um enorme sucesso na época.


É natural, porém triste, que com o passar do tempo, muitos jogos acabem sendo um pouco esquecidos, e Power of Illusion toca exatamente nesse tema, ao levar esse magnifico castelo à Wasteland no Nintendo 3DS. Ao longo do percurso dentro do novo castelo, encontramos vários personagens clássicos de filmes e desenhos, como Tio Patinhas, a Bela e a Fera e Peter Pan. Ou seja, é magia Disney para todos os lados, o que torna o castelo imediatamente apaixonante. E o melhor de tudo é que aparentemente teremos uma surpresa envolvendo o jogo original ainda em 2013!

9 - Castle Wolfenstein - Wolfenstein 3D (SNES)

Lançado originalmente pra PC, Wolfenstein 3D foi basicamente o primeiro jogo de tiro em primeira pessoa, sendo responsável pela criação e pela popularização do gênero. Com o sucesso em torno do jogo, foi natural que ele ganhasse ports para outras plataformas, e foi esse o caso com o SNES. Como a Nintendo tinha uma política de censura muito forte naquela época, muitas coisas foram mudadas, e referências à Segunda Guerra Mundial foram retiradas completamente (incluindo o bigode de Hitler).


O jogador se encontra no Castelo Wolfenstein logo na primeira fase do jogo, onde o protagonista foi preso pelos nazistas após ser descoberto tentando achar planos de uma operação secreta. Armado com uma faca, ele tinha que achar alguma maneira de escapar do macabro castelo, enquanto matava os guardas que encontrava, até que eventualmente se encontrava com o chefe da segurança, Hans Grosse. Além de tudo, este cenário foi baseado no Castelo Wewelsburg, que servia de treinamento arqueológico, científico e militar durante a Segunda Guerra Mundial, mas que foi queimado pouco antes do fim dela.

8 - Mushroom Castle - Super Mario Bros.

Como você devem saber, esse é o famoso castelo da Princesa Peach, situado no Reino do Cogumelo, onde ela reside com seus fiéis e leais Toads. Sua primeira aparição foi bem marcante e inesquecível, já que ocorreu em Super Mario 64, estreia do encanador em três dimensões. Neste jogo, Mario tinha que ganhar acesso a diversos quartos do castelo para prosseguir nas fases dentro das pinturas encontradas por lá.


Geralmente os cômodos variam em cada jogo, assim como a localização do próprio castelo às vezes, mas ele sempre mantém sua aparência externa, que se compõe de uma torre alta no centro, cercada por quatro torres menores. Mesmo tendo demorado para estrear nos jogos da franquia, sua aparição atualmente é quase certa em qualquer game da franquia Mario, tendo sido cenário para as corridas de Mario Kart, as festas de Mario Party e para os jogos principais, como New Super Mario Bros. U.

7 - Babylon Castle - Prince of Persia: The Two Thrones (GC)

Prince of Persia nasceu nos computadores e fez um enorme sucesso com sua fórmula apaixonante de explorar calabouços, palácios e castelos, escapando de armadilhas mortais muito bem espalhadas pelo cenário. Há inúmeras versões do jogo para consoles da Nintendo, e várias desenvolvedoras deram seu próprio toque à saga do príncipe, sendo que uma das mais famosas e lembradas é a versão da Konami para o Super Nintendo, que contava com um palácio muito bem construído.


Mas o que entra em nossa lista é o jogo de GameCube, Prince of Persia: Two Thrones e seu Babylon Castle, uma fortaleza colossal e muito impressionante inspirada na verdadeira Babilônia, que hoje não passa de um monte de destroços e pilares quebrados, ou seja, um paraíso para um verdadeiro príncipe persa treinar suas habilidades de parkour.

6 - Salazar Castle - Resident Evil 4 (GC/Wii)

O castelo apresentado em Resident Evil 4 era uma enorme fortaleza fora dos portões de El Pueblo, e definitivamente deixou uma marca nos jogadores que se aventuraram por lá. Assim que Leon e Ashley escapavam da vila para fugir da enorme horda de inimigos, deparavam-se com o enorme castelo. Afinal, deve parecer uma ótima ideia entrar em um lugar gigante e desconhecido quando seres enlouquecidos te perseguem... mas tudo bem, não é como se eles tivessem muita escolha. Só que descobríamos que o tal castelo também estava cheio de infectados e servia como uma base para os “Los Iluminados”. Além disso, debaixo de sua fundação, permaneceram por séculos os fósseis de “Las Plagas”, que tinham sido introduzidas recentemente nos inocentes moradores da vila de El Pueblo.


O tempo passado dentro do castelo acaba sendo bem extenso, e de alguma forma traz aquele velho sentimento claustrofóbico da mansão Spencer de Resident Evil. Os inimigos mais comuns são os Zealots, os religiosos parecidos com monges que perambulam pelo castelo murmurando frases bizarras, icônicas e assustadoras como “morir es vivir”. Fora os inimigos, o castelo tinha muitas armadilhas e criaturas ameaçadoras, sempre prontas para nos surpreender. Apesar de muitos fãs da franquia reclamarem que RE4 foi o começo da morte do Survival Horror da série, não podem negar que o que acontece no castelo de Salazar é pura tensão e terror.

5 - Dr. Wily’s Castle - Megaman

Os castelos de Dr. Wily já são marca registrada de Megaman, sendo o estágio final da maioria dos jogos da franquia original. Sempre com a enorme caveira na entrada, o castelo conta com diversos perigos, labirintos e inimigos variados. O número de fases dentro do castelo varia de jogo para jogo, mas quase sempre mantém uma média de seis a quatro fases.


Além disso, nos castelos em forma de caveira você sempre tinha que enfrentar uma batalha com os oito Mestres Robôs do jogo antes de enfrentar o Dr. Wily em pessoa, como se a dificuldade absurda do jogo todo não fosse o suficiente, não é mesmo? Pelo lado bom, as músicas das fases dos castelos eram sempre agradáveis e cativantes, quase um incentivo a não desistir de enfrentar os horrores de dificuldade encontrados nestes estágios. Fora da franquia original, a série Megaman X seguiu o mesmo padrão de castelos, só que com o Sigma como vilão no lugar do Dr. Wily.

4 - Guardia Castle - Chrono Trigger (SNES/DS)

O castelo Guardia faz sua aparição em Chrono Trigger em duas épocas distintas do tempo: na Idade Média e no presente. Ele era um cenário importante logo no começo do jogo, quando Marle viajava acidentalmente no tempo, indo para a Idade Média, e era confundida com a Rainha Leene. A única mudança aparente no visual do castelo entre estes dois períodos é a cor dos telhados, que muda de vermelho para azul. De qualquer forma, este não é um lugar de fácil acesso já que tínhamos que passar pela floresta cheia de monstros que ficava no meio do caminho.


Depois de explorar um pouco do castelo de seis andares no passado, éramos obrigados a fazer o mesmo no presente, já que Crono era acusado de sequestrar Marle, que na verdade era a princesa Nadia, e era condenado à morte. Entre passado e presente, eram muitos os cômodos que visitávamos, como a sala do trono, as torres de prisão, o tribunal, a cozinha, o alojamento dos cavaleiros e, claro, as várias escadas que temos que subir e descer toda hora. De qualquer forma, quem jogou sabe que esse era um castelo inesquecível para qualquer fã de RPGs, tanto nos anos 1990, como agora.

3 - Dracula’s Castle - Castlevania

Este castelo, também conhecido como Castelo do Demônio, é lar do conde Drácula e seu exército de monstruosos seguidores. O castelo tende a desmoronar quando Drácula é derrotado, mas sempre reaparece completamente restaurado nos jogos seguintes, mesmo que o próprio Drácula não tenha revivido. A localização do castelo é incerta, e sua aparência também sempre varia, lembrando que Alucard já comentou que o lugar é “uma criatura do caos”, implicando que ele está constantemente mudando.


Umas das coisas que faz esse castelo ser tão charmoso, e atrativo, após todos esses anos, são seus residentes, os famosos monstros do cinema e literatura, como a Múmia, o Frankenstein e até mesmo a Medusa. E por mais que existam várias memoráveis versões do castelo para outras plataformas, o mais icônico de todos é o castelo do primeiro Castlevania para NES, que montou base para a série que temos hoje.

2 - Castelo de Hyrule - The Legend of Zelda

Mesmo sendo um elemento importante na franquia Zelda, o Castelo de Hyrule só foi aparecer no terceiro jogo da série, A Link to the Past. Certamente ele é um dos castelos mais bonitos e impressionantes dos videogames, mas sempre muda sua aparência de jogo para jogo, afinal, já o vimos embaixo do mar e abandonado, cercado pelos felizes moradores de Market Town e até mesmo cercado pelo mal, sob o domínio de Ganondorf. Geralmente esse é um dos cenários mais importantes para Link durante suas aventuras, sendo muitas vezes o estágio final delas.


Mas quase sempre o acesso ao castelo é negado a Link, que sempre tem que dar um jeitinho para conseguir passar pela segurança do local, afinal, quem não se lembra de ficar escondido atrás dos arbustos para escapar da visão dos guardas em Ocarina of Time, ou cortando a grama no jardim exterior para entrar no castelo por meio de uma passagem subterrânea em A Link to the Past?

1 - Castelo de Bowser - Super Mario Bros.

Tudo bem, talvez isso seja óbvio e previsível, mas sinceramente, poderia ser outro castelo em nossa primeira posição? Quando falamos de Nintendo, qual a primeira coisa que vem na mente da maioria dos jogadores? Creio que seja Mario, então não acho que o primeiro lugar possa pertencer a outro jogo. Aliás, esse possivelmente foi uns dos primeiros castelos pelo qual muitos nintendistas passaram! Sua estreia foi exatamente no primeiro jogo da franquia, Super Mario Bros, no mundo 8-4. Desde então, o castelo de Bowser é cenário recorrente nos jogos da franquia.


Bowser tem outros castelos espalhados pelo Reino do Cogumelo, cada um com a função de ser uma base importante onde o Rei Koopa formula seus planos. Como sabemos, o castelo principal é o lar de Bowser e base de operações da tropa Koopa, sendo muito bem guardado por seus seguidores mais poderosos, já que geralmente é onde a Princesa Peach é mantida como refém. Quase sempre o último cenário a ser explorado por Mario, o castelo é cercado de lava e armadilhas de fogo, contando sempre com ótima trilha sonora, tornando este certamente o castelo mais emblemático e memorável não só da Nintendo, mas dos videogames como um todo.

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.