Código biológico
Saindo um pouco de religião e vindo para ciência, vamos falar sobre DNA. Se você é um expert, um dos melhores alunos da classe, pode pular essa parte. Mas se você não prestou atenção direito nessa parte das aulas de ciência, é melhor investir algum tempo aqui. Basicamente, DNA é uma abreviação de "deoxyribonucleic acid" (ácido desoxirribonucleico) e contêm instruções genéticas que são responsáveis por traços e características de seres vivos. De certo que um ser vivo pode "evoluir" com o passar de eras justamente para se adaptar às novas necessidades. Aqueles insetos que conseguem se camuflar melhor, sobrevivem e passam suas características para frente. Aqueles animais que podem correr mais rápido por terem pernas melhores, sobrevivem e passam isso adiante. Muitos animais mudam completamente ao ponto de "se tornarem outros" completamente diferentes de seus antepassados, devido à diversa quantidade de modificações em seu processo evolutivo. Essa linha de raciocínio não é muito complexa, certo? Claro, há uma explicação muito mais profunda e elaborada sobre DNA e cadeia evolutiva, mas essa não é uma aula de ciências. Tendo uma noção sobre trindade e DNA, estamos prontos para abordar o tema de hoje.
Força-tarefa interdimensional
Ei, vocês já jogaram Patapon? |
No mundo Pokémon, estamos cientes de que diversos alfabetos usados pela humanidade em diversas épocas diferentes tiveram os Unown como inspiração. É evidente que eles estão conosco desde o início. Há uma outra dimensão (da qual falaremos mais no tópico sobre Giratina) pela qual os Unown podem intercalar com nossa dimensão atual. Isso pode ser visto não apenas no terceiro filme da franquia ("O Imperador da Torre de Cristal", no Brasil) como em diversas ocasiões em que eles têm alguma participação. Como a origem de seu nome sugere (unknown), muito sobre esse mostrinho ainda é desconhecido, além de estarmos cientes que ele tem um papel essencial na regerência dos guardiões que cuidam das criações de Arceus.
Mensageiro interdimensional
Terceiro olho |
Jirachi é um dos poucos Pokémon que tem um golpe exclusivo: Doom Desire. Nada mais apropriado para um Pokémon que realiza desejos, não? Esse golpe recebeu um upgrade na quinta geração e está entre os mais poderosos do game. Então, não confiem apenas em sua aparência angelical. Jirachi foi um dos primeiros Pokémon a ser distribuídos via Wi-Fi, mesmo os ocidentais podendo tê-lo obtido por meio do disco bônus americano de Pokémon Colosseum anteriormente.
O Grande Antecessor
Apesar de ser o último Pokémon catalogado na Kanto Dex, "Mew" foi o primeiro nome registrado pela Game Freak para os monstrinhos de bolso, em 31 de Março de 1994, quase quatro anos antes do nome "Pocket Monsters" ser registrado, em 26 de Dezembro de 1997. Um fato curioso é que para ler a tão esperada "Congrats! This diploma certifies that you have completed your Pokédex" dos desenvolvedores do game nas primeiras versões, não é necessário ter Mew em sua coleção. Apesar da recente (ou nem tão recente assim) descoberta de como capturá-lo nas versões antigas, o máximo que temos é um reconhecimento de Professor Oak por ter obtido o Pokémon, mas nenhum item especial ou uma "segunda Master Ball" como mitos diziam pouco mais de 10 anos atrás. Podemos chamá-lo de um "Pokémon secreto", como aquele personagem secreto do game de luta, que você precisava fazer algum código para torná-lo jogável.
Mew, Jirachi, Unown, Dialga, Palkia, Giratina, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Lugia, Ho-oh, Azelf, Mesprit, Uxie, Cresselia, Darkrai, Tornadus, Thundurus e Landorus foram criados diretamente por Arceus. Já as aves lendárias (Articuno, Zapdos e Moltres), as bestas (Entei, Raikou e Suicune) e o golem (Regigigas) foram criados por Lugia, Ho-oh e pela trindade responsável pelo clima (Kyogre, Groundon e Rayquaza), respectivamente. Exceto por esses citados, todos os outros Pokémon que conhecemos atualmente tem Mew como origem. Dessa maneira, por esse "elo de DNA", Mew tem uma incrível versatilidade para quantidade de golpes que pode aprender e se transformar em qualquer Pokémon.
Na próxima semana, continuaremos com os Pokémon criados diretamente por Arceus seguindo para as trindades, os grupos de guardiões responsáveis pela manutenção do clima, tempo, espaço e até mesmo aqueles conhecidos como "deuses". Até a próxima semana!
Perdeu a primeira parte? Confira ela a seguir:
Parte 1 - Arceus e a criação do universo
Parte 1 - Arceus e a criação do universo
Revisão: Bruno Nominato