É com tamanha maestria que foi lançada a continuação do jogo mais famoso do mascote da Sega. Sonic the Hedgehog 4 veio com tudo para mostrar que não perdeu o gás, e ainda continua em sua melhor forma. Na onda das continuações dos melhores jogos já lançados, o mais novo capítulo de Sonic the Hedgehog deixa sua marca com um looping de aterrissagem a uma fileira de argolas douradas em cenários cada quais bem marcantes.
A apresentação dispensa comentários: é o bom e velho Sonic de sempre, daqueles que nos prendiam a atenção, faziam-nos dispensar visitas e tomavam nossas boas horas de sono. Quem nunca ficou preso em uma fase e depois, ao entendê-la, quis completá-la da forma mais veloz e eficaz possível? Parece que esta foi sempre a principal proposta dos games do mascote da Sega: ser dinâmico a ponto de tornar o jogo agradável a qualquer um que o jogue, além de possuir recursos e meios que só os mais fanáticos pela série se dedicariam a utilizá-los. Tais recursos como completar uma fase da forma mais perfeita e rápida possível, transmitindo uma sensação de domínio e destreza para quem joga, e a beleza de acompanhar a rapidez visual por quem assiste.
Revivendo o passado
Pode falar, isto lhe traz lembranças! |
Os gráficos mantém o estilão dos jogos da série, porém, agora muito mais vivos e dinâmicos. Os cenários de fundo são o que o jogo tem de mais belo. Desta vez, sobreposições de imagens e movimentações dos elementos de fundo nos apresentam um visual ainda mais envolvente, combinando com a realidade e dinâmica da série.
Passe por belos cenários ao entardecer e privilegie riachos cor-de-guaraná... |
Um dos momentos mais emocionantes foi passar pela Splash Hill Zone, uma espécie de Green Hill Zone, à tarde. Ver o pôr-do-sol numa das fases que mais remetem ao passado nos permite uma outra observação, de que aquele mundo vive e permanece até mesmo em outros momentos. Momentos de argolas ainda mais douradas e de um tropicalismo ainda mais marcante!
Next Gen[esis]
As fases bônus estão de volta! |
Direto da série Adventure, vem o Homing Attack, que é o ataque teleguiado de Sonic ao pular. Este novo elemento trazido à série a deixa ainda mais dinâmica, de forma a não permitir a quebra de velocidade, e a com possibilidades de alcançar melhores scores e combos no ar. Às vezes, a sensação é de estar jogando uma das fases rápidas de Sonic Adventure 2, devido ao grande número de encadeamentos entre os vários momentos velozes e dinâmicos do jogo.
Piece of Cake
O jogo possui um nível bom de dificuldade, médio, pode-se dizer. A jogabilidade está bastante precisa e ágil devido aos novos recursos introduzidos da série e a vontade de voltar a jogá-lo está bastante alta, seja pela qualidade e boas mecânicas de jogo, ou pelos elementos multimídia, como os ótimos e agradáveis gráficos e som.Sonic dando uma de DK e andando pelas minas de esmeraldas! |
A duração média para o término de cada Ato de uma Zona é de 4 minutos para um jogador médio, isso à toda velocidade e sem empacar. As fases tem um tamanho relativamente grande, o que compensa a pouca quantidade de Zonas, que são quatro, fora os eventos finais e estágios especiais. Mas, para impedir a missão do terrível Dr. Robotnik de tomar o controle de tudo, Sonic será incumbido de coletar todas as sete esmeraldas, sempre tão preciosas à série, o que garante que ocorram coisas novas e que o verdadeiro final possa ser visto.
Considerações finais
Sonic the Hedgehog 4 trabalhou bem os diversos elementos criativos de forma natural e condizente com a série, sendo uma ótima pedida para quem curte o gênero, e principalmente para os fãs do mascote. A música é composta por Jun Senoue – guitarrista da banda Crush 40, compositor principal de vários outros jogos da franquia Sonic, como a série Adventure, Sonic Heroes, Sonic and the Black Knight, Sonic the Hedgehog 3 e também de Nights: Journey of Dreams e Super Smash Bros Brawl, só para citar alguns exemplos. Sua música aqui possui o ritmo e o estilo da série, com temas ora energizantes, e às vezes pacíficos, se adaptando muito bem a cada uma das fases e deixando sua marca.Tropicalismo na medida certa e muita diversão nos casinos da cidade! |
Prós
- O bom e velho Sonic 2D está de volta;
- Ótimo custo-benefício na linha WiiWare;
- Visuais lindos, que engrandecem a produção.
Contras
- O game é curto e possui poucos extras.
Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 – WiiWare – Nota: 9.5
Revisão: Pedro Pellicano
Capa: Daniel Machado
Capa: Daniel Machado
*Essa Matéria foi publicada originalmente na Revista Nintendo Blast #14.