Game Music: Pokémon Black & White e Black 2 & White 2

em 10/01/2013

" Pokémon Black & White Super Music Collection " (2010) e " Pokémon Black 2 & White 2 Super Music Complete "... (por Unknown em 10/01/2013, via Nintendo Blast)

"Pokémon Black & White Super Music Collection" (2010) e "Pokémon Black 2 & White 2 Super Music Complete" (2012) nos abençoam com a trilha sonora dos games mais recentes da linha principal da franquia Pokémon. Juntas, ambas coleções reúnem mais de 300 faixas em oito discos. Desde a música do encontro com um Pokémon selvagem ou da Rota 1, até os créditos finais do game. Isso chega a ser até três vezes mais que a trilha sonora dos games anteriores, HeartGold e SoulSilver, e seis vezes no caso de Diamond e Pearl. E vocês já repararam nessa vasta disponibilidade de músicas? Quais são as novidades, quais são as diferenças? Vamos juntos desfrutar da maior trilha sonora dos games Pokémon até agora.


Companhia em Unova


A música sempre esteve ao fundo nos games Pokémon. Mesmo em Red/Green já tínhamos empolgantes músicas para reger nossos combates e conquistas por insígnias. Mas depois de Black & White, o papel da música nos games de Pokémon mudou significativamente, possuindo uma interação muito maior do que qualquer coisa que já conhecemos na série. E talvez você não tenha percebido como essa variedade é assustadora ao ponto de alguns personagens terem músicas exclusivas (em um número muito maior do que em outros games). Em certas batalhas e momentos do game uma música exclusiva é tocada e nunca mais se tem a oportunidade de ouví-las, pois não se passa por aquela situação novamente na história.

E sobre a história, é inquestionável que nossas aventuras em Unova tenham um enredo melhor trabalhado que nos jogos das duas últimas gerações. Algumas dessas músicas foram responsáveis por aquela lágrima que você derramou ou por aquele momento que você estava relaxado na cama e ficou sentado para focar na luta. Está tudo aqui.

Sem donos, mas não sem importância


A música clássica de um Pokémon selvagem vocês já devem ter decorado e assoviam por aí inconscientemente. O que alguns não sabem é que há uma música especial para Pokémon raros. Tive a oportunidade de conhecê-la assim que encontrei meu Pidove shiny, pouco depois de vencer o primeiro líder de ginásio. Convenhamos, ela é de muita utilidade nesse caso. Mas não é apenas os Pokémon brilhantes que ganham esse fundo musical, mas também, por exemplo, nosso salvador Audino! Sim, aquele Pokémon rosa. Audino não é apenas raro (apesar de estar presente na maioria das rotas de Unova) como também concede uma quantida generosa de experience points para quem derrotá-lo. E por isso ele é caçado. Tragam a cabeça de Audino!


Outra música que vale citar é "You're in a Pinch", música que toca quando o seu Pokémon está com poucos health points e a popular "barrinha de vida" muda sua cor para vermelha. Me desculpe se vocês são bons demais para nunca ter ouvido essa música, mas tive a oportunidade de conhecê-la no primeiro ginásio do jogo. Essa música adiciona um clímax à batalha pelo ritmo acelerado e faz você acordar (caso esteja quase dormindo), percebendo que está quase perdendo.


Rumo ao título de melhor treinador


Treinadores Pokémon sempre estão em abundância nos games da franquia. Alguns mais carismáticos como Bianca e outros mais chatos como Youngster Joey de Gold/Silver ligando todos os dias para falar de seu Rattata. Em todos os casos, eles são de suma importância para nosso progresso na jornada para nos tornarmos mestres Pokémon. Que treinadores, líderes de ginásio, rivais e membros da Elite Four tem músicas diferentes, isso acontece desde o início dos games Pokémon. Uma novidade é que agora o último Pokémon do líder de ginásio tem uma música exclusiva!


 Nada mais justo, já que esse é o ponto alto da batalha, seu último Pokémon, o último desafio para conquistar aquela insígnia. Outra música que não pode deixar de ser citada, é a música de batalha de Iris em Black 2 & White 2. “Champion Iris Battle theme” é, de longe, a música mais animada (além de divertida, em minha opinião).


Eles voltaram, ainda mais fortes


O ápice da história, na opinião de muitos, é a oportunidade de participar de um "torneio mundial" e enfrentar treinadores de games anteriores. Além de tantos grandes treinadores de Johto, Kanto, Hoenn e Sinnoh. Cynthia está aqui mais uma vez (onde desde de sua primeira aparição em Diamond/Pearl, sempre voltou em todos os games). Apesar de sua música estar mais fresquinha em nossa cabeça, ainda é agradável reencontrar velhos amigos. E por falar em velhos amigos, a grande mudança na música tema fica por conta de Red, o treinador tão aclamado em fanfics e fanarts pelo mundo a fora, mostrando-se mais uma vez como um badass acompanhado de seu rato elétrico.


Não podemos esquecer dos vilões que sempre voltam para tentar (só tentar) nos atrapalhar. A introdução de batalha contra membros do Team Plasma flerta perfeitamente com o ritmo da música e as lutas contra N e Ghetsis não deixam a desejar. Muito menos Colress e sua música insanamente adequada ao contexto.


Por fim, não podemos deixar de citar o tema de encerramento dos primeiros games em Unova, "Heading for Respective Futures". Apesar de ser um tema de encerramento, é como dizer que "a aventura começa agora". Além de fechar aquela história com clima de vitória que temos como clichê em tantos filmes.


Não há dúvidas de que Pokémon Black, White, Black 2 e White 2 são verdadeiras peças raras. Podemos agradecer à Hitomi Sato, Go Ichinose e toda equipe Game Freak pelo excelente trabalho que expressa o carinho que eles ainda possuem pelos monstrinhos de bolso.
Revisão: Leandro Freire


Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).