Rumor: Activision está insatisfeita com as vendas de Black Ops II (Wii U) e funcionário acusa fãs da Nintendo

em 02/03/2013

Os consoles da Nintendo sempre se destacam pelos títulos first party , afinal ninguém melhor que a Big N para conhecer os próprios hardwar... (por Alex Sandro de Mattos em 02/03/2013, via Nintendo Blast)

Para Black Ops II vender bem, a Activision deixará seu personagem ser o Mario
Os consoles da Nintendo sempre se destacam pelos títulos first party, afinal ninguém melhor que a Big N para conhecer os próprios hardwares e explorá-los de maneiras criativas. Certamente você deve saber que os títulos third party com vendas surpreendentemente boas são casos raros e um recente rumor publicado no blog do desenvolvedor indie Calvin Hall aponta que um funcionário da Activision afirmou que a empresa está descontente com as vendas de Black Ops II no Wii U e acusa os fãs da Nintendo de apenas pagar por títulos da gigante japonesa. Confira as declarações:

"A Activision não esperava muito das vendas de Call of Duty: Black Ops II no Wii U, mas, com certeza, não esperava que fosse tão abismal. A Activision deu aos donos do Wii U a melhor versão de Black Ops II, com recurso Off-TV Play, e os fãs da Nintendo não o apoiaram. É fácil para os fãs da Nintendo difamar as publishers por não dar-lhes ports, mas as publishers estão atentas. Elas percebem que os fãs da Nintendo só falam. Os fãs da Nintendo falam demais, mas na hora de abrir suas carteiras eles gastam $ 60 em New Super Mario Bros."
"Simplesmente não há entusiasmo por ele [Wii U]. A única razão para as publishers ainda fazerem ports por Wii U é porque não querem prejudicar a relação com a Nintendo."
O blog de Hall ainda aponta que muitos projetos do Wii U foram cancelados, inclusive um grande projeto multiplataforma da EA e que essa tendência de cancelamento continuará, com exceção de algumas empresas, como a Ubisoft.

Mas vamos com calma. Inicialmente, trata-se de um rumor e não há qualquer confirmação sobre esta declaração. Segundo, foi apenas um funcionário da empresa, não é a opinião da Activision em si. É evidente que as third party dificilmente têm sucesso em vendas nos consoles da Nintendo, principalmente porque em se tratando de software a Big N acaba sendo uma concorrente direta. Claramente a Nintendo produz jogos para vender seus consoles e possui as mas valiosas e reconhecidas franquias do mundo dos games, que estão no mercado há anos, garantindo 'segurança' para os fãs da empresa.

"Não gostei dessa declaração.
Toma isso!" BOOOMMM!
Porém, é claro que acusar os fãs da Big N de serem os culpados pela baixas vendas de títulos third party é, no mínimo, equivocado. Obviamente há os jogadores que gostam da Nintendo e compram títulos da empresa, mas generalizar afastará possíveis interessados em jogos third party. É preciso lembrar que há aproximadamente quatro milhões de Wii U, as vendas do console não estão boas e que o grande público de Call of Duty ainda está nos consoles concorrentes (que possui bases instaladas muito maiores), portanto, esperar vendas expressivas é algo que deve ser considerado no momento. Sim, há aqueles que condenam outras empresas por não trazerem algo relevante aos consoles Nintendo e sabemos que o apoio de terceiros à Big N não é expressivo como nos consoles concorrentes desde a era do Nintendo 64, entretanto, acusar e culpar consumidores não é a melhor das soluções.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.