Ao anunciar os resultados do primeiro trimestre de 2013 da Activision-Blizzard, o presidente da desenvolvedora comemorou a receita de 1,32 bilhões de dólares - um aumento de 150 milhões em relação ao primeiro trimestre de 2012 - mas está pouco confiante para um desempenho tão positivo para o restante do ano. E o mais surpreendente, o último console da Nintendo seria um dos responsáveis por essa cautela. Segundo Bobby Kotick (na foto), o Wii U criou um cenário desfavorável para o mercado de games:
"Ainda que tivemos um bom começo de ano, nós acreditamos que os riscos e as incertezas do resto de 2013 tornarão o ano mais desafiador do que poderia se imaginar, especialmente para o período das festas. Mudanças nas datas de lançamento, o início desapontador do Wii U, incertezas quanto aos hardwares dos consoles da próxima geração, e queda nos assinantes de World of Warcraft, tudo isso nos causa preocupação, assim como a contínua dificuldade econômica mundial. Por essas razões permanecemos cautelosos. Ainda assim, nós estamos focados e disciplinados em nossos negócios que já nos serviram muito bem no passado, e através da manutenção dos nossos investimentos e de nossa hábil administração das despesas, esperamos continuar dispondo de um grande valor acionário a longo prazo, como fizemos nos últimos 20 anos."Aparentemente, para o executivo, o lançamento do Wii U criou uma grande incerteza quanto às possibilidades da próxima geração dos consoles no que diz respeito a potência de hardware. O salto tecnológico talvez não seja tão grande quanto o mercado esteja acostumado nas transições geracionais, acarretando em descrédito dos jogadores em relação às desenvolvedoras.
Vocês concordam com o presidente da Activison? Ou acharam a referência dele ao console da Nintendo desnecessária? Uma transferência de culpa para eventuais prejuízos no segundo semestre do ano?
Fonte: Nota de Imprensa da Activision-Blizzard
Sobre o título: Senhores, vocês podem discordar da interpretação, claro, mas o título está condizente. A fala do presidente da Activision está tentando justificar de antemão um possível prejuízo (ou lucro muito menor) da empresa para o próximo semestre. Uma das razões que ele acredita que prejudicará o desempenho foi lançamento desapontador do Wii U sim. "For these reasons, we remain cautious", ao término da lista de "problemas".
É claro que ele fez uma fala mais politizada e menos impactante pois se tratou de uma nota de imprensa pública da empresa buscando divulgar seus resultados fiscais, algo que tem como objetivo influenciar de forma direta o quanto de dinheiro a empresa receberá nos próximos tempos. É preciso relativizar esse tom amigável da nota para interpretar, e feito isto, é sim muito polêmico ele ter mencionado diretamente o "lançamento desapontador do Wii U" como motivo para atenuar um possível desempenho abaixo do esperado no resto do ano.