Uma mistura de estilos
A maior parte da música da série Fire Emblem é obra de Yuka Tsujiyoko. A compositora japonesa é a autora de músicas populares como o tema principal, presente em todos os capítulos da série. Em Awakening, as coisas foram um pouco diferentes: a dupla Rei Kondoh e Hiroki Morishita ficou responsável pela composição da trilha sonora, enquanto Tsujiyoko trabalhou como supervisora. Pouco se sabe sobre os trabalhos anteriores de Morishita, a única certeza é que ele é um compositor da Intelligent Systems. Já Kondoh foi o compositor da música de games como Okami (PS2,Wii,PS3), Bayonetta (PS3/X360), Devil May Cry 4 (PS3/X360) e Dragon’s Dogma (PS3/X360).Yuka Tsujiyoko e Rei Kondoh |
Além da incrível variedade de instrumentos e estilos, Fire Emblem: Awakening conta também com composições dinâmicas, algo inédito na série. Enquanto o jogador estuda o campo de batalha e pensa nas estratégias de combate, uma composição suave e relaxante toca ao fundo. Quando um personagem entra em confronto com o inimigo, a mesma música se transforma: uma camada extra de instrumentos é adicionada, aumentando a tensão e importância da cena. A transição entre as duas versões é suave e o resultado é excelente.
Uma coleção de discos
Assim como lançamentos recentes da Nintendo como Kid Icarus: Uprising (3DS), a trilha sonora de Fire Emblem: Awakening também foi lançada no formato de CDs. Dois álbuns foram lançados no Japão. O primeiro, intitulado Fire Emblem: Awakening Music Selection, foi disponibilizado no Club Nintendo japonês e conta com uma seleção de vinte composições. Já Fire Emblem: Awakening Original Soundtrack é um pacote especial contendo cinco discos com a trilha sonora completa, além de extras como a abertura do game em alta resolução e a partitura para piano da faixa “You may call me Marth”. Infelizmente nenhum dos dois álbuns foi lançado no ocidente.Variedade extensa
Com mais de noventa faixas, é difícil definir as favoritas. Confira algumas seleções:Main Theme (Title)
A composição mais memorável da série Fire Emblem ganha um arranjo pomposo em Awakening.
Id~Beginnings
Simples e misteriosa, esta composição é um convite para mergulhar no universo do game.
Id~Serenity
A combinação de piano e arcodeão transmite uma sensação de paz e tranquilidade, perfeita para um passeio em um dia ensolarado.
Prelude - Prelude~Ablaze
Os instrumentos de sopro parecem anunciar algo novo, o desbravar de um novo mundo. Tudo muda na versão ablaze, utilizada nas batalhas: a percussão lembra uma marcha militar, o que evoca o fato de que Chrom e seus companheiros estão em guerra.
But Frederick, it’s nearly dark!
Um violino animado dita o ritmo de algumas conversas entre os personagens. É o tema ideal para tomar o chá da tarde com os amigos.
We’d best prepare for combat, just to be safe
As cordas ditam o ritmo de preparação para os combates. É uma música que consegue transmitir leve tensão, além de um natural convite para fazer escolhas com cuidado.
Destiny - Destiny~Ablaze
Um início triunfante, que aos poucos se transforma em angústia e dúvida. As cornetas e percussão novamente evocam uma marcha militar na versão ablaze.
Don’t speak her name!
Tristeza e superação são os sentimentos evocados por essa faixa, que é executada em um momento importante da trama.
Divine Decree - Divine Decree~Ablaze
O vocal transporta-nos para uma espécie de ritual misterioso e macabro. Já a versão ablaze traz o sentimento de urgência e tensão.
Conquest - Conquest~Ablaze
A percussão e gaita de foles tornam essa música levemente exótica, sem abandonar o tom de calma e exploração. O violino, baixo e bateria, na versão ablaze, tornam o arranjo bem energético. Um dos pontos altos é o momento que trechos da música tema são executados.
You may call me Marth
A bela e suave melodia no piano começa melancólica e aos poucos cresce, construindo certa urgência, combinando perfeitamente com a personalidade do personagem “Marth”.
Um resultado incrível
Variedade e qualidade são as palavras que resumem a música de Fire Emblem: Awakening. A extensa trilha sonora do game apresenta um estilo nunca explorado antes na série e a recepção foi bem positiva. Dentre as novidades, a mais marcante é o uso de duas versões da mesma música, que são utilizadas de acordo com a situação. É uma pena que os discos contendo a trilha sonora não tenham sido lançados no Ocidente. E vocês, quais são as suas músicas favoritas de Fire Emblem: Awakening?
Revisão: Luigi Santana