"Isso foi algo que todos os membros da equipe debateram quando estávamos discutindo que tipo de direção tomaríamos com Pikmin 3. Primeiramente, olhando para Pikmin 1, percebemos que não era um jogo muito fácil para as pessoas jogarem, e de vez em quando elas precisavam sentir algum estresse."
"Nosso principal objetivo em Pikmin 2 era se livrar de qualquer estresse, o máximo possível, de modo que fosse muito mais amigável. Bem, eu mesmo não concordei com essa direção perfeitamente. O tipo de natureza visto em Pikmin 1 era exatamente o que eu queria reproduzir e estava fazendo isso intencionalmente para que Pikmin 1 fosse um jogo de estratégia."
"Quando começamos a criar Pikmin 3, reuni os principais membros que trabalharam em Pikmin 2 e disse como eu achava importante voltarmos para o básico de Pikmin 1. Devo dizer que, metade do meu trabalho na época não era somente falar, mas sim convencê-los a entender o que eu pretendia fazer e para concordarem com a minha ideia."É importante lembrar que no primeiro Pikmin tínhamos trinta dias para recuperar as peças do nave de Olimar e escapar do planeta, fato este que instigava o replay, já que era praticamente impossível encontrar todas as peças na primeira jogatina. Em Pikmin 2, o elemento tempo foi eliminado e era possível permanecer quantos dias necessitarem para recolher itens, além da inserção de cavernas, onde o período do dia não continuava, levando o jogador a completá-las com calma.
Portanto, se Miyamoto afirmou que Pikmin voltará às suas raízes, certamente teremos o elemento tempo contra nós. E você, o que acha da decisão da Nintendo de aproximar Pikmin 3 do original, ao invés do apresentado no segundo título?
Fonte: Official Nintendo Magazine