Poucos jogos foram revelados quando o Wii U foi anunciado em
2011. Contudo, a Ubisoft fez questão de garantir que, assim como ocorreu com o
Wii, ela seria uma das maiores parceiras da Nintendo em sua nova empreitada.
Naquele mesmo ano, em uma mesa redonda realizada para um grupo muito seleto de
jornalistas, a empresa revelou seu título de lançamento para o console: Killer Freaks from Outer Space. O título
foi apresentado como um First Person
Shooter com toques de survival horror
em que o jogador deveria vagar por um mundo destruído por um ataque alienígena.
Os aliens, no entanto, eram modelos modificados dos Rabbids, os hilários coelhos que surgiram como personagens
secundários do universo de Rayman e terminaram como estrelas que protagonizaram
diversos títulos no Wii.
A "fofura" de Killer Freaks não foi bem aceita |
A ideia não parecia muito boa, já que a intenção da Nintendo
com o Wii U era aproximar novamente os jogadores hardcore ao universo
nintendista e, um jogo que não se levava a sério, poderia prejudicar a imagem
que a empresa desejava passar com seu novo produto. Um ano depois, na E3 2012,
o projeto foi apresentado novamente. Contudo, praticamente todo o conceito
inicial foi modificado, de maneira que o jogo deixava de ser sobre alienígenas
adoráveis e adotava a já bastante utilizada temática de sobrevivência em um
apocalipse zumbi. A Ubisoft prometeu que o título modificaria completamente a
dinâmica de jogos do estilo, já que a jogabilidade seria totalmente voltada à
sobrevivência, e não a um massacre de mortos vivos, como estamos acostumados a
ver em games como Left 4 Dead. Além
disso, o título tiraria proveito de todas as funcionalidades únicas do GamePad
do Wii U para tornar a experiência ainda mais imersiva. ZombiU foi título de
lançamento do novo console da Nintendo e também um dos mais antecipados. Será
que a espera valeu a pena?
Caos em Londres
ZombiU se passa em uma Londres completamente destruída
devido a um forte vírus que se espalhou pela cidade. A grande maioria dos cidadãos
se transformaram em zumbis e, orientado por uma voz misteriosa, você deverá
realizar uma série de missões para buscar a cura do da doença que possuiu a
cidade. Como se pode perceber, a história não é nada inovadora, e nem
precisava, já que o foco do título é apenas sobreviver em um mundo hostil e
caótico como aquele. A grande sacada de ZombiU é que, assim como em Demon’s Souls, caso seu personagem morra
durante uma tarefa, esta deverá ser recomeçada e todos os itens já conquistados
serão perdidos. Além disso, não pense que o título possui um só protagonista: cada
vez que o jogador for morto um novo sobrevivente entrará em cena e, para
recuperar os itens de sobrevivente anterior, você terá que encontrar e matar o desafortunado,
que se tornou um zumbi. A dinâmica de ZombiU exige que o jogador tenha cautela,
e isso pode afastar diversas pessoas que podem pensar que o título se limita a
um assassinato em massa de zumbis, pois aqui o que o ocorre é o contrário.
Você dificilmente sobreviverá a mais de dois inimigos ao mesmo tempo |
O game possui um alto nível de dificuldade até em seu nível
mais fácil. Por isso, prepare-se para morrer diversas vezes até pegar o jeito e
entender a real proposta dos desenvolvedores com a experiência. Boa parte dos
cenários são escuros, por isso você contará com uma lanterna durante a jornada.
Não pense, no entanto, que isso resolverá seus problemas, pois a luz atrai os
inimigos e, acredite, se você tiver que enfrentar mais de dois ao mesmo tempo,
a probabilidade de morte é altíssima. Nesse jogo não se deve matar, mas
sobreviver. Seus recursos são escassos e poucos golpes de um zumbi (em média
três) já são o suficiente para dar fim a mais uma das poucas vidas restantes
naquele lugar. Espere também encontrar zumbis de personagens controlados por
seus amigos no console, o que torna tudo muito mais divertido (o Alex Sandro,
revisor dessa matéria, tem como um de seus maiores hobbies, caçar meus pobres
moribundos e matá-los mais uma vez, com direito a screenshots do ato compartilhadas no Miiverse).
A revolução do GamePad
Os itens são selecionados pelo GamePad |
O título da Ubisoft é, certamente, o que melhor utiliza o
novíssimo controle da Nintendo até o momento. Praticamente todas as funções
exclusivas do controle são utilizadas em algum momento, o que aumenta de forma
exponencial a imersão da experiência. Em se tratando dos movimentos comuns dos
personagens como andar pelos cenários e atacar inimigos, o jogo não apresenta
grandes novidades, tendo controles bastante parecidos com os de outros FPSs
tradicionais, porém um pouco lentos e limitados. Seu personagem sempre iniciará
sua pequena jornada (pois ele vai morrer) com uma espécie de bastão de madeira.
Os ataques são muito lentos, a animação dos golpes é sempre idêntica e os
zumbis custam a morrer com seus golpes. A jogabilidade com armas de fogo também
não é das melhores, pois os controles não são muito precisos. Imagine a
situação: você tem dez balas para matar dois inimigos, mas provavelmente errará
metade dos tiros e os outros não serão o bastante para acabar de vez com a
ameaça, isso porque os zumbis são extremamente resistentes, mais do que
deveriam. A situação é um pouco frustrante e, várias mortes ocorrerão pela
lentidão e baixa precisão da jogabilidade. Sendo assim, prepare-se para ter
paciência.
O brilho de ZombiU está, além de seu conceito, no uso das
funcionalidades exclusivas do GamePad. A tela do controle apresenta um mapa
cheio de funcionalidades. Você pode utilizar um sonar que mostra a localização
de formas de vida no cenário (que aponta desde zumbis até ratos) com um simples
toque de seus dedos. Além disso, é possível analisar os ambientes com uma
espécie de scanner bem parecido com o scan
visor utilizado por Samus Aran em Metroid Prime. A diferença é que, para
utilizá-lo, você deve olhar para a tela do GamePad e se virar para a direção
que deseja investigar. A ação expande o universo do jogo para além da TV já
que, em alguns momentos, se deve até ficar de costas para ela para examinar um
ponto de interesse. Entre outras funcionalidades interessantes do GamePad estão
a interação em tempo real com objetos nos cenários como armários, computadores
e outros elementos que possam conter algo útil para seguir na missão. A grande
sacada é que, para interagir com esses elementos, deve-se utilizar a touch screen do GamePad, enquanto a ação
continua rolando na telona. Sendo assim, é necessário ter atenção redobrada
para não permitir que um zumbi chegue de repente e acabe, em um passe de
mágica, com todos os seus lindos sonhos de salvar o mundo.
Sinta medo, muito medo...
Apesar de ser um FPS, ZombiU é essencialmente um jogo de
terror e, um dos fatores que deve ser mais considerado para o gênero, é a sua
ambientação. Nesse aspecto, ZombiU apresenta uma certa dualidade. Enquanto que
artisticamente o título é um primor, de forma que o clima criado em diversas
situações consegue passar toda a sensação de medo desejada, os gráficos não são
lá essas coisas. Alguns cenários são graficamente pobres, com diversas texturas
em baixa resolução, enquanto que a movimentação dos inimigos é bastante travada
e não passa muita credibilidade. Mesmo assim, o jogo transmite diversos
sentimentos ao jogador, principalmente o medo. A excelente trilha sonora, que só
aparece em momentos mais tensos, dá o toque final para criar todo o clima de
tensão, desolamento e desespero. A Ubisoft conseguiu criar um universo sólido, crível
e imersivo e, com uma temática já tão desgastada, isso é um feito e tanto.
Londres foi maravilhosamente recriada |
Para agradar ainda mais os jogadores hardcore, o game, que
já é difícil, ainda oferece o modo Survival, em que o jogo termina assim que o
primeiro sobrevivente for devorado pelos mortos vivos. Acredite, é um desafio e
tanto! Por fim, o título ainda conta com um modo multiplayer que, apesar de ter
sido uma boa ideia, é bastante superficial: um dos jogadores utiliza o GamePad,
e deve espalhar zumbis pelo cenário para evitar que o segundo jogador, que
utiliza um Pro Controller ou um Wiimote, chegue a seu destino. O uso da jogabilidade
assimétrica é muito bom, contudo o modo se limita a dois jogadores e não possui
funcionalidades online, o que o torna apenas uma diversão rápida, não
aproveitando todo o enorme potencial da ideia.
Mal interpretado
ZombiU é um título de qualidade, mas muitos podem torcer o
nariz por simplesmente não compreenderem a proposta do jogo. É claro que nem
tudo é perfeito, mas a ousadia da Ubisoft em criar algo tão diferente para um
console recém-lançado é admirável e devia servir de exemplo para todas as
outras empresas que estão lançando ports
preguiçosos para o console. Assim como Red Steel, que mesmo possuindo muitos
defeitos, trouxe diversas inovações ao gênero quando foi lançado para Wii, ZombiU
se consagra como o primeiro título lançado para Wii U por uma third party que tenta abraçar a nova
ideia da Nintendo, e isso já é motivo o bastante para admirar o esforço da
produtora.
Prós
- Maravilhosa ambientação;
- Sensação de medo;
- Alta dificuldade e sentimento de recompensa;
- Excelente uso do GamePad;
- Trilha sonora assustadora;
- Legendas em português;
- Leaderboards nos modos mais difíceis.
Contras
- Jogabilidade lenta e travada;
- Multiplayer pouco explorado;
- Gráficos aquém do esperado.
ZombiU – Wii U – Nota: 8.0
Revisão: Alex Sandro