Miyamoto fala sobre abertura da Nintendo para jogabilidade online e sobre violência nos games

em 13/03/2013

Em entrevista ao jornal The New York Times , o aclamado e carismático criador de Mario falou sobre um assunto que ainda não é tão comum pa... (por Henrique Melo em 13/03/2013, via Nintendo Blast)

Em entrevista ao jornal The New York Times, o aclamado e carismático criador de Mario falou sobre um assunto que ainda não é tão comum para a Nintendo e que, por isso, gera até mesmo polêmica em meio à indústria de games: jogabilidade online. Miyamoto afirmou que a jogatina online é uma das coisas mais animadoras no mercado atualmente. Ele admite que a tendência tem crescido, tornando-se cada vez mais forte, e que a Big N está atrasada em relação ao recurso, mas disse também que chegou a hora da empresa começar a se abrir mais. Um outro ponto interessante abordado na entrevista foi sobre a violência nos games. Confira algumas declarações de Miyamoto ao jornal americano:

The New York Times: O que você acha das discussões que temos tido nos Estados Unidos sobre a violência nos games depois dos eventos ocorridos em dezembro na cidade de Newtown, Connecticut?
Shigeru Miyamoto: É uma questão difícil. Como alguém que cria jogos e entende que crianças os jogam, é um assunto que realmente me sensibiliza. Temos percebido através de diversas mídias que quando pessoas vêem ou experimentam violência na tela, há um certo entretenimento por parte delas. Mario é um personagem que, para mim, não precisa usar armas. Quando o assunto é violência, você pode me perguntar: "Então, se Mario não usa uma arma, seria adequado para ele bater em pessoas?". De fato, quando estávamos criando Super Smash Bros., nós tivemos longas e profundas discussões sobre o que era e o que não era apropriado para o Mario.

TNYT: O que é mais animador para você nos video games atualmente?
Miyamoto: Por muito tempo, nós da Nintendo não demos muito foco à jogabilidade online porque, se fizéssemos isso, poderíamos acabar limitando o tamanho de nossa público que aproveitaria o recurso. Mas, certamente, agora vemos que muitas pessoas estão conectadas à internet. Isso abre uma quantidade tremenda de possibilidades.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.