O traço azul vai pegar fogo! |
Acenda as velas
Candle Route usa, especificamente, apenas a tela inferior do portátil. A superior somente exibe a movimentação de Sparky, o protagonista do jogo que se assemelha a uma chama. A tela de toque é onde se apresenta o mapa das fases e o lugar onde o gameplay ocorre.Um dos destaques do jogo é o seu visual, carismático e estiloso. Todos os personagens, itens e menus parecem desenhos pintados em papel que foram recortados e transferidos para a tela do portátil. Até mesmo para acessar o menu você deve movimentar a stylus pela tela tátil para “cortar um papel”.
Detonar explosivos pode render novos caminhos |
Pode parecer simples, mas a dificuldade é crescente e diversos obstáculos são inseridos para variar a jogabilidade. Desde buracos que impedem seu caminho, passando por caixas explosivas, gelos que precisam ser derretidos, e até botões que lhe obrigam a seguir por um caminho determinado. A cada dez estágios concluídos, uma fase bônus e desafiadora é apresentada. Nela, será necessário recolher todas as chamas espalhadas e, claro, também dentro de um limite de movimentação.
As fases bônus possuem desafio na medida certa |
3, 2, 1... Rocket!
Side B é mais repetitivo do que tentativas frustadas de acender velas de aniversário |
Para aqueles que querem um desafio maior, podem tentar fazer um Nice Par, que é quando você passa a fase sem utilizar todas as movimentações necessárias, recolhendo um tesouro no Side A; ou quando lança todos os foguetes antes do limite de tempo proposto no Side B. Muitas vezes, realizar um Nice Par é complicado, mas, infelizmente, Candle Route não oferece extra algum para quem superar todos os desafios, só a sensação de ter tido um bom desempenho. Em estágios mais avançados, superar as fases se tornam tentativas de erro e acerto.
O interessante é que sempre há diferentes formas de se completar uma fase. Mesmo aqueles que não conseguem superar um nível podem pedir uma dica (hint) ao pressionar o botão X. O áudio do game possui pouca variação e você pode se irritar ao ouvir a mesma música em todas as fases. Além disso, seria interessante um modo de criação para compartilhar fases criadas pelos jogadores, assim como ocorre com Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again! – título também de DSiWare – , ao menos para estender a vida útil do jogo.
"Vela de acender, vela de apagar..."
Para os amantes de jogos desse estilo, o título é agradável e acessível, pois custa apenas 200 pontos no DSiWare ou R$ 2,99 no eShop do 3DS. Para aqueles que não gostam muito do gênero puzzle, Candle Route é um bom título para jogar descompromissadamente, mas enjoará fácil. Mas jogue-o em doses homeopáticas, pois a sua vontade acabará tão rápido quanto o derreter de velas.Derreter gelo libera novos caminhos e passar sobre o chão rachado faz com que crateras apareçam. Planeje o seu caminho! |
Prós
- Jogadores iniciantes não encontrarão dificuldade;
- Preço acessível;
- Visual carismático.
Contra
- Áudio repetitivo;
- Ausência de recompensas por altas pontuações;
- Side B possui pouca variedade;
- Falta de modo de criação de fases e compartilhar pontuações para estender a vida útil do jogo.
Candle Route - DSiWare/eShop (3DS) - Nota: 7,0
Revisão: Rafael Neves