Nintendo passará por uma reestruturação em 2013; saída de Miyamoto da EAD será uma das mudanças

em 01/12/2012

Dezembro é sempre o período de pensar nos planos para o ano seguinte. E isso não se resume apenas às pessoas, mas também às empresas. Segu... (por Alex Sandro de Mattos em 01/12/2012, via Nintendo Blast)

O lugar onde todos nós queríamos estar neste momento
Dezembro é sempre o período de pensar nos planos para o ano seguinte. E isso não se resume apenas às pessoas, mas também às empresas. Segundo algumas publicações do Guardian UK, Nikkei e Wired, Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, está planejando uma massiva reestruturação dentro da empresa japonesa a partir deste mês. E as mudanças envolvem a criação de um novo edifício e alterações na equipe, principalmente a saída de Miyamoto da EAD. Confira mais detalhes:

As mudanças começarão agora em dezembro e se estenderão até o final de 2013. Será a maior reestruturação da empresa desde 2002, quando Hiroshi Yamauchi deixou o cargo de presidente para Iwata assumir o comando. A Nintendo está planejando criar um terceiro edifício voltado especificamente para a Pesquisa e Desenvolvimento, criando mais de 1.200 postos de trabalho.

A maior divisão interna de desenvolvimento da Nintendo, a EAD (Entertaiment Analysis and Development) também será expandida. Essa expansão é focada na criação de oportunidades para desenvolvedores veteranos de outras empresas, como Square Enix, Epoch, Koei, Konami e SEGA, que contribuirão com o estúdio EAD, que possui várias divisões.

"Eu não estou saindo, só trabalharei com
os novos escravisários"
Mas uma das principais alterações será a saída de Miyamoto do EAD. Shija deixará o cargo de chefe do grupo de desenvolvimento para assumir a nova divisão de jovens talentos que produzirão pequenos jogos, algo que já era planejado desde o ano passado. Se você está preocupado com essa mudança, saiba que Miyamoto voltará a criar novas experiências com sua equipe e que a Nintendo já vinha deixando outras pessoas cuidarem das séries nas quais Shija estava controlando rigidamente desde as suas criações.

Quem assumirá o cargo de diretor-chefe da EAD será Takashi Tezuka, o braço direito de Miyamoto. Para quem não sabe, Tezuka trabalhou em vários títulos da série Mario e até produziu The Legend of Zelda: Link's Awakening (GB). Obviamente, Miyamoto não estará envolvido diretamente mais em grandes projetos que levam anos para serem produzidos, como Super Mario Galaxy e The Legend of Zelda: Skyward Sword, mas isso não impede de ele dar os seus "pitacos" e de ainda saber de tudo o que acontece com suas franquias.

Mudanças estão por vir. A Nintendo, que sempre foi caracterizada por possuir um grupo pequeno no desenvolvimento de games, terá uma equipe maior e, assim, esperamos que novos IPs apareceram no futuro. E que o futuro nos reserve boas surpresas.

Fonte: Destructoid

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.