Desventuras na terra do tomate
Ketchup Kingdom é um reino no qual todos os habitantes amam tomates. O fruto está em todo lugar e existem até datas comemorativas especiais dedicadas a ele. O líder deste local é o rei Abira, que desenvolveu uma máquina que é capaz de transformar qualquer coisa em brinquedo. Quem não gosta de tomates é banido para a vila Kobore e ficam confinados lá até passarem a gostar do alimento. O coelho DeMille é um destes exilados. Ele vive tranquilamente no vilarejo, na companhia de seus amigos e Patharan, sua namorada.A vida pacata de DeMille muda quando Patharan o convida para explorar uma ruína em busca de um brinquedo especial. Depois de muito procurar e não encontrar nada, o casal é abordado por Brikky e Grikky, duas estranhas criaturas. Utilizando uma garra, a dupla de vilões captura Patharan e lança DeMille em um lago de tomate, fora dos limites da vila. Disposto a salvar sua companheira, o jovem herói tenta entrar no Gimmick Palace, local onde Patharan está presa e também morada do rei. Ele descobre que para conseguir adentrar o lugar, ele tem que derrotar as seis super crianças do reino e adquirir partes de um robô especial. Sendo assim, DeMille parte em uma aventura em busca dos pedaços da máquina.
Mundo maluco, personagens malucos |
Brinquedos letais
Como a maioria dos RPG, Tomato Adventure é dividido em momentos de exploração e combate. Nas cidades e calabouços, DeMille conversa com as pessoas, resolve puzzles e realiza inúmeras tarefas para os habitantes do curioso reino. Durante a aventura, o protagonista coleciona cartas que podem ser utilizadas para jogar Gimica, um minigame cujo objetivo é derrotar os oponentes em uma batalha de cartas.Para tentar diferenciar o game de outros JRPGs, a Alpha Dream investiu em um sistema de combate diferenciado. Os embates em Tomato Kingdom são por turnos e os personagens atacam os inimigos através de Gimmicks, armas que lembra
m vários brinquedos infantis como ioiôs, carrinhos e animais de pelúcia. Para desferir os ataques, é necessário ter sucesso em algum minigame simples como apertar um botão repetidamente ou executar uma sequência de comandos. Existem várias possibilidades de minigames, o que torna o combate bem variado. É possível também aumentar o poder dos golpes: basta aumentar a dificuldade dos desafios. É um sistema bem parecido com o utilizado nos combates de Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA), o que é justificável por conta de ambos os games serem da mesma produtora.
O início de uma parceria
Tomato Adventure foi fruto de uma parceria entre Nintendo e Alpha Dream. O game originalmente se chamaria Gimmick Land e seria lançado para GBC. O projeto foi transferido para o GBA, mesmo estando praticamente pronto no GBC, pois as chances de sucesso eram maiores no novo portátil. Para isso o título passou por várias mudanças, principalmente na parte gráfica. Para promover o lançamento, a Nintendo fez uma competição na qual vinte sortudos receberiam 1kg de tomate doce, uma iguaria cara no Japão. Todo esse esforço não foi suficiente e o título não se tornou popular. Contudo, as duas empresas continuaram trabalhando em conjunto após este projeto.O game em ação |
Katchup nipônico
Não se sabe ao certo o motivo de Tomato Adventure não ter sido lançado no Ocidente. Foi a temática maluca? A falta de sucesso no Japão? Ou o foco no público infantil? Infelizmente os jogadores do outro lado do planeta não puderam conferir este título, que contava com bons gráficos e mecânicas e batalha interessantes. O mais importante é que Tomato Adventure foi o ponto de partida da parceria entre Nintendo e Alpha Dream, o que resultou na aclamada série Mario & Luigi. E vocês, gostariam de testar este jogo?
Revisão: Gabriel Toschi
Capa: Douglas Fernandes