Pokémon Blast: Conheça as edições limitadas de consoles sobre Pokémon

em 06/02/2013

Há quem ame os monstrinhos de bolso para duelar com eles e há quem os ame por coleção. O desafio proposto de capturar todas as criaturas é... (por Unknown em 06/02/2013, via Nintendo Blast)

Há quem ame os monstrinhos de bolso para duelar com eles e há quem os ame por coleção. O desafio proposto de capturar todas as criaturas é o que prende muitos dos consumidores da franquia até hoje que vem lançando mais e mais criaturas a cada geração. Em ambos os casos, esses treinadores sempre querem uma edição especial de seu portátil para se aventurar por Kanto, Johto, Hoenn, Sinnoh ou Unova. E a Nintendo, que não é nada boba, sempre lançou novos portáteis caracterizados com nossos amados monstrinhos. Hoje vamos conhecer algumas dessas edições especiais, relembrar, babar ou sonhar em ter uma dessas maravilhas exibindo nossa jornada pelas insígnias.


Era Game Boy


Vamos começar com essa raridade de 1998, o Game Boy Light - Pikachu's Vacations Edition. Visto como um "mero upgrade" do Game Boy Pocket, o Game Boy Light foi basicamente o que o Nintendo DS Lite e Game Boy Advance SP foram: uma versão menor e mais fina do portátil. Essa versão de Game Boy é difícil de ser encontrada e ainda mais essa edição especial de Pikachu que foi vendida oficialmente apenas no Pokémon Center de Tokyo em comemoração ao primeiro filme do anime. Percebam como Pikachu era mais gordinho. É verdade, ele emagreceu bastante nos últimos quinze anos.

Já o Game Boy Color - Special Pikachu Edition que foi lançado em 1999 trazia consigo o game "Pokémon: Special Pikachu Edition" ou simplesmente "Yellow version" lançado no ano anterior. Da mesma forma que o game teve origem no argumento do anime, o portátil traz consigo Pokémon bem populares: Jigglypuff e Togepi. A curiosidade fica por conta de Togepi, que já havia sido apresentado no anime, antes mesmo do lançamento dos games Gold & Silver. Diversas versões do Game Boy Color foram dedicadas aos monstrinhos, mas Game Boy Color - Gold & Silver Edition merece um destaque já que foi basicamente a apresentação da segunda geração da franquia. Temos o popular Pikachu e sua recém-descoberta pré-evolução: Pichu. Um design simples, mas que atinge seu objetivo com maestria. E percebam que a luz que indica se o portátil está ligado é na bochecha de Pikachu. Obrigado, Nintendo!

E esse costume não se limitou aos portáteis. Diferente dos portáteis, o Nintendo 64 - Stadium Battle set não obteve sucesso em suas edições especiais. Lançada em 2000, essa versão do Nintendo 64 estava na época do "boom" da E3 de 1998. O foco era Resident Evil 2, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e outros games lançados naquela época. Os fãs dos monstrinhos geralmente se concentravam nos portáteis mesmo. Além dessa versão, que nos apresenta alguns dos monstrinhos com sua aparência de Pokémon Stadium (que inclusive, era vendido junto dessa versão do console) há aquela outra muito popular com um Pikachu enorme no console fazendo parecer mais um "laptop da Xuxa" do que um videogame de verdade. A Nintento repetiu a fórmula anos depois com a versão do Nintendo GameCube "Pokémon XD: Gale of Darkness".


Era Game Boy Advance





Em 2001 começamos a conhecer as edições especiais de Game Boy Advance. E Game Boy Advance - Suicune Edition se me permitem, é uma das mais bonitas edições especiais, disputando lugar em meu coração com o Game Boy Color Gold & Silver. Visualmente, a referência é imediata à Pokémon Crystal Version lançada naquele ano. Interessante que atrás do cartucho de Pokémon Crystal, temos aquele cristal da testa de Suicune e a imagem demonstrativa do portátil na caixa faz referência à isso como se fosse parte do Suicune que está saindo do portátil. Lançado no mesmo ano da edição do Suicune, Game Boy Advance - Celebi Edition, foi lançado com foco no quarto filme dos monstrinhos. Enquanto nós, ocidentais, chorávamos por não conseguirmos obter um Celebi em Pokémon Crystal, eles não apenas tinham uma edição especial de Pokémon Crystal em seus Pokémon Centers, como uma edição especial daquele Pokémon que era impossível para nós obtermos por essas bandas. É muita tortura de uma vez só. Esse tipo de situação que desperta um ódio quase que xenofóbico por aqueles japas malditos.

Quase como uma vingança, os ocidentais ganharam o Game Boy Advance - Pokémon Center NY's Gold, apesar de ter sido comercializada no Japão também. Qualquer coisa envolvendo "ouro" sempre passa uma sensação de grandeza e poder, e com esse portátil não foi diferente. Além de apelarem para Charizard na arte da caixa do portátil para chamar mais atenção e aumentar o desejo dos consumidores. A terceira geração mal havia chegado e já tínhamos o quinto filme com dois Pokémon novos: Latios e Latias. Assim sendo, Game Boy Advance - Latios & Latias Edition foi lançado. Sejamos sinceros, é uma das versões mais "fashion", não? Pela combinação de cores, era bem comum ver garotas andando com essas versões em eventos dos monstrinhos aqui pelo Brasil.


O Game Boy Advance SP teve uma edição para cada versão dos games da terceira geração. Isso é sério. Ruby, Sapphire, FireRed, LeafGreen, Emerald, nenhuma versão ficou sem sua edição exclusiva. Cada edição trazia uma simples imagem do Pokémon destaque na arte da caixa do game. Sendo Groudon, Kyogre, Charizard, Venusaur e Rayquaza. Um detalhe especial é a edição do "Torchic" que foi o único fora desse padrão que ganhou sua versão especial. Game Boy Advance SP - Limited Edition Pikachu é uma das mais "bonitinhas", podemos dizer. No canto inferior direito traz uma sombra do rato elétrico e quando fechado, estampa a face do mascote da franquia com suas bochechas vermelhas. As versões de Ruby e Sapphire foram lançadas em 2003, seguidas por Emerald, FireRed e LeafGreen em 2004 para só então termos a versão de Pikachu em 2005.

Era Nintendo DS




Nessa geração de portáteis, as edições especiais começaram fracas apenas havendo o lançamento da edição PokéPark em 2005. Pouco depois, o DS Lite e seus sucessores disputaram com a geração anterior de portáteis por quem teria mais edições especiais dos monstrinhos. Tivemos a versão do Pikachu do Daisuke Club, a edição especial de Giratina pelo lançamento de Pokémon Platinum e não podemos esquecer de Nintendo DS Lite - Dialga & Palkia lançado em 2007 que foi bem popular no Brasil. Há também uma edição especial Pikachu (novamente) que segue a mesma lógica da edição de GBASP. Não podemos esquecer também das versões da geração atual, Nintendo DSi - Black & White. É interessante como essas caixas são enormes e chegam a ser do mesmo tamanho ou maior que caixas de consoles de mesa. A fórmula foi repetida com o lançamento de Black Version 2 & White Version 2, tendo Black Kyurem e White Kyurem como mascotes estampados nos portáteis.

Atuais edições especiais




E foi a notícia sobre as recentemente lançadas edições de Pikachu e Charizard de 3DS XL que me deram a ideia de juntar todas as versões anteriores. Pikachu, claro, nunca pode faltar em uma geração de portáteis, mas dessa vez foi bem no início, não? Não levando em conta a data de lançamento do primeiro modelo do 3DS, mas ser o primeiro em uma edição especial, algo que não acontecia desde o Game Boy Color. A única diferença é que agora além de sombras e face temos os bracinhos dele? Tudo bem. Charizard. Charizard! Junto de Pikachu, um dos Pokémon mais populares da franquia. E como se já não bastasse, que tal uma edição preta com o amado lagarto alado? Não posso dizer que é uma de minhas favoritas, mas devo reconhecer que é uma das mais bonitas que tivemos até agora. Triste que nenhum Pokémon de Unova tenha recebido sua edição especial. Eu esperava algo para Minccino ou Emolga. Sendo que seria mais provável Axew ganhar uma edição especial, levando em consideração o anime ter um peso enorme nessa seleção.

Nossos amigos da terra do sol nascente realmente gostam de edições especiais. Assim sendo, não é possível abordar todas as edições especiais hoje. Mas creio que foi suficiente para dar um gostinho, não? E vocês: quais são suas edições favoritas?

Revisão: Marcos Vargas Silveira



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.