Bem-vindos mais uma vez, galera do Blast! No nosso último encontro, falamos um pouco do eShop Wii U bem como do estranho sistema de
retrocompatibilidade do console. É claro que, não resisti e desabafei um pouco
mais sobre a grande qualidade encontrada em Nintendo Land e New Super Mario Bros. U. No entanto, mal tinha tocado no assunto dos títulos multiplataforma
lançados para o console. No capítulo de hoje de minha jornada, falarei um pouco
dos jogos que eu comprei juntamente com o console, da demo de Zombi U (já que o
meu, aparentemente, nunca vai chegar) e a funcionalidade de Video Chat do
console. Sem mais cerimônias, vamos ao que interessa!
Paraíso multiplataforma?
Uma das maiores dúvidas que se formaram com o anúncio do Wii
U era sobre o apoio das third parties ao console. A Nintendo sempre afirmou em
seus discursos que o apoio seria massivo e que nós, nintendistas, não ficaríamos
mais sem os excelentes games lançados para as plataformas concorrentes. Eu,
como proprietário de um PlayStation 3, admito que nesses últimos anos passei
mais tempo jogando-o do que qualquer coisa lançada pela Nintendo. É claro que
tive meus momentos com o Wii, principalmente com o lançamento do excelente Skyward Sword, mas
temos que admitir que desde 2010 o console já não estava mais dando conta de
satisfazer meus anseios gamísticos, já que os lançamentos diminuíam cada vez
mais. Em contrapartida, o PlayStation 3 e o Xbox 360 recebiam mais e mais
jogos de excelente qualidade, sendo a
grande maioria, multiplataformas que, quando lançados para o Wii, eram títulos
muito mais simples devido à suas limitações de hardware.
Darksiders finalmente chegou à Nintendo |
Mulher Gato empolgada com o novo console |
Outra preocupação minha é quanto aos lançamentos
multiplataforma nos próximos meses. Ainda não entendo por que o Wii U não está
sendo considerado para títulos de peso como DMC, Tomb Raider, Metal Gear Solid
Rising e GTA V. Claro que posso estar enganado e estes e outros títulos podem
acabar dando as caras no Wii U, mas a situação é um ponto de atenção que a
Nintendo deveria trabalhar. É um problema grave não receber títulos
multiplataforma diante da situação que seu novo console se encontra. Observando
a lista de lançamentos neste ano para todos os consoles, nota-se claramente a
carência do Wii U em títulos multiplataforma. Espero que alguns Nintendo Direct
e a esperadíssima conferência da empresa na E3 deste ano me ajudem a acreditar
que o console não sofrerá dos mesmos problemas do Wii. Acho que fiquei um pouco
traumatizado...
Lara Croft está chateada por não ter sido convidada para a festa |
ZombiU, o incompreendido
Falando em traumas, nesta semana foi lançada a demo de Zombi
U para o console e eu, eterno frustrado devido à demora no envio da minha
cópia, baixei correndo para matar um pouco minha vontade. Vários leitores
comentaram em meu último texto que eu deveria ter comprado o jogo pelo eShop,
no entanto, sempre valorizei muito as caixas e manuais de jogos, de forma que
sempre que possível opto pelas versões físicas dos games. Talvez seja uma ideia
fixa de uma pessoa que joga há anos, ou talvez seja apenas o gosto por colecionar,
mas o fato é que não consigo me imaginar comprando um Mario ou Zelda
digitalmente sabendo que é possível adquirir uma versão física.
ZombiU é desesperador |
Wii U Video Chat: Mais uma grande sacada
Nesta semana, recebi aqui em casa um grande amigo e também
redator do Nintendo Blast: estou falando do Thomas Schulze, amigo que já
escreveu vários textos em parceria comigo e que tenho como um irmão. Para
começar, já aviso: todas as publicações rancorosas sobre New Super Mario Bros.
U feitas nestes últimos dias pelo meu Nintendo ID são de responsabilidade dele.
Eu continuo achando o título um dos melhores do encanador em anos, então nem
venham brigar comigo quando virem isso no Miiverse!! Passamos o dia jogando
NSMBU e Nintendo Land e, como não poderia deixar de ser, nos divertimos demais
com a incrível coletânea de minigames do console. Mas aí tivemos a brilhante
ideia de testar o chat por vídeo do console, e a pessoa que convidamos não
poderia ser mais adequada. Simplesmente a mais disputada redatora do Blast em todos os
tempos, Luciana Anselmo, a qual topou participar da brincadeira, e para a inveja de vocês, tivemos uma
conversa divertidíssima!
O Video Chat do console é uma funcionalidade excelente |
A interface apresentada pelo aplicativo é muito agradável e
intuitiva: basta verificar se o contato que você deseja conversar está online
para efetuar uma chamada. Após uma engraçadíssima musica de circo que toca ao
chamarmos um contato, a musa do Nintendo Blast atendeu nossa ligação. Para
começar, é muito interessante como a televisão e o GamePad se comportam quando
o contato é estabelecido. Durante o chamado, a pessoa pode ver a si própria nas
duas telas, mas, quando a chamada é atendida, um efeito de distorção é aplicado
e, quando ele termina, a pessoa contatada já esta aparecendo nas telas. É
apenas uma perfumaria, mas é tão bonito que merecia ser destacado. Logo de cara
nos surpreendemos com a qualidade da câmera do GamePad, que é muito superior à
do Nintendo 3DS, por exemplo. A imagem era muito nítida, assim como o som, de
forma que tivemos uma conversa agradável e sem grandes problemas. Uma boa
sacada da Nintendo é a possibilidade de desenhar na tela durante a conversa.
Durante nosso teste, que durou cerca de uma hora, jogamos jogo da velha,
tiramos sarro um do outro desenhando coisas engraçadas em nossos rostos e
fizemos uma leve disputa para ver que possuía mais coisas de Zelda (eu,
obviamente, ganhei).
Muitos podem dizer que o aplicativo nada mais é do que um
Skype melhorado, o que não deixa de ser verdade. No entanto, tudo funciona tão
bem que o elogio deve ser feito. O Wii U Video Chat torna a experiência online
do console ainda mais completa, de forma que nunca vi uma rede online tão coesa
e cheia de funcionalidades interessantes para o usuário, além é claro, de
manter toda a simplicidade e magia que já estamos acostumados quando se trata
da Nintendo.
A força das desenvolvedoras indies
Chegamos ao fim de mais um capítulo de minha jornada! Na
semana que vem, meu texto final deste Blast Log se tratará de minhas novas
compras no eShop, os títulos indies já disponíveis como Chasing Aurora e Nano
Assault Neo. Além disso, discutirei de forma mais ampla tudo que senti nessas
quatro semanas com o console. Ainda durante a semana, publicarei mais
análises dos títulos iniciais do console, tal como fiz nesta com NSMBU e
Batman: Arkham City Armored Edition. Como não poderia deixar de dizer, mais uma
vez gostaria de agradecer todo o feedback que venho recebendo dos leitores.
Este é um dos motivos que me fazem ter paixão por escrever sobre videogames. E
novamente, para os que ainda não me adicionaram e receberam o console nesses
últimos dias, minha Nintendo ID é gavlatkovic. Até semana que vem!
Revisão: Leonardo Nazareth