O portão de entrada para o Planalto Indigo
Uma dos aspectos mais marcantes dessa cidade não é o apenas o ginásio fechado, mas também aquele velho que fica próximo da Route 2 impedindo sua passagem. Nas versões ocidentais ele parece estar de mal humor por não ter tomado seu café, enquanto na versão oriental ele é um velho bêbado caído no chão em companhia de seu envergonhado neto. Esse fato foi modificado nas versões ocidentais, uma das muitas censuras sofridas por aqui. Depois de entregar o pacote para o Prof. Oak, o velho não apenas permite que você passe, como também ensina como capturar um Pokémon. Além disso, esse velho é responsável pelo glitch mais infame e bizarro da franquia até hoje.
Ginásio
Três anos se passam entre a primeira e a segunda geração. Agora o ginásio é liderado por Blue, o rival de Red, que também já foi o campeão de Kanto (mesmo que por alguns instantes). Diferente de seu antecessor, Blue não é especialista em um único tipo, usando um time misto, basicamente o mesmo que usou para vencer a Liga Pokémon.
Em outras mídias
Nas versões japonesas, o game carrega o lema "Tokiwa wa midori eien no iro" ( トキワは みどり えいえんのいろ, algo próximo de "a cor do verde eterno") que também é uma referência ao início, a empolgação do começo, o que encaixa perfeitamente no contexto do jogo. Entretanto, isso é perdido em outras mídias. Até mesmo a Trainer House, que tem uma participação relevante na cidade, não recebe citações em outras mídias. Em Pokémon Pinball (GBC) também temos um cenário de Viridian, onde é possível capturar Bulbasaur, Squirtle, Poliwag, Nidoran e Tentacool.
No Trading Card Game (o jogo de cartas colecionáveis), a citação que temos é Viridian City Gym, lançada na coleção Gym Challenge em 1999. Um card Stadium que permite remover dois marcadores de dano de qualquer Pokémon de Giovanni quando este evolui. O que se torna pouco útil nos dias atuais, já que é válido para os Pokémon de Giovanni que são obtidos apenas naquela coleção. Uma curiosidade sobre essa carta, é que ela é rara apenas no Japão.
No mangá, Viridian é apresentada logo no segundo capítulo, quando Red e Oak estão buscando pelo Bulbasaur que fugiu do laboratório. Até o ginásio é apresentado, mesmo abandonado, apenas com um Machoke selvagem dentro. A cidade volta a aparecer nos capítulos 22 e 23 da primeira série do mangá.
E com isso encerramos a nossa viagem pela cidade que marca o início e o fim da jornada de muitos treinadores. Não deixem de conferir as outras cidades de Kanto como Celadon, Cerulean e outras. Espero que tenham gostado e até a próxima!
Revisão: José Carlos Alves