Youkais para dar e vender
Tournament Tactics narra o arco do Torneio das Trevas da série Yu Yu Hakusho. Uma das mais bem recebidas e memoráveis sagas da obra de Yoshihiro Togashi (também autor de Hunter X Hunter e Level-E), conta as batalhas travadas por Yusuke, Hiei, Kurama, Kuwabara e a Lutadora Mascarada quando são forçados a participar do famigerado Torneio das Trevas. O Time Urameshi precisa derrotar uma horda de Youkais até chegar à batalha contra o Time Toguro, cuja rivalidade com os protagonistas é motor de toda a expectativa quanto ao confronto final. No game para GBA, a história é contada através de pequenas cenas que envolvem imagens estáticas do anime e vários blocos de texto. Como quem não conhece a série não vai querer jogar e os fãs já sabem o enredo de cor, será difícil encontrar alguém que vá ler as falas dos personagens.
E, diferentemente da história original, a adaptação para o portátil da Nintendo envolveu uma total mudança de foco. Tudo bem que enfrentar cinco equipes de cinco lutadores cada levou dezenas de episódios do anime e centenas de páginas do mangá, mas é uma quantidade pequena para inspirar muitos estágios de um RPG tático. Buscando aumentar a longevidade do título, as desenvolvedoras Sensory Sweep Studios e Screaming Games incluíram dezenas de estágios nos quais você deve derrotar Youkais genéricos. Na verdade, as partidas oficiais do torneio funcionam como as batalhas finais de cada "mundo". É óbvio que isso deixa as coisas muito enfadonhas, por que os adversários realmente interessantes, que são os membros das outras equipes, só são enfrentados após derrubar dezenas e dezenas de demônios repetidos.
Leigans e pontos de experiência
Tournament Tactics é um RPG tático com um estilo bem semelhante ao da série Final Fantasy Tactics. E só sendo muito fã de Yu Yu Hakusho para comprar esse jogo quando temos Final Fantasy Tactics Advance, também para GBA. Isso por que Tournament Tactics está longe de ser o mais complexo dos games de estratégia do portátil. À primeira vista, temos tudo o que um jogo tático precisa ter: personagens com poderes variados, movimentação numa malha quadriculada, pontos de experiência, HP, SE (cuja função é semelhante ao do popular MP), etc. Mas falta coesão, balanceamento e fluidez entre esses elementos.
Ok, é bem divertido liderar uma equipe formada por nossos queridos Yusuke, Kuwabara, Hiei, Kurama, Lutadora Mascarada (que na verdade é...) e poder incluir coadjuvantes como Rinku, Jin, Toya e Yukina (sim, até a Yukina luta). Mas, depois de um tempo, é fato que o jogo fica bem maçante - tanto pela quantidade enorme de lutas contra monstros genéricos, quanto pelos problemas funcionais do game. O ritmo das batalhas é lento, beira a estaticidade. Os inimigos têm cara de burros e realmente são burros, trazendo uma inteligência artificial que de inteligente não tem nada. Para finalizar, a música é péssima e repetitiva. Sim, Yu Yu Hakusho: Tournament Tactics beira um Blast from the Trash.
Se você chegou até essa parte do jogo, é um cara de muita paciência |
Não conheci o outro mundo por querer!
Tournament Tactics pode não ser o melhor RPG tático do GBA (longe disso), mas é uma das melhores adaptações da série Yu Yu Hakusho para os videogames. Não que ela tenha recebido ótimas adaptações, tampouco em grande número, mas, dentre as poucas pérolas que Yusuke viveu no mundo dos games, Tournament Tactics é uma experiência interessante. Não é todo dia que uma obra banhada por ação, sangue, palavrões (e uma dublagem sem igual) se arrisca em um título de um dos gêneros mais complexos dos videogames. Ainda assim, ficamos no aguardo de uma adaptação realmente boa para Yu Yu Haksuho! Talvez um jogo de luta do Torneio das Trevas?
Nosso quinteto preferido |
Revisão: Bruna Lima