Análise: Tokyo Crash Mobs (eShop/3DS)

em 29/01/2013

Com tanto jogo de puzzle para Facebook e celulares, a coisa mais comum é encontrar qualquer tipo de pessoa unindo três pedras de mesma cor... (por Fábio Garcia em 29/01/2013, via Nintendo Blast)

Com tanto jogo de puzzle para Facebook e celulares, a coisa mais comum é encontrar qualquer tipo de pessoa unindo três pedras de mesma cor para eliminá-las. O único problema dos puzzles é que não há muito espaço para inovações, então todo jogo tem algum “déjà vu”, muitas vezes intragável. Mas Tokyo Crash Mobs chegou com uma proposta que une um puzzle tradicional, com um game que só uma mente muito doentia e japonesa poderia ter criado. Prepare-se para um jogo em que as peças são pessoas que precisam ser arremessadas.

Japão, a terra dos jogos bizarros

Ah, Japão... terra com mais jogos bizarros que o número de Pokémon já catalogados pelo Professor Carvalho. Sou suspeito para falar o quanto gosto desse tipo de jogo que beira o surrealismo, porque acho que quanto mais fora da casinha, melhor. Quando foi anunciado em um Nintendo Direct, Tokyo Crash Mobs quase não chamou a atenção do público normal, que estava ocupado esperando novidades de um novo Mario para o console tridimensional.


A premissa de Tokyo Crash Mobs é mais complicada de se explicar do que se entender. Você controla duas personagens que se alternam entre as fases, Grace e Savannah, e as duas têm o “poder” de arremessar pessoas em filas. Nas fases da oriental Grace, você está querendo entrar em um estabelecimento comercial, porém o local só aceita que um certo número de pessoas entre. Para garantir que Grace entre, você precisa arremessar pessoas para agrupar as com camisetas de mesma cor, eliminando-as. Já nas fases com a loiríssima Savannah, seu objetivo é impedir que uma fila de pessoas alcance um botão que fará a personagem... bem... ser jogada para o espaço sideral. Para ajudar nas missões, itens podem ser usados e eles vão desde um OVNI que abduz pessoas até uma bola de pilates que derruba os transeuntes como pinos de boliche.


Só vendo este jogo para entender o quão bizarro tudo parece. Grace, Savannah e todos os figurantes na fila não são personagens feitos por polígonos ou pixels, e sim imagens capturadas de atores reais. E a movimentação, propositalmente com poucos quadros de animação, deixa tudo mais capenga e delicioso para os amantes das excentricidades. É hilariante você ouvir o grito da pessoa sendo arremessada na fila ou em qualquer eventual fura-fila que tente dificultar seu objetivo.

Isso é beeeeem difícil

Falando em dificuldade, vale lembrar que o jogo é muito difícil. A ideia por trás é simples, mas a jogabilidade e a curva de dificuldade cruel tornam tudo desafiador demais. Como tudo é visto na tela de cima do jogo, para mirar no local no qual você quer arremessar um pobre infeliz deve-se colocar a stylus na tela inferior e ver um marcador na primeira indicando o local tocado. Leva um tempo para se acostumar a isso, e é bem menos preciso que simplesmente ter tudo na tela e tocar direto onde você quiser.


Mesmo estando bem acostumado com jogos de puzzle, penei muito para terminar Tokyo Crash Mobs. Por melhor que eu fosse nas missões, sempre tirava medalha de bronze, que vinha ao lado de uma cara de decepção da personagem da fase. Cada fase representa um dia, e o jogo total tem a duração de 3 semanas (ou seja... bem... 21 fases... droga, preciso jogar mais Brain Age). As fases de domingo são as com um chefe, e é quando a jogabilidade muda radicalmente. Segurando o 3DS na altura dos olhos, você movimenta o seu portátil ao redor de seu eixo para enfrentar ninjas com o giroscópio. Depois de pegar a prática, essas fases se tornam incríveis.


Então é assim, Tokyo Crash Mobs é um jogo de puzzle que te cativa pela mecânica simples, pelo tema atípico e pelas animações bem humoradas. Embora seja curto, o jogo se compensa por estar disponível a um preço acessível no eShop (por aqui custa R$11,99). Se você gosta de puzzles, ou é um admirador de jogos japoneses estranhos, acredito que valha a pena gastar uns reaizinhos para arremessar umas pessoas com facilidade. É um prazer surreal.

Prós

  • Surreal;
  • Engraçado;
  • Jogabilidade criativa contra os chefes.

Contras

  • Curva de dificuldade cruel;
  • Jogabilidade mediana;
  • Jogo curto.

Tokyo Crash Mobs – Nintendo eShop 3DS – Nota Final: 7,0
Revisão: Marcos Vargas Silveira

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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