The New York Times: O que você acha das discussões que temos tido nos Estados Unidos sobre a violência nos games depois dos eventos ocorridos em dezembro na cidade de Newtown, Connecticut?
Shigeru Miyamoto: É uma questão difícil. Como alguém que cria jogos e entende que crianças os jogam, é um assunto que realmente me sensibiliza. Temos percebido através de diversas mídias que quando pessoas vêem ou experimentam violência na tela, há um certo entretenimento por parte delas. Mario é um personagem que, para mim, não precisa usar armas. Quando o assunto é violência, você pode me perguntar: "Então, se Mario não usa uma arma, seria adequado para ele bater em pessoas?". De fato, quando estávamos criando Super Smash Bros., nós tivemos longas e profundas discussões sobre o que era e o que não era apropriado para o Mario.
TNYT: O que é mais animador para você nos video games atualmente?
Miyamoto: Por muito tempo, nós da Nintendo não demos muito foco à jogabilidade online porque, se fizéssemos isso, poderíamos acabar limitando o tamanho de nossa público que aproveitaria o recurso. Mas, certamente, agora vemos que muitas pessoas estão conectadas à internet. Isso abre uma quantidade tremenda de possibilidades.
Fonte: The New York Times