A série Ace Attorney, também conhecida por Gyakuten Saiban, nasceu em 2001. Sua ideia inovadora e instigante fez dela um sucesso tremendo no Japão, sendo mais tarde apresentada às Américas e gerando sequências e spin-offs. E como não poderia deixar de ser, a trilha sonora é excelente! Ao mesmo tempo cativante e divertida para acompanhar o jogador e também épica e surpreendente nos momentos mais decisivos.
A trilha sonora original por si só já merece uma grande matéria dado o vasto repertório que a série possui atualmente com uma década de existência. Porém, hoje não falaremos da OST (Original Soundtrack), mas sim de um dos álbuns mais interessantes já elaborados para a série, um arranjo em um estilo que nos surpreende ao combinar perfeitamente com a proposta do jogo. Estamos falando de Gyakuten Saiban Jazz Album ~Gyakuten Meets Jazz Soul~.
Agradando aos fãs com gostos musicais mais alternativos e clássicos, ou até aos fãs um pouco mais velhos, a coleção traz dez maravilhosas faixas em Jazz no melhor estilo Soul. Conhecido como Soul Jazz, é uma vertente do Jazz com influências de blues, gospel e R&B, resultando em um estilo mais calmo e suave, menos acelerado, com grande utilização do órgão, saxofone e piano.
O álbum abrange os três primeiros jogos da série e também Apollo Justice, o quarto jogo da franquia, porém com uma mudança de título.
Gyakuten Saiban ~Blue Notes and Scales in the Trial
Para iniciarmos a apreciação ao álbum, começamos da mesma maneira que fizemos com o primeiro jogo de Ace Attorney, com aquela música convidativa da sala de espera do tribunal, ou “Courtroom Lobby ~The First Prelude”, como é apresentada na OST.“Gyakuten Saiban ~Blue Notes and Scales in the Trial” apresenta-se aqui como uma versão muito mais elaborada, jazzística e trabalhada. Com quase cinco minutos da mais pura nostalgia sendo tocada aos sons de órgão, bateria e um esplêndido saxofone. Solos de saxofone podem ser encontrados durante toda a faixa, mesclados perfeitamente com solos de piano e o baixo constante e tranquilizante. Sem dúvida uma faixa que nos faz mergulhar de vez nesse álbum.
Ryuuichi Naruhodou ~Objection!
Feita a introdução, partimos para o adorado tema do protagonista, Phoenix Wright. Sem dúvida um dos temas mais populares e que mais recebe rendições musicais, incluindo a versão orquestrada do tema, que também é fenomenal.Ainda que a versão orquestrada seja muito boa, a versão em jazz supera. A faixa não só nos traz toda a beleza e nostalgia do tema original, como também é perfeitamente arranjada com as técnicas e os instrumentos típicos do estilo. Com inúmeros solos, improvisos e padrões que se renovam a cada estrofe, a melodia de Phoenix Wright parece ter, enfim, ganhado o tratamento que merece, pois a melodia casa muito bem com o estilo jazz e blues.
Oo-edo Soldier Tonosaman
A seguir uma música do primeiro jogo que, apesar de todas as canções da série serem facilmente reconhecidas, é certamente uma das que mais chama atenção. O grande e cativante tema de Steel Samurai!A semelhança com a música original talvez se limite apenas ao título, que é o mesmo para ambos. Pois, enquanto a canção original nos traz uma melodia alegre e infantil, essa versão se mostra muito mais calma, triste e dramática. E se você pensou que seria um ultraje para a versão original ou que perderíamos toda a magia do super-herói infantil, nos enganamos, felizmente.
Sem se prender ao jogo, o tema ganha aqui uma nova interpretação a respeito do herói amado por Maya e, claro, por nosso querido Miles. Com a riqueza sonora do tenor sax preenchendo toda a melodia acompanhado do belo piano, essa é uma de minhas faixas favoritas, surpreendendo pela grande mudança de estilo da canção original.
Gyakuten Saiban 2 ~Blue Notes and Scales in the Trial
Novamente nos deparamos com o tema do tribunal, agora do segundo jogo da série.Com uma ênfase sonora mais forte do que a primeira faixa, nos deparamos com uma música preenchida pelos tradicionais instrumentos de sopro, solando durante a maior parte da melodia. A novidade aqui é um animado acompanhamento de baixo e de piano, dando a essa música um ar mais alegre e ritmado.
Reiji Mitsurugi ~Great Revival
Com a mesma entrada épica demonstrada no momento em que a música é tocada no jogo, o tema do rival de Phoenix, Miles Edgeworth, recebe aqui sua homenagem.Enquanto a música original não chegava a ter dois minutos de duração, essa nova versão possui mais de cinco minutos de elaboradas melodias. O tema padrão se mantém, agora acompanhado de variados instrumentos de percussão, baixo e magníficos solos de saxofone, trombone e órgão.
Destaque aqui para os solos de órgão que, apesar de menos apreciado pelo público em geral, sua performance combina muito bem com os instrumentos de sopro que servem como apoio criando assim uma excelente performance. Notas altas de saxofone finalizam essa faixa com grande estilo.
Toranosuke Shibakuzou ~Swingin' Zenitora
Chegamos agora ao terceiro e mais épico jogo da série com o explosivo tema do tigre, um dos casos a ser resolvido por Phoenix Wright.O tema não difere muito do original homônimo, mantendo o mesmo padrão melódico e o mesmo ritmo. Porém, ganha aqui um tom ainda mais imponente e épico do que o até então alegre e engraçado.
Um ritmado baixo prepara o terreno para a execução dos instrumentos de sopro, sempre com melodias elaboradas e harmoniosas que se equilibram com o piano e órgão. Estes com maravilhosos solos que se misturam e combinam com todos os demais instrumentos. Nos momentos finais da música a percussão ganha força e importância, encerrando o tema em grande estilo.
Gyakuten Saiban 3 ~Blue Notes and Scales in the Trial
Aqui temos uma releitura do tema de tribunal do terceiro jogo.Nessa nova versão do tema do tribunal, apreciamos a harmonia entre os vários instrumentos tradicionais do estilo. Instrumentos de sopro ditam boa parte da melodia e magníficos solos de piano e percussão preenchem os intervalos entre os refrãos.
Godot ~The Fragrance of Dark-Colored Coffee
Eis que chegamos ao tema de um dos personagens mais populares e misteriosos da série, o grande promotor do terceiro jogo, Godot.Essa é uma das mais belas e elegantes faixas do álbum, além de combinar perfeitamente com o personagem. Num excelente exemplo da mistura de R&B e blues, a música entoa uma melodia triste e suave, dramática e misteriosa. Num tom mais sério e adulto, o padrão rítmico nos faz viajar pela música enquanto saboreamos o belo saxofone dando vozes ao tema. Certamente uma das melhores e mais elaboradas canções do álbum, além de ser uma das favoritas.
Revived Gyakuten and End
Uma homenagem a uma das faixas mais interessantes do jogo só podia resultar em um excelente arranjo. Estamos falando da música tocada nos créditos do primeiro jogo, em sua versão de Nintendo DS.É indescritível a sensação ao ouvirmos a música durante o jogo. Depois de um julgamento tribulado, depois de tantas emoções, ouvir mais de quatro minutos de música rolando os créditos é emocionante para quem acompanhou o jogo até o final.
Nessa releitura, o tema traz consigo toda a nostalgia dos jogos da série. Com o uso constante do baixo ditando o andamento da música, saxofones escrevendo a melodia e pianos criando a harmonia. Solos preenchem o tema e instrumentos se encontram em perfeita harmonia nessa faixa.
Minuki's Theme ~Child of Sorcery
A última faixa do álbum traz o tema da pequena Tracy Wright, a “filha” de Phoenix no jogo Apollo Justice.Com um estilo animado e gostoso de ouvir, a melodia harmoniosa é executada pelo saxofone de maneira brilhante com acompanhamento dos demais instrumentos de sopro e do baixo. Os solos de saxofone e de piano preenchem os trechos da música de maneira a terminar o álbum com gostinho de quero mais.
Sempre admiro muito e fico com grandes expectativas quando um novo álbum em estilo jazz ou blues será lançado para algum jogo conhecido. Geralmente temos um resultado satisfatório para os fãs do gênero, porém, esse álbum de Ace Attorney no estilo jazz superou todas as minhas expectativas. O álbum é excelente e merece ser escutado muitas e muitas vezes!
Revisão: Alex Sandro
Capa: Vitor Nascimento