O envergonhado camponês Donnel (Fire Emblem: Awakening): de fracote à indivíduo de alta periculosidade

em 08/05/2013

Fire Emblem: Awakening foi uma grata surpresa para alguém que nunca tinha se aventurado na série (eu). Com uma série de análises positiva... (por Pedro Vicente em 08/05/2013, via Nintendo Blast)

Fire Emblem: Awakening foi uma grata surpresa para alguém que nunca tinha se aventurado na série (eu). Com uma série de análises positivas nos sites especializados, o jogo já deixou sua marca no Nintendo 3DS. Mas além de ter sido muito bem avaliado pelo críticos, Awakening caiu nas graças de um grande número de jogadores (eu mesmo fico me perguntando como vivi até hoje sem esse jogão). Tendo uma série de personagens carismáticos como um dos pontos fortes do jogo, Fire Emblem: Awakening me revelou um personagem extremamente gente boa, tímido e inseguro - alguém muito mais próximo dos jogadores do que o Nathan Drake, por exemplo. Donnel despontou como um dos personagens mais queridos do game, pois além de participar de vários diálogos engraçados, e outros bem bonitos, ele pode virar uma unidade que resolve os mapas solo (ou seja, um bem treinado Donnel vence um mapa inteiro sozinho).

O simpático rapaz rural

Donnel, ou Donny para os íntimos, pode ser recrutado logo no início do jogo, no Paralogue 1: Sickle to Sword. Bandidos estão atacando a vila do pobre rapaz, e os Shepherds chegam para ajudar. Donnel está inseguro quanto à batalha, mas mesmo assim decide lutar. O rapaz se junta ao grupo caso o jogador consiga subir o nível de Donny durante o capítulo, o que requere atenção, já que o rapaz dá apenas cerca de 3 pontos de dano no HP do inimigo, ou seja, o jogador tem de usar outras unidades para fazer o serviço quase completo.

Não custa nada tentar!
Após a batalha, se Donnel sobe de nível, Chrom convida o camponês para se juntar aos Shepherds. A principio, o moço titubeia, mas por fim promete à sua mãe que irá deixá-la, mas que retornará para casa como um herói. A classe inicial do rapaz é Villager, seu aniversário é 4 de junho e, de acordo com informações do próprio jogo, é aquele que possui o cabelo mais encaracolado.

Varrendo o chão com a cara dos inimigos

Os jogadores mais atentos logo percebem que Donnel é diferenciado, já que ele possui uma habilidade sensacional chamada Aptitude (aptidão) que garante uma possibilidade maior (20% a mais) de que um de seus atributos aumente a cada nível. Na prática, isso significa que Donnel evolui uma série de atributos a cada nível que sobe, e em pouco tempo vira uma máquina de guerra versátil e poderosa. O que se intensifica no caso de um bom pair-up.

A partir das mudanças de classe, Donny pode chegar a ser um Hero (Herói). Com um pouco de paciência no inicio, o jogador terá em mãos um baita guerreiro.

Amor e guerra

Outra característica interessante do game é a possibilidade de formação de casais, o que é muito útil para a batalha (uma vez unidos, o casal se torna mais poderoso conforme seu nível de relação avança), inclusive gerando novos guerreiros, os filhos. Além disso, cada relação se desenvolve através de vários diálogos. No meu caso, resolvi unir o simpático Donnel com uma outra personagem muito querida, a Cordelia (uma guerreira da classe Pegasus Knight).

Os diálogos da construção da relação entre os dois são bem legais. Donnel começa a conversar com Cordelia sobre como ambos podem se tornar bons guerreiros, pois a jovem quer se tornar uma lendária cavaleira e está meio insegura. Donny começa a listar os pontos positivos dela, e daí em diante eles resolvem se ajudar. Cordelia pede para que ele aponte os pontos negativos dela também, assim como ela faz com ele - entregando uma lista gigante dos "defeitos" do rapaz. Por fim eles se apaixonam, o camponês venera a guerreira e ela diz que lhe ama, mesmo com todos os defeitos apontados.

Na relação com outros personagens pode-se aprender mais sobre o camponês: que ele guarda uma das pedras colecionadas pelo seu falecido pai, que é um brilhante memorizador e que captura animais e cultiva alimentos para o exército.

Donny é um cara que jamais leu "O paraíso do flerte"

A vergonha de si mesmo

Das características de Donny podemos fazer um diálogo com um conceito chamado de "a vergonha de si mesmo" desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu - que é inclusive de origem camponesa. À grosso modo, a vergonha de si mesmo seria o ápice de uma dominação e expropriação simbólica que o camponês sofre. A modernidade é ligada aos centros urbanos e o meio rural é, de certa forma, submetido à cidade, com isso os indivíduos do meio rural tendem a desenvolver uma personalidade insegura e envergonhada diante daqueles provenientes de um centro urbano. Além de ser expropriado da terra que trabalha, o trabalhador rural é expropriado até de seu entendimento como alguém que deve sentir orgulho de si.

Enfim, este é apenas um exercício de reflexão que não pretende apontar nenhum tipo de mensagem subliminar ou intenção dos autores do jogo, somente fazer uma relação com estudos e processos da realidade.

Pense em quantas vezes você já viu alguém ser diminuído por ser "caipira" ou  "jeca"

O grande herói

Donnel é um personagem muito simpático. Participa de vários diálogos do jogo que são bem engraçados. Além disso, como já dito, é um guerreiro que pode se tornar peça fundamental nas batalhas mais cascudas. Um simples rapaz que se torna um guerreiro forte e confiável.

"A Criação de Adão", uma representação de Deus no teto da capela sistina (Michelangelo)

Revisão: Alan Murilo
Capa: Stefano Genachi

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