Ases intragáveis
Opção de carreira para jovens dos anos 1980. |
Sempre que me deparo com um jogo muito ruim, espero encontrar estampado em sua caixa o logotipo de uma desenvolvedora lixosa, como a LJN ou a Titus, e até mesmo quem sabe a Acclaim ou a Ocean, mas nunca em sã consciência poderia imaginar encontrar a marca da Konami em um jogo podre (todos concordamos em fingir que Castlevania Judgement nunca foi lançado, certo?). Afinal, eles são o lar de grandes jogos como Metal Gear e Contra, e mesmo quando se aventuram pelo mundo dos jogos licenciados acabam entregando títulos muito bons como os Tiny Toon Adventures de Nintendinho e Super Nintendo e os fliperamas de Teenage Mutant Ninja Turtles e The Simpsons. Mas quando assumiu a missão de desenvolver Top Gun, a Konami errou feio o alvo.
Os bons jogos da Konami marcaram muita gente. Em alguns casos, literalmente. |
Um voo turbulento
Quando você olha para essa tela, seu coração se enche de otimismo... |
Quando estava desenvolvendo Top Gun, a Konami tomou uma decisão ousada e resolveu se inspirar num gênero até então exclusivo dos computadores, o de simuladores de voo. Essa decisão é bastante irônica, já que o filme Top Gun é possivelmente o retrato menos realista do mundo da aviação e do combate militar, mas tudo bem. Acho que seria muito mais legal um jogo de navinha exagerado na linha de Life Force ou Gradius, e provavelmente até teria sido mais fácil tentar desenvolver algo assim. Mas é como dizem, de boas intenções o inferno está cheio.
...mas basta olhar para esse horizonte pintado no Paint Brush para cair na real. |
“Você é perigoso, Maverick!”
O que diabos está acontecendo nessa tela? |
Tenho esse jogo há mais de vinte anos e nunca consegui aprender a pousar ou a abastecer de modo seguro. Sempre perdi valiosas vidas nesse processo e graças a isso nunca terminei o jogo. Claro que algumas vezes dava certo após muita tentativa e erro (leia: tardes inteiras de frustração e arrependimento por estar jogando). Já tive pesadelos com o visor do caça piscando a mensagem “to landing sequence” (“para a sequência de aterrissagem”, em tradução livre) , pois sabia que minha hora estava chegando e logo faria companhia ao personagem Goose na lista de baixas do programa Top Gun.
Quando a sequência de pouso ou reabastecimento tem início, o visor começa a piscar enlouquecidamente o que você precisa fazer para que o caça realize o procedimento em segurança. Inclinar a aeronave um pouco para a esquerda ou para a direita, aumentar ou diminuir a velocidade, as dicas são muitas e não param de aparecer, e não importa o quão fielmente você as siga, parece que é sempre um processo de loteria.Ok, talvez essa comparação não tenha sido muito justa, já que na Mega Sena pelo menos você tem uma chance de acertar.
Você vai acertar a água tantas vezes que era mais fácil chamar o jogo de "Batalha Naval". |
Tire o meu fôlego... e tire esse jogo da minha frente
Nem adianta dar joinha, Maverick, seu jogo recebeu nosso selo lixoso de qualidade! |
No fim das contas, talvez o fim mais digno para um jogo que se passa tanto tempo no ar seja a defenestração, atirando o cartucho pela janela num último e glorioso voo rumo ao esquecimento.
Revisão: Samuel Coelho