Participaram da entrevista mais de 2500 norte-americanos desenvolvedores de jogos. Apenas 4,6% dos entrevistados apontaram que estão trabalhando no momento em algum título para Wii U e 6,4% afirmaram que seu próximo título será para o console de mesa da Big N. Um número bem abaixo das duas grandes concorrentes.
Entre três as grandes, a Microsoft liderou a lista de interesse dos desenvolvedores. 13,2% dos entrevistados disseram que estão fazendo algum jogo para o Xbox 360 no momento e aproximadamente 14% afirmaram que seu próximo título será para o atual console da Microsoft. 13% dos entrevistados apontaram que estão fazendo atualmente algum jogo para o PlayStation 3 e 12,4% planejam um futuro game para o console da Sony.
O interesse no Wii U também está abaixo se comparado com o interesse dos desenvolvedores norte-americanos nos próximos consoles da Sony e Microsoft. Para ambos, 11% afirmaram que planejam lançar algum título para o PlayStation 4 e para o sucessor do Xbox 360.
De acordo com o estudo, PC e Mac estão entre são as plataformas mais procuradas pelos desenvolvedores com 34,6% afirmando que o último título lançado foi para essas plataformas e 49% planeja lançar um futuro título no PC e Mac.
Perdendo pro Vita? #chatiado |
Entre os dispositivos portáteis, 38% dos entrevistados apontaram que lançaram o último jogo para smartphones e tablets; 55% estão atualmente desenvolvendo para esses dispositivos e 58% planejam um futuro título para os mesmos. Para o PlayStation Vita, 4,2% dos entrevistados afirmaram que estão trabalhando no momento em algum título para o portátil da Sony e 5% mostraram interesse em algum título futuro. Os números do Nintendo 3DS são ainda menores: 2% estão desenvolvendo algum título para o portátil no momento e 2,8% planejam um título para o portátil da Big N.
Curiosamente, 53% dos entrevistados se identificaram como um desenvolvedor independente e destes, 51% têm menos de dois anos de mercado. Para mostrar que os indies estão crescendo, 46% dos entrevistados trabalham em empresas com dez ou menos funcionários e a grande maioria não estavam trabalhando em parceria com alguma publisher. Apenas 24% dos desenvolvedores indie trabalharam com alguma publisher no último jogo e somente 20% estão trabalhando com alguma no momento.
Fonte: GameSpot