Nintendo já começou a planejar os futuros consoles; integração de plataformas é o foco da empresa

em 31/01/2013

É algo natural do mundo dos games: logo após lançar um novo console, é hora de pensar no futuro. E a Nintendo já começou a pensar na próxi... (por Alex Sandro de Mattos em 31/01/2013, via Nintendo Blast)

"Hmm... vamos ver o futuro... prevejo que minhas previsões são melhores que a do Pachter"
É algo natural do mundo dos games: logo após lançar um novo console, é hora de pensar no futuro. E a Nintendo já começou a pensar na próxima geração de consoles, mesmo com o Wii U com dois meses de vida e o 3DS completando seu segundo ano de existência. Conforme o relatório financeiro divulgado pela Big N, ela pretende construir uma arquitetura entre seu próximo console de mesa e portátil para reduzir ativos e evitar escassez de títulos. Para isso, o desenvolvimento dessa arquitetura para os futuros consoles da empresa começou ano passado. Confira trechos do relatório a seguir:
"Ano passado, nós iniciamos um projeto para integrar a arquitetura para nossas futuras plataformas. O que queremos dizer com plataformas integradas não é integrar dispositivos portáteis e consoles domésticos para fazer uma única máquina. O que estamos visando é integrar a arquitetura para formar uma base comum para o desenvolvimento de software, para que possamos tornar os ativos mais transmissíveis e os sistemas operacionais e suas aplicações mais portáteis, independentemente do fator forma ou performance de cada plataforma. Eles também funcionarão para evitar uma escassez na line-up ou atrasos no desenvolvimento de softwares, que tendem a acontecer logo após o lançamento de um novo hardware."
"Algum tempo atrás, era tecnologicamente impossível ter a mesma arquitetura para dispositivos portáteis e consoles de mesa e o que fizemos foi, portanto, razoável. Embora não tenha muito tempo desde que começamos a integrar a arquitetura e esta não proporcionará nenhum resultado a curto prazo, acreditamos que ela proporcionará um grande benefício para a nossa plataforma de negócios a longo prazo."

Link usará a Wind Waker para que bons
ventos soprem em direção à Nintendo
É importante ressaltar que a Nintendo está passando por uma reestruturação organizacional, a primeira desde de 2002, quando o então presidente Hiroshi Yamauchi deixou a presidência da Big N e Satoru Iwata assumiu o cargo. Além disso, nós já havíamos noticiado que as divisões internas de consoles de mesa e portáteis seriam unificadas.

É tempo de mudanças e renovação para a Nintendo. E que bons ventos soprem na direção correta para que a Big N continue nos surpreendendo em um futuro não muito distante.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.