Cliff Bleszinski é um dos criadores de
Gears of War e atualmente está trabalhando como diretor de design na Epic Games. Em entrevista ao
Games Industry, Bleszinski comentou sobre a situação pela qual a indústria dos games está enfrentando (como ele definiu, um novo período de transição). Para ele a indústria dos jogos está em crise e acredita ainda que a Nintendo se tornará uma empresa apenas de software dentro de alguns anos. Confira a declaração a seguir:
"Esse negócio nunca esteve em um estado de transição como agora desde o Crash dos videogames na década de 80. Eu realmente acho que estamos em um estado de turbulência enorme. Acho que a Nintendo poderá, eventualmente, encarar a situação de se tornar uma empresa que só faz softwares mais à frente. Eu acredito que Sony e Microsoft estão prestes a encarar esse grande desafio. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas adoram jogar em seus iPads. O PC está passando por um renascimento maravilhoso agora. Acho que estamos prontos para fazer downloads de jogos digitais o tempo todo... só quero ver o que acontece. No que diz respeito à indústria, é como Super Smash Bros., e eu quero ver se é a Peach ou o Mario que vencerá."
|
"Nintendo vivendo só de jogos? Toma essa! Já não bastava o Pachter..." |
Bleszinski não é o primeiro a falar sobre a Nintendo abandonar os hardwares. Já fizemos uma
matéria especial abordando essa discussão e, mesmo com a
empresa reduzindo as expectativas de vendas e diminuindo o prejuízo dos últimos anos, dificilmente veremos a Big N desistir de seus consoles. Primeiramente porque os jogos
first-party da Nintendo vendem consoles e vice-versa. Segundo, ela é uma das principais empresas do ramo que tem contribuído com ideias e inovações nos últimos anos. E por fim, porque a Nintendo, entre as grandes concorrentes Microsoft e Sony, depende única e exclusivamente do ramo dos games e está há mais de três décadas nesse segmento.
E você, o que achou da declaração de Bleszinski? Acredita que a indústria dos games está em um momento de turbulência?