Perfil: Youngster Joey (Pokémon)

em 28/03/2013

No início de nossas jornadas, todos encontramos um Pokémon baseado em um pássaro e um outro baseado em um mamífero. A primeira dupla dessa... (por Unknown em 28/03/2013, via Nintendo Blast)


No início de nossas jornadas, todos encontramos um Pokémon baseado em um pássaro e um outro baseado em um mamífero. A primeira dupla dessa tradição foi Pidgey e Rattata. Alguns de nós tivemos um, outros tiveram o outro e ainda há alguns que tiveram ambos. Mas a maioria de nós abandonamos esses monstrinhos na box depois de encontrar opções melhores. Mas, não Joey. Você pode chegar à Pokémon League, e Joey te ligará lembrando como o Rattata dele é incrível. Você pode estar capturando aquele incrível Pokémon lendário e Joey te ligará lembrando como o Rattata dele está no topo de sua espécie. Você pode estar com todos os monstrinhos em nível máximo e participando de torneios Rattata é incrível. Será que é tão incrível mesmo?


A lendária e épica jornada do herói


Com sua bermuda e boné, Joey ("ゴロウ" Gorou, nas versões japonesas) não chamaria atenção de ninguém. Podemos dizer que Joey é bem discreto. Ele não tem um boné oficial da Liga Pokémon, ele não carrega nem mesmo uma mochila consigo. Ele não teve o privilégio de receber um Pokémon inicial do tipo grama, fogo ou água. Sua terra natal é desconhecida, mas a primeira vez que Joey pode ser visto é na Route 30 nas versões Gold, Silver e Crystal, e mais tarde nos remakes baseados em Johto, HeartGold e SoulSilver.

O primeiro encontro do jogador com Joey é quando está indo buscar um ovo a pedido do Professor Elm. A Route 30 possui dois caminhos, um levando ao local onde obterá o ovo e outro que é o acesso à Violet City. Para evitar que o jogador siga até Violet City, ignorando a designação de buscar o ovo, temos uma "parede" impedindo o progresso por aquele caminho, nosso querido e grandioso Joey. Ele está em uma épica batalha Pokémon contra Mikey, e depois de completarmos a missão do ovo, enfrentarmos nosso rival, voltarmos à cidade e à Route 30, encontramos Joey novamente. Para nossa incrível surpresa, Joey perdeu! Ainda não desmotivado, Joey desafia o jogador para sua primeira (além do rival) batalha Pokémon! Joey usa um Rattata lv4, e após a batalha contra ele, podemos enfrentar Mikey, que além de um Rattata lv4, possui um Pidgey lv2 e esse deve ser o motivo de nosso herói, Joey, ter perdido para Mikey. Afinal de contas, dois contra um é covardia!

Call me, maybe?


Após a luta contra Joey, ele pergunta se o jogador quer marcar seu telefone no Pokégear. O jogador, inocente, pode aceitar. Quantos de vocês imaginavam que aquela simples escolha seguiria vocês por toda sua aventura? Ou, ao menos, toda segunda-feira pela manhã, que é quando Joey costuma ligar. A Route 30 é um ótimo local para capturar Ledybas (Silver, SoulSilver e Crystal), que só aparecem pela manhã, quando Joey liga. No caso de você não estar interessado nos Pokémon joaninha, a viagem ainda pode valer a pena por Joey te entregar um HP UP, após você epicamente vencê-lo em uma dura batalha contra seu Rattata. Ah, mas esse brinde é apenas para as versões Crystal, HeartGold e SoulSilver!

Em sua primeira batalha, o Rattata de Joey tem apenas Tackle e Tail Whip, e você recebe míseros P$64 pela vitória. Na segunda batalha contra Joey, seu Rattata já aprendeu Hyper Fang e Quick Attack, por estar em lv15. Mais uma semana, e estaremos prontos para enfrentar agora seu Raticate em lv21 munido de Scary Face, um golpe que combina com ele, por ser um oponente assustador! Aliás, mesmo que o Raticate tenha evoluído, Joey continua o chamando de Rattata durante as ligações. Pode ser uma surpresa na primeira vez que isso acontece, mas estejam preparados! Nas duas próximas batalhas, o Raticate estará nos níveis 30 e 37, contando com Pursuit durante a quarta partida (então, cuidado ao tentar recuar seu Pokémon!) e um poderoso Hyper Beam da quinta batalha em diante. Em HeartGold e SoulSilver, Joey já tem seu Rattata evoluído desde a segunda batalha e seu nível também muito mais elevado. Nessas versões, da quarta batalha em diante seu Raticate vem em lv54. Assustadinhos agora?

Top percentage?




O fato de Joey ligar tantas e tantas vezes durante sua jornada e continuar falando como seu Rattata está no topo dos Rattatas, tornou-se um ponto cômico dos jogos e repercutiu em diversos sites, fóruns e eventos. Claro que Joey foi lembrado em outras mídias e até mesmo pela própria Game Freak. Em FireRed/LeafGreen, na Route 25 (Kanto), podemos enfrentar um "Youngster Joey", mas apesar da tradução ocidental, seu nome japonês é "Takeo" (e não Gorou). Ainda assim, esse Joey traz consigo um Rattata na companhia de um Spearow. Em Ruby/Sapphire, na Route 116 (Hoenn) também temos um Joey, que nas versões japonesas também se chama Takeo. Mas é em Black/White que temos o retorno triunfal do amado (ou odiado?) Joey! Em Dreamyard, antes de salvarmos Munna das mãos de Team Plasma na companhia de Bianca, temos a oportunidade de enfrentar Joey (Gorou!) munido de dois Patrats e um Lillipup. Será que nosso herói abandonou seu incrível Rattata (Raticate!) em Johto e partiu para o outro lado do mundo para iniciar sua jornada sem seus Pokémon antigos? Bem, apenas pessoas muito idiotas fariam algo assim, não é Ash?

Joey é uma das maiores piadas entre os fãs da série. Receber uma ligação dele, em plena segunda-feira de manhã, enquanto estamos enfrentando o Elite Four para conseguir dinheiro com nossos monstrinhos em lv100, chega a ser cômico. Tanto que fãs começaram o "Desafio Joey", em que você deve finalizar o jogo apenas com um Rattata! Os outros Pokémon no time devem ser apenas para usar HMs. E então, vocês topariam o desafio?

Revisão: Bruno Nominato


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.