Análise: Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 (WiiWare) e sua volta em grande estilo

em 02/04/2013

É com tamanha maestria que foi lançada a continuação do jogo mais famoso do mascote da Sega . Sonic the Hedgehog 4 veio com tudo para mos... (por Jaime Ninice em 02/04/2013, via Nintendo Blast)


É com tamanha maestria que foi lançada a continuação do jogo mais famoso do mascote da Sega. Sonic the Hedgehog 4 veio com tudo para mostrar que não perdeu o gás, e ainda continua em sua melhor forma. Na onda das continuações dos melhores jogos já lançados, o mais novo capítulo de Sonic the Hedgehog deixa sua marca com um looping de aterrissagem a uma fileira de argolas douradas em cenários cada quais bem marcantes.

A apresentação dispensa comentários: é o bom e velho Sonic de sempre, daqueles que nos prendiam a atenção, faziam-nos dispensar visitas e tomavam nossas boas horas de sono. Quem nunca ficou preso em uma fase e depois, ao entendê-la, quis completá-la da forma mais veloz e eficaz possível? Parece que esta foi sempre a principal proposta dos games do mascote da Sega: ser dinâmico a ponto de tornar o jogo agradável a qualquer um que o jogue, além de possuir recursos e meios que só os mais fanáticos pela série se dedicariam a utilizá-los. Tais recursos como completar uma fase da forma mais perfeita e rápida possível, transmitindo uma sensação de domínio e destreza para quem joga, e a beleza de acompanhar a rapidez visual por quem assiste.

Revivendo o passado

Pode falar, isto lhe traz lembranças!
Sonic the Hedgehog 4 apresenta de maneira completa muitos dos melhores elementos da franquia. Sua história permanece a mesma (que pode ser conferida no site do jogo), trazendo continuidade à série: Dr. Eggman, vulgo Robotnik, em sua insistente missão de dominar o mundo, aprisiona os seres da natureza e os põe sob seu controle para dificultar a vida do Sonic, que terá de resgatar mais uma vez variados seres ao passar pelas fases. Um ato nostálgico! E por falar em fases, elas continuam simples e engenhosas, resgatando os tempos de plataforma lateral em 2D do mascote da Sega, que tanta glória alcançara na sua época. Seja em florestas, ruínas, cassinos, fábricas, e até mesmo no espaço, Sonic manda ver com toda a sua velocidade e habilidade para passar pelos mais diversos obstáculos situados nos mais diversos lugares.

Os gráficos mantém o estilão dos jogos da série, porém, agora muito mais vivos e dinâmicos. Os cenários de fundo são o que o jogo tem de mais belo. Desta vez, sobreposições de imagens e movimentações dos elementos de fundo nos apresentam um visual ainda mais envolvente, combinando com a realidade e dinâmica da série.

Passe por belos cenários ao entardecer e privilegie riachos cor-de-guaraná...
A água realmente está mais molhada agora, seja em cachoeiras, rios, ou mesmo em fases...O que? Não gostava das fases aquáticas? Pois elas voltaram para dar mais dor de cabeça àqueles que não eram muito chegados a ficar procurando por bolhas de ar e ter sua velocidade reduzida. Porém, estágios assim são obrigatórios na série, e nos fazem voltar ao passado com suas mais perfeitas características.

Um dos momentos mais emocionantes foi passar pela Splash Hill Zone, uma espécie de Green Hill Zone, à tarde. Ver o pôr-do-sol numa das fases que mais remetem ao passado nos permite uma outra observação, de que aquele mundo vive e permanece até mesmo em outros momentos. Momentos de argolas ainda mais douradas e de um tropicalismo ainda mais marcante!

Next Gen[esis]

As fases bônus estão de volta!
Devido à enorme quantidade de novos games e versões atualizadas de clássicos do Sonic, nem percebemos que se passou tanto tempo desde o último Sonic the Hedgehog 3 para Mega Drive. Esse que foi um jogo revolucionário para a época em termos gráficos, pois utilizava-se do máximo processamento do console, fazendo até muitos não acreditarem que um 16 bit conseguia rodá-lo. Em 2010, 16 anos depois, a Sega tem a grande ideia de reviver esta série clássica, com todas as características que os jogos anteriores da série possuíam, assim como na adição de novos elementos dos jogos do ouriço das gerações mais recentes.

Direto da série Adventure, vem o Homing Attack, que é o ataque teleguiado de Sonic ao pular. Este novo elemento trazido à série a deixa ainda mais dinâmica, de forma a não permitir a quebra de velocidade, e a com possibilidades de alcançar melhores scores e combos no ar. Às vezes, a sensação é de estar jogando uma das fases rápidas de Sonic Adventure 2, devido ao grande número de encadeamentos entre os vários momentos velozes e dinâmicos do jogo.

Piece of Cake

O jogo possui um nível bom de dificuldade, médio, pode-se dizer. A jogabilidade está bastante precisa e ágil devido aos novos recursos introduzidos da série e a vontade de voltar a jogá-lo está bastante alta, seja pela qualidade e boas mecânicas de jogo, ou pelos elementos multimídia, como os ótimos e agradáveis gráficos e som.


Sonic dando uma de DK e andando pelas minas de esmeraldas!
Muitas vezes você irá se deparar com alguns enigmas e puzzles no decorrer das fases, o que poderá quebrar o ritmo em alguns momentos. A dificuldade volta a aparecer quando ainda temos um marcador de tempo que não se pode estourar seu limite de 10 minutos, e acredite, você terá de se preocupar muito com isto caso fique preso em alguma parte.

A duração média para o término de cada Ato de uma Zona é de 4 minutos para um jogador médio, isso à toda velocidade e sem empacar. As fases tem um tamanho relativamente grande, o que compensa a pouca quantidade de Zonas, que são quatro, fora os eventos finais e estágios especiais. Mas, para impedir a missão do terrível Dr. Robotnik de tomar o controle de tudo, Sonic será incumbido de coletar todas as sete esmeraldas, sempre tão preciosas à série, o que garante que ocorram coisas novas e que o verdadeiro final possa ser visto.

Considerações finais

Sonic the Hedgehog 4 trabalhou bem os diversos elementos criativos de forma natural e condizente com a série, sendo uma ótima pedida para quem curte o gênero, e principalmente para os fãs do mascote. A música é composta por Jun Senoue – guitarrista da banda Crush 40, compositor principal de vários outros jogos da franquia Sonic, como a série Adventure, Sonic Heroes, Sonic and the Black KnightSonic the Hedgehog 3 e também de Nights: Journey of Dreams e Super Smash Bros Brawl, só para citar alguns exemplos. Sua música aqui possui o ritmo e o estilo da série, com temas ora energizantes, e às vezes pacíficos, se adaptando muito bem a cada uma das fases e deixando sua marca.


Tropicalismo na medida certa e muita diversão nos casinos da cidade!
O game está muito bem feito e merece ser conferido. Após uma longa espera, eis que chega a continuação de um dos melhores games do Sonic, e ele não está devendo em nada desta vez.

Prós

  • O bom e velho Sonic 2D está de volta;
  • Ótimo custo-benefício na linha WiiWare;
  • Visuais lindos, que engrandecem a produção.

Contras

  • O game é curto e possui poucos extras.
Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 – WiiWare – Nota: 9.5


Revisão: Pedro Pellicano
Capa: Daniel Machado
*Essa Matéria foi publicada originalmente na Revista Nintendo Blast #14.

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
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