DS

Especial: Os segredos de The World Ends With You (DS)

em 02/12/2012

Semana passada foi concluído o Blast Log de The World Ends With You (DS) , porém a história ficou com diversos buracos e dúvidas. Como f... (por Fellipe Camarossi em 02/12/2012, via Nintendo Blast)

Semana passada foi concluído o Blast Log de The World Ends With You (DS), porém a história ficou com diversos buracos e dúvidas. Como funcionava o jogo? Como Sho Minamimoto sobreviveu? O que é o dono do WildKat, Sanae Hanekoma? Essas e muitas outras perguntas são respondidas nos "Secret Reports", liberados ao concluir o game - e este que vos escreve, na responsabilidade de contador da história, vai explicar os segredos por trás dessa obra-prima da Square Enix e concluir de uma vez por todas essa história cativante que acompanhamos nos últimos três meses.

A mecânica do jogo

Nossos queridos
protagonistas.
O Jogo dos Ceifadores foi criado para estimular a imaginação dos Jogadores. Aqueles que morrem e caem no jogo são testados de tal maneira para que suas imaginações sejam desenvolvidas para quando voltarem a vida. Por este motivo, a maioria dos jogadores que voltam a vida se tornam artistas, seja da pintura, música ou outros meios.

Alguns desses Jogadores resolvem deixar a chance de viver de lado e resolvem se dedicar a serem Ceifadores, e trabalhar desenvolvendo a mente de outras pessoas que entrem no jogo. Mas o que são os Ceifadores? Eles são entidades espirituais que são o primeiro estágio da evolução no plano dos mortos. Assim eles se desenvolvem, crescendo e se tornando Game Masters, ou Condutores, ou quem sabe até Compositores? Existem aqueles que conseguem ir ainda mais além e alcançar o "Higher Plane", plano este habitado pelos Anjos.

Sim meus caros, por trás do jogo estão os Anjos, que regem os jogos acima dos Compositores objetivando a evolução gradativa humanidade. O Higher Plane, o mundo em que ocorre o jogo (Underground), o mundo dos Noises e o mundo real (Realground) são todos paralelos e divididos por um sistema de frequências. Assim como um rádio pode sintonizar diversas emissoras, o espírito pode acessar diversos planos de acordo com o seu grau de evolução. Desta maneira, temos que Realground é o território de menor frequência, seguido por Underground e depois o Higher Plane - o que explica porque os Ceifadores conseguem ser reais no mundo real, eles apenas reduzem a sua frequência. Mas e o mundo dos Noises?

Imagine morrer, ser apagado e acordar como um ser desses.
Este mundo está entre o Realground e o Underground, sendo composto por espíritos que abandonaram sua racionalidade e se tornaram seres movidos por instinto - sendo re-agrupações de informações de espíritos apagados como os derrotados no jogo pelos Ceifadores ou os próprios Noises. Entrar no plano dos Noises é muito difícil, mas uma grande quantidade de imaginação pode permitir acesso a eles (o que explica porque Neku conseguiu invocar a Rhyme, mesmo sendo humano). Nenhuma informação é perdida, todas elas tomam novas formas, sendo possível até que Noises voltem a ser humanos e ganhem uma nova chance de viver.

Com a explicação do funcionamento das físicas e os planos, podemos enfim entrar na trama do jogo: o embate entre Megumi Kitaniji e Joshua, para definir o destino de Shibuya.

Compositor vs Condutor

O jogo era simples: o Condutor deveria mudar a cidade em um mês, acabando com o caos generalizado e sem proveito de Shibuya. O Compositor não iria enfrentá-lo de frente, portanto escolheria uma pessoa para representá-lo. Com isso, ambos tiveram uma semana para definir seus planos antes de começar a competição.

Apenas lutou para proteger sua cidade.
O Compositor desceu sua frequência de modo a se tornar visível no mundo humano, onde foi procurar alguém para ser o seu representante. Precisando de alguém de imaginação intensa, foi procurar no local onde as pessoas com mentes fortes se agrupavam: na frente dos grafites de CAT. Por que isso? Pois a obra de CAT contém um Imprint para aqueles que a admiram: "aproveite a vida" e "agrupem-se". Isso trabalha as mentes e as torna bons candidatos a participarem dos jogos.

Na teoria, uma ideia excelente. Na teoria.
Já o Condutor pensou que, para trazer paz a cidade, deveria homogeneizá-la, tornando os pensamentos um só. Para isso, ele requisitou a criação de um botton que fizesse o trabalho inverso do Player Pin, seria um receptor de Imprints em vez de emissor; o botton Red Skull. O motivo do visual deste ser tão parecido com o Player Pin é porque ambos foram criados pela mesma pessoa. Quem? Isso eu explico depois.

O Compositor encontrou alguém que serviria bem, mas quando foi executá-lo, foi perseguido por um Ceifador que almejava o título daquele que comandava o jogo. Infelizmente para o Ceifador, embora este não mantivesse suas habilidades em Realground devido a sua avisa frequência, o Compositor mantinha uma parcela. Ele afugentou Sho, o Ceifador, e abateu seu escolhido: Neku Sakuraba.

Quando o jogo começou, o Compositor ficou de fora apenas assistindo em Realground, e o Condutor não sabia quem era o escolhido pelo seu superior – porém colocaria seu plano em prática. Para que todos usassem o seu botton, fez com que uma das missões da primeira semana fosse popularizar o dito cujo, assim tudo seguiria o seu curso naturalmente. Assim foi até a segunda semana, onde o Compositor resolveu entrar no Jogo apenas para estimular o crescimento do seu escolhido, sem saber que entraria no mesmo instante em que o Ceifador rebelde, Sho Minamimoto, assumiria como Game Master.

E a coisa começa a ficar séria.
Sho não se importava e nem tinha ciência da brincadeira entre os dois manda-chuvas, ele apenas queria se livrar do Compositor. Para isso, recorreu a criação de Taboo Noise – mas seu conhecimento era limitado para isso. Por este motivo, um Anjo teve de ensiná-lo a fazer as invocações – um Anjo Caído, pois é proibido para os Anjos interferirem nos planos inferiores a não ser em último caso. Com o conhecimento, Sho determinou que derrotaria o corpo físico do Compositor mesmo que isso custasse a própria vida – pois havia deixado para trás uma marca de invocação que reuniria as informações da sua alma e a traria de volta como Taboo. Pena que seu plano não deu certo.

O Outro Dia

Me pergunto que fim
levaram os dois.
Após zerar o jogo é liberado um capítulo extra chamado “Another Day”, que acontece em uma realidade paralela onde Tin Pin Slammer é o que faz o mundo girar. Realidades paralelas são presentes nesse jogo partindo do pressuposto de que, para cada opção feita por uma pessoa, um mundo paralelo é criado com a opção restante – deixando espaço para um infinito número de mundos paralelos. Neste caso, viemos parar justamente nesse. Por quê? Porque foi para cá que Joshua fugiu para não ser pego pelo golpe matador do Matemático Sinistro.

Ceifadores e espíritos não costumam ser capazes de migrar entre dimensões, contudo o Compositor tem tanto poder que é capaz de fazê-lo – porém sem muita precisão sobre a onde vai parar. Por isso que esse trabalho costuma ser dos Anjos, e o próprio Compositor acabou por se condenar a ficar de fora da terceira semana, precisando torcer para que Neku soubesse o que fazer. Enquanto esperava, aproveitou para aprender um pouco mais a respeito do Tin Pin, jogo idolatrado localmente.

Na nossa realidade, Sho consegue ressuscitar (por incrível que pareça, pois sua marca de invocação estava defeituosa) e começa seu avanço atrás de Sanae Hanekoma, destruindo tudo no seu caminho – porém nunca ficou claro o que ele queria com o artista. Bem, está na hora de revelar o terceiro grande item desta trama: o Produtor.

Mr. H, CAT, Produtor, gênio.
Enquanto o Compositor cria as regras e o Condutor rege o jogo em cima das ditas regras, o Produtor garante que todos estão seguindo as regras do Higher Plane; o Produtor é um Anjo. Se vocês se recordarem, quando Hanekoma se apresentou, ele disse que era um guardião, um protetor que devia garantir a regência das regras. Sim, Sanae Hanekoma é o Produtor, um Anjo, cujo poder supera até o do Compositor.

Aliás, seu poder tanto supera que Joshua fica a mercê da ajuda de Sanae para retornar a sua própria dimensão, e então o artista vai até ela e o busca de volta – explicando porque ele aparece na cena final do jogo. Além disso, é possível encontrar Hanekoma no topo de Pork City e enfrentá-lo em sua forma Noise, sendo este o chefe mais poderoso do jogo (mais forte até que Draco Cantus, o último chefão): Panthera Cantus.

Após os eventos de Another Day, ambos retornam para sua realidade normal, bem a tempo de presenciar Sho Minamimoto avançando em direção à câmara do Compositor. Joshua não entende como ele está vivo, mas o abate sem demora; não queria mais gente atrapalhando o seu jogo. Por hora, apenas se oculta junto de CAT e aguardam o embate entre o Condutor e o escolhido pelo Compositor.

A conclusão

O manipulador mais amado do jogo.
O Condutor foi derrotado pelo escolhido, o escolhido foi derrotado pelo Compositor. No fim das contas, tudo seguiu como Joshua planejou e ele agora tinha caminho livre para destruir a cidade como queria desde o início, mas no fim das contas ele mudou de ideia. A cidade realmente mudou com todos os acontecimentos. É, Shibuya continuava com seu barulho e o seu caos, mas sua população havia crescido mentalmente. Tinham agora novos aspirantes a artistas, que venceram seus próprios receios para serem melhores. Contava com empresários que aprenderam a servir com paixão pelo que faz, e não pelo retorno monetário. Até os Ceifadores que sobreviveram tinham um novo ideal de trabalho, tornando-o produtivo. Realground e Underground foram abaladas pelo jogo da dupla, e de uma forma totalmente positiva; era um novo começo.

Com esses acontecimentos, o Compositor resolve poupar aquela cidade após conversar com Sanae, e ambos resolvem ir reportar a situação ao Higher Plane. Mas é claro, ficaram algumas questões... Quem é o Anjo Caído que ensinou Sho a usar os Taboo Noises? Quem criou o botton Red Skull e o Player Pin? Qual foi o custo de entrada da Rhyme?

"Todos tem um sonho,
você apenas não o sonhou."
O custo de Rhyme foram os seus sonhos. O custo de Beat foram as memórias dela sobre ele, e ele as recuperou, porém ela perdeu os sonhos que tinha enquanto viva permanentemente. Como se pode viver sem isso? O sistema do custo de entrada não foi feito para ser cruel e te privar do que ama, mas te fazer repensar se está realmente amando a coisa certa. Perder aquele algo é doloroso, deixa um buraco, mas nada o impede de tapar aquele buraco com algo novo.

Quanto as outras perguntas, a resposta é uma só: Sanae Hanekoma. Ele ensinou a Sho sobre os Taboos, ele criou o Player Pin, ele consertou a marca de criação do Matemático na terceira semana. Por que ele fez isso? Ele não queria que Shibuya fosse destruída. Mesmo que tivesse de eliminar o Compositor por meios indiretos, ele faria. Shibuya é uma cidade única, e esse tesouro não podia ser apagado. Felizmente, Neku Sakuraba estava lá pra mudar a mente do mestre do jogo.

E isso é tudo, pessoal!
Com isto, acredito que todos os segredos do jogo foram revelados. E o que aconteceu depois? Temos uma pequena cena que mostra o Compositor e o Produtor conversando em cima de Pork City. Hanekoma comenta que tudo que aconteceu vai repercutir em Higher Plane, mas ao menos tudo voltou ao normal. Joshua parece triste, talvez por não poder se unir a Neku e companhia em Realground, mas ele não fala sobre isso e vai embora. Hanekoma abre suas asas e parte. Será isso e a imagem revelada na versão do iOS são pistas para uma continuação? Como diz o Produtor, “algumas pessoas não aceitam um ‘não’ como resposta”. Até a próxima, pessoal!
Revisão: Leandro Freire

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.