Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #103: cronologia de Metroid, HD externo no Wii U, Método Masuda em Pokémon, a recepção de Castlevania: Mirror of Fate e mais

Caríssimos leitores pedrásticos, para combinar e preencher a data mais especial do ano, Dia Internacional da Mulher , o N-Blast Responde ... (por Pedra (Gossip Stone) em 08/03/2013, via Nintendo Blast)

"Assim você vai borrar minha maquiagem!"
Caríssimos leitores pedrásticos, para combinar e preencher a data mais especial do ano, Dia Internacional da Mulher, o N-Blast Responde está aqui! Não, eu não sou a Pedra, sou a Senhora Pedra e como sou eu quem manda, quis apresentar a coluna de hoje. E ela está repleta de dúvidas sobre o Método Masuda, a cronologia da série Metroid, Castlevania: Mirror of Fate e a baixa recepção da crítica, Bomberman no Nintendo 64, conhecendo Kingdom Hearts e muito mais. Não deixe de ler e de presentear as mulheres que engrandecem e embelezam nossas vidas.
Pedra. Por que preciso comprar um HD com cabo de força próprio ao invés de utilizar a energia do USB no Wii U ? Você pode me dar um exemplo desse HD?‎
Chico Reis HD (de Hard Dúvida)
A princípio, HDs externos que se conectam apenas pelo cabo USB funcionam no Wii U. Entretanto, HDs desse tipo dependem de "energia de sobra" transmitida pelo próprio cabo USB. No caso do Wii U, ocorrem momentos em que o processamento é mais pesado e esta energia extra pode diminuir a ponto de não ser o suficiente para o HD se manter funcionando. Quando isto acontece, o jogo trava e aparece uma mensagem de erro de comunicação com o HD externo. Então, pra evitar esses inconvenientes, é melhor optar logo por um HD com cabo de energia próprio. Praticamente todas as marcas tem modelos de HDs, tanto com fonte de alimentação próprio como sem, apenas verifique na descrição do produto que em "Alimentação" esteja descrito algo como "através de fonte de alimentação" e não "USB 3.0".

Não, aquilo não é um tijolo para você conectar via USB no Wii U... ¬¬'

Yasmin ela me trai?
Aladdinônimo "se achando chifrado" da Silva
Ora essa, Aladdin, eu já te falei um monte de vezes pra você deixar essa neura!!! Aquele beijo no Jafar foi só pra distraí-lo, quantas vezes eu tenho que repetir?!?

Foi só um beijo de distração. É, "distração"...
Pedra, eu ouvi falar de um tal "Método Masuda" no Pokemon, o que é?
Anônimo "Metoditando Masudantemente" da Silva
O "Método Masuda" é uma técnica existente na quarta e quinta gerações dos jogos Pokémon que possibilitam uma chance um pouco maior conseguir as versões "shiny" dos monstrinhos. O método consiste em cruzar dois Pokémon pertencentes a diferentes países. Por exemplo, cruzar um Pokémon originário da região dos Estados Unidos com um Pokémon trocado da região do Japão. Isto faz com que a chance do novo Pokémon gerado tenha uma chance de 1 em 1366 (isso na 5ª geração, na 4ª é de 1 em 1639) de ser shiny. Pode parecer pouco, mas é bem melhor do que a probabilidade de 1 em 8192, que é a chance de achar um shiny em encontros normais.

Bem mais fácil assim! XD
pedrinha por favor não me de um pedrality pela minha pergunta , vejo no mercado afora que a Nintendo não deve esta bem contente com o wii U pois esta trazendo prejuízos sendo assim creio que o Pachter esta certo talvez a Nintendo venha a falir por isso estou pensando em vender meu Wii U. O que acha?
Anônimo "Pachtraumatizado" da Silva
Como eu já disse em outras ocasiões, consoles recém-lançados sempre sofrem um pouco até "pegarem embalo". No caso do Wii U, apesar de o lançamento ter contado com uma quantidade e variação boa de jogos, isto foi seguido por um "período de seca" bastante inconveniente (e que não foi em nada ajudado pelo adiamento de Rayman Legends ¬¬). Agora que os jogos novos e exclusivos começarem a chegar (Lego City Undercover, Pikmin 3, The Wonderful 101, Bayonetta 2), a coisa pode voltar a ficar mais favorável para o Wii U, mas teremos que aguardar esperançosos. Ainda é muito cedo para recorrer a vender o seu Wii U... espere um pouco mais, porque é capaz de você acabar se arrependendo de ter feito isso depois. E quanto ao Pachter... não se misture com essa gentalha!

O Pachter e o Nivaldo da equipe do Blast falam mal do Wii U,
mas logo logo compram um pra jogar "Bayonetta". Seeiii...
Pedra, como é a série Kingdom Hearts? Eu sempre pensei ser um RPG comum, mas vi que tem alguns personagens da Disney. Você me indicaria esse jogo para o 3DS?
Anônimo "Reino dos Corações" da Silva
Kingdom Hearts é uma série de jogos de Action-RPG da Square-Enix onde o protagonista é um garoto chamado Sora, que tem como objetivo proteger os mundos de seres malignos chamados Heartless (na verdade isso é um resumo do resumo do resumo... a coisa fica extremamente mais complicada no decorrer da história da série). Acontece que a maioria desses mundos, nada mais são do que mundos da Disney, como de Aladdin, Pinóquio, Rei Leão e até Piratas do Caribe. Além disso, os principais aliados de Sora são Donald, Pateta e Mickey, que o ajudam a lutar contra os inimigos. Na verdade, os mundos da Disney acabam ficando em segundo plano e a história principal se desenrola a partir do mundo próprio da série, que envolve os personagens Sora, Riku e um grupo chamado Organization XIII. E não são só personagens da Disney que fazem participações especiais. Os primeiros jogos da série contavam com vários personagens da série Final Fantasy, como Cloud, Sephiroth e Squall. Já Kingdom Hearts Dream Drop Distance, do 3DS, trouxe a participação de personagens do jogo The World Ends With You (DS). É uma série de grande sucesso e vale muito a pena conhecer. Entretanto, começar com Dream Drop Distance pode ser um pouco confuso se você não conhece a série, porque no momento ele é o último da linha cronológica. Ele conta com resumos dos jogos anteriores, mas se a história já é difícil de acompanhar pra quem jogou todos, imagine então se baseando apenas em textos resumidos.

Kingdom Hearts: uma série que é muito amor s2

Pedra, Bomberman Hero pra Nintendo 64 teve algum sucesso? Acho esse jogo tão bom, os puzzles, a dificuldade etc. Muitos preferem o Bomberman 64, aliás, esse também fez sucesso?‎
Maxwel Olinda, o homem-bomba do N64
Na época, Bomberman Hero foi considerado apenas "razoável". Como um jogo de plataforma 3D, ele não chegava aos pés de outros jogos do gênero, como Mario 64 e Banjo Kazooie... mas o que realmente prejudicou o jogo foi o fato de ele não ter o modo multiplayer, que sempre foi o forte da série. Bomberman 64, por outro lado, teve uma recepção consideravelmente melhor. O modo de um jogador não é muito diferente do de Bomberman Hero, mas ele tinha multiplayer e isso era o que realmente importava.

Quem é que foi que convidou Bomberman
para participar de Super Mario 64?
Pedra, qual é a ordem cronológica de Metroid?
Anônimo "Ordenado" da Silva
A ordem cronológica é:
1) Metroid (NES)/ Metroid: Zero Mission (GBA);
2) Metroid Prime (GameCube);
3) Metroid Prime Hunters (DS);
4) Metroid Prime 2: Echoes (GameCube);
5) Metroid Prime 3: Corruption (Wii);
6) Metroid II: Return of Samus (Game Boy);
7) Super Metroid (SNES);
8) Metroid: Other M (Wii);
9) Metroid Fusion (GBA).

O tempo passa e a Samus ainda continua esbelta!
Pedra, será que sou só eu que acho o tema da área Satorl Marsh (noite) de Xenoblade Chronicles uma das coisas mais belas que a humanidade já fez? Quase choro ao ouvi-la.
Anônimo "Chorando a noite" da Silva
Você também sente isso ou pedras não choram? Não é só você não, pode ter certeza. Sim, eu também choro... veja, estou com uma lágrima no olho agora mesmo. Eu posso ser uma Pedra, mas isso não quer dizer que meu coração seja de pedra. Bom, na verdade ele é de pedra sim... mas isso não quer dizer que eu não tenha sentimentos! Anyway, ouça o belo tema de Satorl Marsh e chore você também:


Essa música tira lágrima de Pedra. Ops, não, quero dizer...
Pedra, será que os Pokémon só sabem falar o próprio nome, ou o nome deles é dado com base na única coisa que sabem falar? @_@
Anônimo "Pokéfilosófico" da Silva
Pois é, essa é uma das grandes perguntas existenciais de nosso tempo. Pra mim, faz mais sentido que os nomes dos Pokémon sejam dados baseados no que eles falam... porque, caso contrário, os Pokémon que tem nomes próprios teoricamente teriam que falar os seus próprios nomes e não o nome da espécie. Agora, pensando nessa forma, é estranhamente conveniente que a única palavra que cada espécie de Pokémon saiba falar geralmente se encaixe perfeitamente com o que eles são... como, por exemplo, "Psyduck" no caso de um pato psíquico, ou "Horsea" no caso de um cavalo marinho (que em inglês é "seahorse").

Hmmm... eis uma boa Pokéfilosofia...
Pedra, por que será que Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate levou uma nota tão baixa da IGN?
Anônimo "Baixaria" da Silva
O 4.7 dado pela IGN pode ter sido um pouco de exagero, mas a questão é que Mirror of Fate realmente acabou decepcionando bastante. O maior problema é que a série Castlevania já tinha uma identidade própria nos consoles portáteis: estilo Metroid, gráficos tipo anime, elementos RPG, muita exploração e uma tonelada de segredos... a fórmula já vinha se aperfeiçoando há muito tempo e os últimos jogos da série no DS foram realmente excelentes. Então, com a chegada de Mirror of Fate, a ideia foi misturar esse conceito com o universo reformulado da série Lords of Shadow e o resultado... bem, não foi dos melhores. Os gráficos, apesar de tridimensionais, estão longe de terem a mesma "vida" que os Castlevania 2D pixelizados tinham, os controles, por serem adaptados do jogo para consoles, acabaram ficando muito menos confortáveis do que os anteriores, que respondiam perfeitamente, o desafio é totalmente inconsistente (até inimigos fracos podem se tornar uma tortura pra derrotar, mas checkpoints constantes eliminam qualquer preocupação), a maioria dos segredos são facilmente encontrados, há pouca exploração, o caminho a seguir é sempre facilmente identificado, não há praticamente nada de customização ou equipamento de itens... Resumindo: é Castlevania Lords of Shadow limitado em um plano 2D. E isso é simplesmente jogar fora tudo o que os Castlevania 2D anteriores tinham de tão bom. É claro que Mirror of Fate não é de todo ruim e dá pra se divertir com ele sim... mas quem é fã de Symphony of the Night, Circle of the Moon, Dawn of Sorrow, etc., com certeza vai ficar decepcionado. E, sendo um destes fãs, eu realmente espero que um novo Castlevania seja lançado no 3DS seguindo esse estilo anterior e abandonando esse novo universo do Lords of Shadow.

Ele vai ser tão massacrado quanto a versão para o 3DS...
Pedra você que sabe tudo, como Ganadorf nasceu em uma vila só de mulheres? E como consegue ser ruivo se ele é escuro, e me desculpe por te espancar só pra ver a hora no OfT.
Anônimo "Pedraespancador" da Silva
A raça dos Gerudo, a qual o Ganondorf pertence, consiste apenas de mulheres, com um único representante do sexo masculino nascido a cada cem anos. Mas é claro que a raça precisa se procriar e um homem apenas não daria conta de fazer isso por um século inteiro e é por isso que as mulheres Gerudo usam homens Hylianos para se reproduzir. Pele escura e cabelo ruivo são características comuns da raça, mas tenho quase certeza que o Ganondorf gosta de dar um retoque na cor da cabeleira... o que, na minha opinião, é uma grande bobagem, ele tinha é que se preocupar com aquele nariz e aquelas orelhas de elefante. Ah, então quer dizer que você é um desses que fica dando espadada em mim só pra saber as horas, é?!? Queria ver só se você ia gostar se alguém passasse por você na rua e, em vez de te perguntar educadamente, começasse a te espancar até você dizer as horas! Não parece nada legal, né?!? ò.Ó

Eis uma outra boa teoria sobre a procriação dos Gerudos :P

Pedra , O Novo Mario Kart para Wii U voltara com os perssonagens que foram retirados no Mario Kart 7 ?, Acho que você sabe de quem estou falando.‎
Dry Bones (não sabia que caveiras digitavam... ¬¬')
Com todo o poder que o Wii U tem, eles bem que podiam incluir todos os personagens que já participaram da série Mario Kart e ainda mais alguns novos, não é? Agora, não reclame não, seu monte de ossos secos... você pelo menos já participou em um dos jogos, mas e eu aqui que nunca tive o privilégio de participar nas corridas?!? E nem me venha com coisas do tipo "mas você não é da série Mario" ou "mas você não tem braços ou pés pra dirigir um kart", porque tudo isso é bobagem... se até bebês, macacos, caveiras, abelhas e até princesas (você sabe, mulher no voltante... :P) podem dirigir e eu não? ¬¬'

Tsc, tsc, tsc... e ainda reclama de não participar... ¬¬'

Pedra, a série Megaman X acabou? Dizem que já devia ter acabado no X5...
"AnôniMegaman" da Silva
Os últimos jogos da série Mega Man X foram o X8 (PS2) e o Command Mission (PS2/GameCube), ambos lançados em 2004. Realmente, teria sido melhor para a reputação da série se ela tivesse acabado antes. O X5 e X6 até que são razoavelmente bons e pelo menos o X6 dá uma conclusão à história... mas daí eles continuaram, com uma transição horrível para o 3D e uma história nada a ver com a dos jogos anteriores e a coisa foi decaíndo rapidamente. Não é à toa que a coletânea "Mega Man X Collection" só inclui os jogos de 1 a 6. Felizmente, eles acabaram deixando a série X descansar em paz e partiram para continuações mais decentes com as séries Zero e ZX. Mas o que todos querem saber é onde está o herói azulão agora! Não vemos um jogo novo do Mega Man desde 2010 (Mega Man 10), o aguardado Mega Man Legends 3 foi cancelado, o aniversário de 25 anos do personagem passou sem grandes novidades e até o momento não há nenhum jogo novo anunciado para a série. Será que o nosso querido herói robótico chegou ao fim de sua vida?!? Certamente não! Só esperemos que Capcom anunicie algo novo logo... e que seja algo bom!

Já que a Capcom não faz jogo, Megaman, desempregado, foi fazer uns bicos...
É isso aí, galera pedrástica, N-Blast Responde por ora acabou. Dúvidas? Pergunte em formspring.me/nintendoblast ou em ask.fm/nintendoblast. Todas serão respondidas, talvez até esclarecidas e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Até lá!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. É, o Megaman X5 deveria ser o final verdadeiro da série X, com o Zero morto. Mas a Capcom decidiu por conta própria continuar a série com o X6 (que utiliza vários elementos do jogo anterior de forma meio infantil, meio que jogando os vírus X e Zero em pontos aleatórios das fases sem razão, e a quantidade estupidamente grande de reploids a serem resgatados), e posteriormente, 7 e 8. Já joguei um pouco de um deles, e devo dizer que a transição para o 3D não me agradou muito.

    Pena que a Capcom parece ter se esquecido da série, porque os fãs estão morrendo por um Megaman novo. Por que resolveram Legends 3 se estava indo tão bem, com os fãs participando do projeto?!

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que a série Prime esteja entre Metroid e Metroid II. A própria Samus já disse duas vezes que nada aconteceu entre esses dois episódios.

    Introdução de Super Metroid → http://www.youtube.com/watch?v=uR7ZqCYNXYQ

    Trailer de retrospectiva de Metroid Other M → http://www.youtube.com/watch?v=dtNcuP0tz6I

    ResponderExcluir
  3. @Müller Lira, Metroid Prime é um jogo para Gamecube, enquanto que Super Metroid é um jogo para SNES. Já que foi produzido primeiro, não teria como ela descrever os eventos da trilogia.

    Em relação a Other M, a Nintendo deliberadamente removeu a trilogia Prime para encaixar o enredo do jogo na série (lembra-se de como a Samus chama o Space Pirate de "Zebesian"?).

    A Retro Studios deixou a trilogia Prime entre Metroid e Metroid II por se encaixar melhor entre os dois e não abalar a estrutura da série (que até então só contava com 4 jogos). E a Nintendo adimitiu oficialmente que esses jogos acontecem entre os dois primeiros.

    ResponderExcluir
  4. Eu faço aniversário no Dia Internacional da Mulher, minha vida é uma desgraça! :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua vida deve ser dificil, se te derem parabens vc nao pode saber se estao te trollando ou estao te parabenisando mesmo

      Excluir
  5. "Ganondorf nasceu em uma vila só com mulheres": Ou seja, o Ganondorf é comedor pra caralho, humilhou o Bowser! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns atrasado cara! Sem trolls hein, hahahaha!

      E eu, faço aniversario dia 24/03... Esse dia 24... Sempre tem um palhaço pra zoar! Kkkkkkkk xD

      Excluir
  6. @yamiryuu_zero mas cara, no Metroid Fusion (2002) Samus já conta alguns acontecimentos do Metroid Other M (2010) como por exemplo a "missão em que o Adam deu a vida por ela", nisso a gente já tinha ideia que havia uma missão que antecedia o Fusion e que ainda não havia sido lançada.
    No Super Metroid não acontece isso, não vejo como os Primes estarem entre Metroid e Metroid II.

    Feliz dia do Unicórnio.

    ResponderExcluir
  7. @Müller, Fusion diz que Adam deu a vida por ela, mas não especifica quando foi isso. Eu, por exemplo, sempre achei que o sacrifício dele antecedia até mesmo o primeiro game.

    Na série Prime, não há mensão alguma a Adam Malkovich em nenhum dos quatro jogos, o que não serve para provar se está morto ou vivo.

    A série Prime acontece entre Metroid e Metroid II sim, porque a Nintendo e a Retro Studios decidiram que essa é a linha oficial.
    "Metroid Prime was the first of the four-part Prime storyline, which takes place between the original Metroid and Metroid II: Return of Samus. This is due to the fact that the titular Metroid creatures were exterminated in the latter, and Prime contains Metroids as minor creatures."

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google