O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, o lendário desenvolvedor de jogos Shigeru Miyamoto e Genyo Takeda, gerente-geral da divisão de investigação integrada da Nintendo, discutiram no último relatório para investidores para o quarto semestre de 2012 sobre a GPU e CPU do Wii U. Miyamoto admitiu que inicialmente achou difícil se adaptar a visuais de alta definição e que eles tiveram que reeducar sua equipe. Confira o que eles debateram:
Miyamoto: Para gráficos de ponta há um obstáculo, pois temos que reeducar nossa equipe. O desenvolvimento em si não mudou, mas estamos a recrutar especialistas que podem se tornar membros principais em cada área especializada. Desenvolvedores externos são usados para técnicas de sombreamento e estamos colaborando muito com empresas externas para hoje termos uma estrutura de desenvolvimento muito boa.
Iwata: Cada hardware de jogos tem suas especialidades. Há um tempo de "bater e perder" antes das funções poderem ser utilizadas plenamente. Nós não fomos capazes de fornecer kits de desenvolvimento que mostram todo o poder do Wii U até meados do ano passado. Consoles de empresas de outros jogos tinham 6 a 7 anos de experiência, mas nosso console tem um equilíbrio diferente, por isso é fácil de ver quem se adaptou e quem não. No entanto, isso é algo que o tempo vai curar, então não estamos muito preocupados.
Takeda: É uma tendência que a memória cache é o que está ficando cada vez maior com CPUs e não o poder de processamento. Eu não acho que a CPU é de fraca potência. É apenas um design onde a memória é mais estressada.