Blast Battle: Qual o melhor Resident Evil para o Wii?

em 08/12/2012

O Wii foi uma boa fonte de jogos para quem curte a trama de Resident Evil. Tivemos vários tipos de jogos RE para a plataforma, tanto os mo... (por Unknown em 08/12/2012, via Nintendo Blast)

O Wii foi uma boa fonte de jogos para quem curte a trama de Resident Evil. Tivemos vários tipos de jogos RE para a plataforma, tanto os modos clássicos de jogo, como vemos em Resident Evil Zero e Remake, quanto o modo mais atual de jogabilidade da franquia, que começou com Resident Evil 4, e até mesmo gun survivor de Resident Evil: The Umbrella Chronicles  e The Darkside Chronicles marcaram presença no console. Mas aí vem aquela dúvida: qual será o melhor RE para Wii? Bom, são jogos bem diferentes entre si, mas todos trazem a mesma premíssa de matar zumbis e desvendar os planos da corporação Umbrella. E ai, já imagina quem leva a melhor?

Quem tem medo de zumbis?



Oh não! Esta foi minha última bala...
Pensou em Resident Evil, pensou em zumbis. Os mortos-vivos introduzidos no primeiro jogo da série foram um marco que se repetiu em muitos outros jogos e temos suas derivações e evoluções até hoje pela mutação do T-vírus. No Wii, com exceção de RE4, onde temos os ganados infestados pelas plagas, a presença dos zumbis está bem marcadas em demais Resident Evils presentes no console. Em Resident Evil Remake, podemos reviver a sensação do que era enfrentar um verdadeiro zumbi com pouca ou nenhuma munição e escapar pelos corredores da antiga mansão com olhos bem abertos para possíveis mortos-vivos que poderiam saltar pela janela a qualquer momento em sua direção. O mesmo ocorre em Resident Evil Zero e em The Darkside e The Umbrella Chronicles, porém estes dois últimos em um estilo mais elétrico, onde você apenas sai correndo em "trilhos" acertando a cabeça de todo zumbi que tem a infelicidade de topar com você. Por Resident Evil Remake ter essa nostalgia de matar zumbis do primeiro RE, com aquela insegurança de "o que será que tem atrás desta porta" e "preciso de mais munição" ele leva a melhor neste primeiro round.

Vencedor: Resident Evil Remake

Zumbis detalhados


Botando os zumbis pra mergulhar.
Resident Evil 4, Remake e Zero foram adaptações dos jogos de mesmo título do GameCube para o Wii. Embora apresentassem gráficos lindos para a época, sendo os melhores REs lançados naquela geração, não podemos negar que os detalhes vistos em Resident Evil The Darkside Chronicles deixa os demais no chinelo (fica de fora The Umbrella Chronicles que não se destacou como Darkside nos detalhes gráficos). O jogo lançado em 2009, já mostrava ao mundo toda a potencia do Wii. Cenários lindos e bem detalhados com belos efeitos de água e monstros muito realistas fazem de Resident Evil The Darkside Chronicles o vencedor deste round.

Vencedor: Resident Evil The Darkside Chronicles

Trama de filme de Hollywood


Será uma seita por trás disso tudo? Vou meter bala!
Não é à toa que Resident Evil ganhou muitas adaptações para o cinema. Sua trama consegue segurar o jogador por horar apresentando muitas reviravoltas e novas descobertas a cada porta aberta em cada game. Tudo bem que nenhum filme chegou aos pés dos jogos da franquia, mas deixando isso de lado, quem será que leva a melhor neste quesito no Wii? Vejamos primeiro os mais fáceis de eliminarmos: Resident Evil Zero, The Umbrella e The Darkside Chronicles são jogos curtos que tentam apenas descrever acontecimentos que ficaram fora da cronologia principal para literalmente tapar alguns buracos deixados pela Capcom ao longo dos anos. A disputa aqui é entre Resident Evil Remake e RE4. Enquanto RE Remake nos mostra todo acontecimento dentro da famosa mansão, mas desta vez em gráficos mais definidos, RE4 nos leva a outro mundo com novos inimigos e uma nova perspectiva de quem é aquele Leon visto em Resident Evil 2 (PS). Resident Evil 4 mudou todo aquele paradigma dos jogos da franquia, introduzindo novos modos de combate e abandonando um pouco o quesito terror. Embora seja odiado pelos saudosistas, RE4 nos encheu os olhos com uma belíssima trama totalmente nova, com personagens mais carismáticos, o que trouxe novos fãs para a saga e é por isto que RE4 leva a melhor no nosso terceiro round.

Vencedor: Resident Evil 4

Matando zumbi na ponta do controle


Leon, é você?
Resident Evil Zero e Remake foram portabilizados do GameCube para o Wii, apenas mudando os controles do aclamado joystick do GC para o Wiimote, o que deixou muito a desejar. Ainda bem que em ambos é possível jogar com o controle do GC acoplado nas portas superiores presentes no Wii. The Umbrella e The Darkside Chronicles fizeram um bom uso dos controles de movimento do Wii para mirar e atirar, porém não passam de jogos em trilhos, onde o seu único trabalho é atirar. Já em Resident Evil 4, mesmo sendo um port da versão para GC foi totalmente modificado para os controles do Wii, aproveitando-se bem o movimento da mira e os demais botões para andar, correr e interagir com o cenário. Até facilitou para utilização de facadas onde é necessário apenas agitar o controle como se estivesse realmente esfaqueando um monstro. RE4 leva a melhor novamente!

Vencedor: Resident Evil 4

Não se canse de matar nunca


Mercado negro de jogos.
Não se pode negar que a trama um pouco lenta de Resident Evil Zero e Remake pode afastar alguns jogadores de um replay. Este caso não é verdadeiro nos demais RE de Wii. Em The Umbrella e The Darkside Chronicles temos uma diversão a mais ao chamar os amigos para um multiplayer passando e repassando pelos cenários já visitados, enquato em RE4 temos a possibilidade de retomar o jogo com as armas conquistadas no gamaplay anterior e, ainda, poder jogar a história por um outro ponto de vista com Ada.

Vencedores: Residet Evil The Umbrella Chronicles, Resident Evil The Darkside Chronicles e Resident Evil 4

No fim de nossa disputa Resident Evil 4 levou a melhor. Mas não é por conta disso que você não deve jogar os demais jogos da série. Eles são obrigatórios para todo fã e cada um tem sua beleza e particularidade. E então, pronto para salvar o mundo mais uma vez?

 Revisão: Thyago Coimbra Cabral

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.